7 Formas de Acelerar a Internet do Mac – Garantido!

[Garantido] 7 Formas de Acelerar a Internet do Mac

A internet é a única porta do seu Mac para o resto do mundo. É através dela que você pode enviar e receber emails, baixar filmes e fotos, fazer chamadas por vídeos-conferências, etc…

As vezes a internet do Mac fica lenta, o que pode comprometer sua  navegação. Quando isso acontece, o que você faz para garantir uma boa experiência de navegação?

Mesmo que você tenha uma internet muito rápida, pode ser que precise fazer alguns ajustes e otimizações para tirar o máximo da sua conexão de internet em seu Mac…

 

Para quem preparamos este material

Este guia explica algumas das formas mais comuns (e não tão comuns) para garantir que a Internet do Mac seja muito mais rápida. Será muito útil para pessoas que estão com dificuldades ao acessar a internet no Mac.

Antes de começar!

Antes de começar, é importante lembrar que a velocidade fornecida por seu servidor de internet, tem suas limitações. A velocidade da internet no Mac pode variar dependendo de uma série de fatores como horário e quantidade de dados transmitidos pelo seu roteador.

Partindo desse principio, pode ser que, a velocidade contratada não chegue totalmente no seu Mac.

Por isso, o primeiro passo é testar a velocidade da Internet do Mac. Existem várias maneiras de fazer isso, mas o mais fácil (e rápido) é usar um de teste de velocidade, como o SpeedTest.net.

Depois de testar e checar a internet do seu Mac, siga para os próximos passos.

 

Como Acelerar a Internet do Mac

Veja abaixo as 7 formas de acelerar a internet do seu Mac. Espero que sejam úteis para você : )

1. Substitua a Rede Wi-Fi pelo Cabo de Rede

Embora muitas pessoas não saibam, o cabo de rede (conhecido como cabo Ethernet ou RJ-45) pode ser mais rápido que o Wi-Fi (Sinal sem fio emitido pelo roteador).

O motivo é simples, o Wi-Fi raramente atinge a mesma velocidade que um cabo Ethernet devido a perda de sinal, barreiras causadas por móveis ou paredes e interferências causadas por outras redes da mesma frequência.

Se você utiliza um Macbook que não possui a entrada de rede, recomendo que utilize um adaptador USB para Ethernet. Veja na imagem abaixo.

 

2. Reposicione seu Roteador Sem Fio

Se você faz questão de utilizar a rede Wi-Fi por que também tem outros dispositivos como iPad e iPhone, uma boa opção é simplesmente reposicionar o Roteador em um local que não tenha barreiras ou obstruções.

Mova-o para um ponto central da casa ou perto dos equipamentos que deseja  conectar a internet.

reposicionar o roteador

Outra dica é substituir o seu roteador (especialmente se for um modelo mais antigo) para um modelo mais recente, se possível compatível com 802.11n que suporta velocidades mais altas e um maior alcance físico, característica dos novos Macs.

O Time Capsule pode ser uma boa opção, considerando que ele também fará o backup automático do seu computador Apple.

 

3. Verifique as Configurações do Roteador e do Mac 

Seu roteador/modem é a ligação física entre o Mac e o mundo exterior, através da internet, fato! É sempre bom verificar se há algo errado com a sua instalação e configuração entre seu roteador e o Mac.

Você pode acessá-lo a partir do seu Mac, digitando o seu endereço IP (como 192.168.2.1, que normalmente é o padrão) no seu navegador e olhando para os seus vários menus e opções. Pode haver uma senha de administrador para o painel de administrador do roteador, onde é possível fazer as configurações.

Formas de Acelerar a Internet do Mac

A maioria dos roteadores tem uma seção para arquivos de log que pode lhe dar uma pista se existem problemas técnicos, e você pode verificar em que velocidade ele pensa que está conectado a rede.

 

4.  Ative a Senha de Segurança Sem Fio

Configurar a senha de segurança na sua rede Wi-Fi garante que ninguém mais, além de você, utilize sua conexão de Internet. Se a senha não está habilitada, pode ser que seus vizinhos não estejam apenas pegando carona em sua conexão tendo livre acesso, não só a sua internet, mas a sua rede com todos os usuários e arquivos locais….

Normalmente o roteador oferece configurações de segurança sem fio, como Open, Shared, WEP, WPA e WPA2…

Ainda no painel do roteador, escolha algo como WPA2-PSK que fornece um nível razoável de segurança e que ninguém poderia adivinhar facilmente. Vale a pena ler-se sobre as várias opções de segurança e escolher o mais forte suportado pelo seu router e os seus dispositivos.

 

5. Redefina o Safari

A maioria dos usuários de Mac utiliza o Safari com o navegador padrão. Realmente ele é um dos melhores navegadores disponíveis, entretanto pode ser que com o tempo e uso ele tende a ficar lento.

Para ter um bom desempenho em na navegação do Mac é redefinir o Safari, para isso siga os passos deste tutorial!

 

6. Utilize outro navegador

O Safari é considerado um dos navegadores mais rápidos disponíveis.  No entanto, algumas pessoas utilizam outros navegadores populares como o Firefox e Chrome.

No Mac, o Safari geralmente ganha os testes de velocidade (que seria muito embaraçoso para a Apple se fosse diferente!), mas pode valer a pena tentar outro navegador só para verificar se ele faz alguma diferença na velocidade.

 

7. Faça Um Upgrade de Plano Na Sua Operadora

Pode parecer um conselho de senso comum, mas se você realmente quer ter a Internet mais rápida, então você precisa aderir um pacote premium adequado com o seu Provedor de Serviços de Internet. Não adianta ter os melhores Macs em casa, limitando-se a uma conexão de 1 ou 2 Mbps.

Dependendo de onde você mora, é relativamente fácil contratar velocidades de 20 Mbps, 50 Mbps e até 100 Mbps. 

 

Videoaula Prática com 3 Dicas Para Melhorar a internet lenta no Safari do Mac

Para ajudar e talvez complementar mais informações para deixar sua navegação na internet mais rápida, também publiquei uma videoaula prática no Youtube!

 

 

Considerações Finais

Estas são apenas algumas dicas para melhorar a internet do Mac. Se apesar de tudo seu Mac continuar lento, recomendo a leitura do artigo 5 Dicas Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.