5 Dicas Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento – Garantido!

Conheça as 5 Melhores Dicas Para Melhorar seu Mac Lento!

Um Mac Lento te deixa irritado? Se sim, você não é o único! Neste artigo você aprenderá 5 dicas para melhorar o desempenho do seu Mac.

 

Que o Mac é um excelente computador, ninguém tem dúvida, pena que as vezes ele tende a ficar lento. Isso fica nítido quando a bendita bolinha colorida insiste em não parar de girar, mesmo quando queremos fazer tarefas básicas no computador. Se você está passando por isso, sabe do que estamos falando.

 

A boa notícia é que preparamos este material para te ajudar a resolver definitivamente este problema, mesmo sendo um usuário absolutamente iniciante no Mac, o computador da Apple.

 

Mac lento

Para quem preparamos este material

Desenvolvemos este conteúdo para pessoas que estão com dificuldades no uso do Mac, que pode estar lento. Seja para abrir um programa ou enviar um email o Mac sempre demora uma eternidade, o que é terrível.

 

Ao final deste artigo as chances do seu Mac lento se tornar um Mac rápido será muito grande! Veja este conteúdo até o fim, só assim você garantirá o resultado positivo em seu Mac : )

 


🚩 Importante: Se você vai atualizar o sistema seu Mac para a última versão, veja o artigo 4 passos importantes antes de instalar o MacOS . Lembre-se de fazer o backup periodicamente  Clique aqui para aprender como fazer o backup do seu Mac!


 

Mac lento

Principais motivos que deixam seu Mac lento

Qualquer Mac começa a ficar lento com o passar do tempo. Seja um MacBook Pro, iMac ou Macmini, não importa, hora ou outra ele ficará lento. Mas não se preocupe, isso é perfeitamente aceitável.

 

Neste tutorial vamos te mostrar 5 dicas para melhorar o desempenho e deixar o seu Mac mais rápido. Algumas dicas funcionam melhor do que outras (dependendo do modelo do Mac), mas mostraremos todas aqui para que você decida quais usar para transformar um Mac lento em um Mac mais rápido.

 

 

Abaixo alguns motivos que podem deixar seu Mac lento:

 

  • Armazenamento de aplicativos, arquivos e dados desnecessários;
  • Registros e conteúdos de cache;
  • Área de trabalho cheia de arquivos;
  • HD com excesso de dados;
  • Falta de manutenção preventiva

 

Ps. Se você acha que o problema do seu Mac é a internet que está lenta Veja este artigo!

 

Mac lento

Okey Super Apple, mas como resolvo meu problema?

 

A melhor forma de melhorar o desempenho de um Mac Lento é a formatação, o problema é que isso pode afetar diretamente sua produtividade, principalmente se você o utiliza no trabalho. Sem contar no trabalho que dá, pois antes de para formatar seu Mac é preciso fazer o backup, apagar o disco, instalar o novo sistema e só depois trazer seu backup de volta.

 

O motivo é que a formatação limpa completamente o HD do computador, preparando-o para uma nova instalação de sistema operacional, por isso utilize este recurso somente em caso de extrema necessidade. Se você não que ter o trabalho de formatar seu Mac, não tem problema, neste artigo te ensinaremos 5 dicas para melhorar o desempenho do Mac Lento. Vamos lá! : )

 

Veja Também: 5 Motivos Que Deixam Seu Mac Lento e Como Resolve-los

 

 

Mac lento

1. Encerre Programas e Processos Desnecessários

Quando há muitas coisas em execução em segundo plano, o computador Apple não consegue sequer lidar com tarefas simples. Como este é um dos principais motivos que deixam um Mac lento, o ideal é encerrar programas e/ou processos desnecessários sempre que você achar que está difícil utilizar seu Mac.

 

Para descobrir quais programas e processos estão sendo executados em segundo plano, você pode utilizar o aplicativo “Monitor de Atividade”, um aplicativo padrão desenvolvido pela Apple que funciona como uma espécie de Gerenciador de Tarefas do Windows. Você pode abrir o Monitor de Atividade para visualizar todos os programas e processos que estão em execução no seu computador Apple. Para iniciar o Monitor de Atividade, pressione Comando + Espaço para abrir a pesquisa Spotlight, digite Monitor de Atividade e pressione Enter. Você também pode abri-lo acessando-o na pasta Aplicativos/Utilitários

 

Mac lento

 

Clique no cabeçalho “% CPU” para classificar por uso da CPU e ver os aplicativos e processos em execução usando a maior parte da capacidade de processamento. Em alguns casos, pode haver um único aplicativo descontrolado usando 99% da CPU, o que acaba deixando seu Mac muito lento. Para forçar o encerramento de um processo, selecione-o clicando nele e clique no botão X na barra de ferramentas.

 

Mac lento

 

Você também pode encerrar os aplicativos que estão rodando em segundo plano diretamente no Dock do Mac. Para isso, basta encontrar o ícones que tem o pequeno ponto preto abaixo, em seguida clique e segure com o cursor do mouse para encerrar o aplicativo.

 

Mac lento

 


🚩 Importante: Certifique-se de que não está forçando o encerramento de um processo que está fazendo algo importante.  Sempre comece pelos aplicativos que consomem muitos de recursos, desde que não sejam fundamentais para a realização dos seus trabalhos com o Mac neste momento.


 

 

Mac lento

2. Apague Arquivos e Pastas Desnecessários

Nada deixa um Mac mais lento do que ter muita coisa no HD. Se você puder aliviar o excesso de dados no HD do Mac, verá um aumento da velocidade imediatamente. Com certeza, o armazenamento em excesso de aplicativos e arquivos desnecessários é uma das causas mais comuns da lentidão do Mac. Isso ocorre porque dependendo da quantidade, o espaço ocupado no HD ou SSD pode afetar diretamente o processamento do seu Mac, dificultando o sistema de encontrar os arquivos que precisa para rodar 100%.

 

Mac lento

A saída neste casso, é limpar o HD do Mac e liberar espaço para o sistema “rodar mais leve”. Infelizmente, isso não é tão fácil quanto parece. A única parte que consideramos realmente fácil é livrar-se dos seus filmes antigos, organizar a sua área de trabalho e apagar arquivos muito grandes e pesados, aqueles que você não precisa mais.

 

A parte mais difícil é limpar o sistema e descobrir tudo o que pode ser removido com segurança para ter mais espaço. A melhor opção é usar uma ferramenta de limpeza, como o CleanMyMac, que limpa todo o Mac, cuidando tanto da parte fácil, quanto da difícil. Ele sabe o que e onde limpar, e é incrivelmente seguro de usar. Ele remove caches, registros, pacotes de idiomas e muito mais para ajudar a acelerar o Mac — clique aqui e baixe o trial gratuitamente.

 

 

Mac lento

3. Limpe o Ítens de Inicialização

Sempre vale lembrar que uma inicialização limpa ajuda muito a acelerar um Mac lento. Quando o Mac liga mais rápido, ele leva menos tempo para fazer qualquer tarefa que é solicitada. Você praticamente nem precisa esperar que o Safari ou Mail sejam abertos — isso acontece quase que instantaneamente. Mas como conseguir ter essa velocidade com seu Mac? Quando você liga seu computador apple, ele abre vários apps, que podem ser desnecessários no inicio do seu trabalho com o sistema.

 

No Mac é possível configurar para que, ao iniciar o sistema, apps que você utiliza com frequência também sejam iniciados… ou não! Esse é um recurso fantástico, mas dependendo do seu computador pode ser uma pedra no seu sapato. O recomendado é sempre deixar a inicialização limpa, ou seja, ao ligar seu Mac somente o básico, como sistema e recursos como wi-fi serão iniciados.

 

Desative os itens que iniciam com o sistema. Veja abaixo como desativar os itens de inicio no seu Mac:

 

  • Clique no Menu Apple depois em Preferências do Sistema.

Mac lento

  • Agora, clique em Usuários e Grupos.

Mac lento

  • Em seguida clique sobre seu usuário, em seguida Itens de Inicio. Aqui selecione os itens que não deseja que abram quando você ligar o sistema, depois clique no pequeno sinal de menos (-) para exclui-los. Lembre-se de desbloquear o pequeno cadeado, localizado no canto inferior esquerdo da janela:

Mac lento

 

 

 

Mac lento

4. Redefina a NVRAM do seu Mac Lento

Partindo para uma ação mais hardcore recomendamos a redefinição da NVRAM ou PRAM, que zera o que a Apple chama de “memória de acesso aleatório não volátil” e “Parâmertro RAM” respectivamente. Ok, sei que do ponto de vista do leigo, tudo isso pode parecer complexo. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a entender : )

 

A NVRAM é responsável por armazenar ajustes do sistema, que podem ser acessados rapidamente pelo sistema do seu Mac. Alguns ajustes que podem ser armazenados na NVRAM do seu Mac incluem o volume do som, informações de fuso horário e até qual disco seu computador vai utilizar para carregar o sistema. A PRAM armazena informações parecidas da NVRAM, o que pode mudar são os modelos de Macs, compatíveis com elas.

 

Para redefinir a NVRAM/PRAM siga os passos abaixo:

 

  1. Desligue o Mac.
  2. Localize as seguintes teclas no teclado: Command (⌘), Option, P e R.
  3. Ligue o Mac.
  4. Mantenha as teclas Command + Option + P + R pressionadas imediatamente após ouvir o som de inicialização.
  5. Mantenha essas teclas pressionadas até o computador inicializar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.
  6. Solte as teclas.

mac lento

 

 

Mac lento

5. Recorra a Softwares Terceiros

Se você não estiver com tempo (e disposição) para passar algumas horas tentando deixar o Mac mais rápido, talvez seja interessante recorrer a softwares que pode te poupar de todo trabalho manual. Já testamos vários desses que se auto-intilulam “limpadores de Mac” e o CleanMyMac foi o único que aprovamos. Ele é a melhor forma de acelerar um Mac, mesmo que seja antigo. Um de seus principais recursos de velocidade combate a lentidão no sistema, além de:

 

  • Desativar apps travados;
  • Liberar memória RAM com um clique;
  • Desinstalar aplicativos desnecessários e malwares;
  • Desativar altos consumidores de memória;
  • Executar scripts de manutenção do macOS;
  • Desativar itens de início extras e muito mais.

 

Veja o video demonstrativo ⤵️

 

 

🚩 Clique aqui para baixar sua cópia do CleanMyMac

 

Mac lento

BÔNUS: Verifique Vírus e Malware

Sabemos que o Mac tem menos probabilidade de pegar um vírus do que o Windows. No entanto, isso não quer dizer que seu Mac não ficará infectado.

Existe sim a possibilidade de infecção por vírus ou malware, por isso certifique-se de ter um bom antivírus, pois um Mac infectado tende a ficar lento. Embora o Mac tenha um sistema consideravelmente seguro, ele não é garantido 100%, infelizmente :-/

Neste artigo sugerimos os 6 melhores antivírus para Mac!

 

 

Super Videoaula Prática!

Se você fez tudo que sugeri no artigo e ainda assim seu Mac ficou lento, considere outras soluções que apresento nesta videoaula:

 

Mac lento

Considerações finais

Lembre-se que estas 5 dicas são apenas para tentar melhorar o desempenho de imediato, mas dependendo da situação, podem não corresponder suas expectativas. Nos últimos anos muitas aplicações tem sido desenvolvidas com vários recursos, o que as tem deixado muito pesadas, o que pode ser um problema no caso de Macs mais antigos. Se este for seu caso considere um up-grade de hardware como memória ram e HD, além de uma formatação é claro. Espero que aproveite as dicas e que seu Mac Lento não fique tão lento assim : )

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.