Mac Lento? Veja 7 Dicas Para Deixa-lo Mais Rápido [Garantido]

 

Mac Lento? Veja 7 Dicas Para Deixa-lo Mais Rápido [Garantido]

Depois de algum tempo de uso, é normal que o seu Mac comece a apresentar uma queda no desempenho. Se você já se irritou com o travamento de aplicativos ou a demorada inicialização do seu Mac lento sabe do que eu estou falando…

Isso também já aconteceu comigo, depois de pouco mais de um ano de uso, meu iMac ficou muito lento, só pra constar, resolvi o problema rodando o CleanMyMac, ficou show!

Aqui no Blog já ensinei 5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac lento, e foi um sucesso.

Desta vez trago mais 7 dicas para deixar o Mac lento, mais rápido. 

Se você seguir estas dicas garanto que o seu Mac vai ficar bem mais rápido! Vamos lá:

Dica 1: Atualize o Software

Embora pareça óbvio, há muitos donos de Mac que não mantém seu software atualizado. Alguns por esquecimento e outros pelos aplicativos que podem não funcionar bem com versões mais recentes do sistema operacional do Mac. Se possível mantenha o software do seu Mac atualizado, isso pode ajudar no desempenho.

Dica 2: Priorize Aplicativos Nativos

Não sei se você sabe, mas aplicativos nativos são desenvolvidos pelo mesmo fabricante do sistema operacional. No caso da Apple, apps como Notas e iTunes são desenvolvidos exclusivamente para o sistema operacional do Mac, assim eles tendem a funcionar melhor, pois estão mais integrados.

Se o aplicativo que você utiliza não tem versão nativa, minha recomendação é que você encontre um bom substituto. Para te ajudar nesta (difícil) tarefa utilize o site AlternativeTo.net, que é uma espécie de comunidade com sugestão de apps alternativos com avaliação de usuários. Lá você vai encontrar excelentes opções, eu garanto : )

Dica 3: Reinicie seu Mac com Frequência 

Assim como qualquer computador, o Mac também precisa ser reiniciado mais vezes. Poucas pessoas sabem, mas quando não reiniciamos o Mac depois de um longo período de utilização da memória acaba afetando diretamente no desempenho do seu Apple.

A própria Apple sugere o reset da NVRAM, memória não volátil que todo Mac tem. Para saber como fazer acesse este artigo oficial

Então lembre-se, vai dar uma saidinha, desligue ou reinicie seu Mac!

Dica 4: Repare as permissões de disco

Toda vez que instalamos novos aplicativos no Mac, algumas permissões são alteradas e, normalmente, isso gera instabilidades no sistema. Para resolver este problema, utilizamos o Utilitário de Disco, que foi desenvolvido pela Apple para resolver este problema através da reparação das permissões.

Para acesso-lo vá em no Finder > Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco

Mac Lento? Veja 7 Dicas Para Deixa-lo Mais Rápido - Garantido!

Dica 5: Utilize o Monitor de Atividade

Ainda na pasta utilitários, acesse o Monitor de atividade. Ele é um aplicativo que mostra em tempo real tudo que está acontecendo no Mac.

Note que na parte de cima do aplicativos temos CPU, Memória, Energia, Disco e Rede. Verifique em cada um dos ítens quais os aplicativos que mais consomem energia do seu Mac…

Mac Lento? Veja 7 Dicas Para Deixa-lo Mais Rápido - Garantido!

Dica 6: Instale o Monolingual

mac lento monolingual supoer appleConfesso que fiquei relutante ao instalar o Monolingual, mas este é um daqueles aplicativos que nos surpreendem. Ele funciona assim: Todo aplicativo que instalamos, vem com suporte a diversos idiomas. O problema é que os usuários comuns (como eu e você) utilizam no máximo 3 idiomas…

É ai que o Monolingual entra, eliminando todas as línguas que nunca utilizaremos e que acabam ocupando memória e processamento do nosso Mac.

 

Dica 7: Verifique o hardware

Mac Lento? Veja 7 Dicas Para Deixa-lo Mais Rápido [Garantido]

Não quero parecer chato, mas considere fazer um upgrade de memória e/ou armazenamento/SSD no seu Mac.

Assim como todo equipamento de tecnologia, o Mac também tende a ficar desatualizado. Claro que é muito diferente, se compararmos um Mac que dura cerca de 6 anos com um PC que dura em média 3.

De qualquer forma, quanto mais poder de processamento melhor, lembre-se disso ok?

Considerações finais

Espero que estas dicas tenham sido úteis para você. Se conseguir aplica-las tenho certeza que seu Mac lento ficará muito mais rápido : )

Se tiver outras dicas ou sugestões, deixei nos comentários ok?

Forte abraço!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.