Como utilizar caracteres especiais no OS X Mavericks

MAVERICKS CARACTERES ESPECIAIS

Como utilizar caracteres especiais no OS X Mavericks

Quando compramos um novo Mac no Brasil, este vem com um teclado de padrão “EUA internacional”, ou seja, pode ser utilizado sem grandes problemas na maiorias dos idiomas. Claro que há inúmeros caracteres, como pontuação e símbolos integrados aos sistemas, e não necessariamente visíveis no teclado físico do Mac.

 

Antes de começar!

É possível que você nos pergunte: Ok, mas para quê eu preciso de caracteres especiais em meu Mac? Realmente, pode ser que você não os utilize com frequência, porém imagine que em algum momento você precise fazer uma citação em francês ou mesmo utilizar um símbolo como o iene japonês. Aqui no blog já ensinamos como escrever caracteres chineses no Mac e o artigo foi um sucesso. o

Neste artigo, vamos mostrar como é fácil acessar caracteres especiais no Mac.

Inserção de caracteres com acento

Com o OS X, é possível inserir diversos caracteres especiais baseados na linguagem em que é utilizado o sistema do Mac. Isso pode ser feito a partir de qualquer editor de texto no sistema.

Para ter acesso aos caracteres basta manter a tecla pressionada. Note que o editor de texto te oferecerá diversas opções relacionadas a letra digitada.

Inserção de caracteres com acento

Este recurso, introduzido no OS X Lion, agiliza o processo de adição de acentos de caracteres no documento, sem a necessidade de inseri-los manualmente através de um labirinto de menus e barras de ferramentas. Para facilitar a escolha pressione a tecla do número correspondente. 

Como inserir outros caracteres especiais

Quando um caractere especial não está disponível através do método anterior, OS X fornece os caracteres do teclado para permitir que você selecione e insira caracteres especiais individualmente. A maneira mais fácil de acessar esses conjuntos de caracteres é inserir um atalho na barra de menus do Mac:

Absolutamente tudo sobre caracteres especiais no Mac

Caso seu Mac não tenha essas opções no menu superior direito, siga os passos abaixo:

  • Clique no Menu Apple > Preferências do Sistema > Teclado
  • Em Teclado escolha Teclado > Mostrar os Visualizadores de Teclado e Caracteres na Barra de Menus

Preferências_do_Sistema

Absolutamente tudo sobre caracteres especiais no Mac

O Visualizador de caracteres

Quando o Visualizador de caracteres é exibido, a inserção de um ícone é tão fácil como um clique duplo na janela. Por padrão, o Visualizador de caracteres fornece acesso a uma biblioteca de caracteres especiais, incluindo setas, parênteses, Emojis, símbolos matemáticos e até Pictogramas.

Absolutamente_tudo_sobre_caracteres_especiais_no_Mac-4

Visualizador de teclado

O Visualizador de teclado permite que você use um teclado virtual em vez de um físico ligado ao seu Mac. Quando o Visualizador de Teclado é exibido, é possível clicar em qualquer uma das teclas virtuais para inserir os ícones que deseja, ah e é da mesma forma do visualizador de caracteres, mas bastando clicar uma única vez sobre cada tecla : )

O Visualizador de teclado permite que você use um teclado virtual em vez de um físico ligado ao seu Mac para inserir caracteres em outro idioma, como se você estivesse usando um layout de teclado nativo. Quando o Visualizador de Teclado é exibida, você pode clicar em qualquer uma das teclas virtuais para inserir esse personagem em particular, da mesma forma como se você tivesse digitado com uma chave física. Para referência, toda esta frase foi composta unicamente com as teclas virtuais, as correções incluídas.

Conclusão

Neste artigo, mostramos como acessar acentos e caracteres especiais em seu Mac. Como acessar e usar outros caracteres especiais, símbolos e Emojis. Desejamos que o conteúdo seja muito útil para seu dia-a-dia : )

Não deixe de nos seguir nas redes sociais:

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.