Como fazer backup do Mac com o Time Machine

Tão importante como organizar e atualizar arquivos é realizar backups ou cópias de segurança diariamente no Mac. Já vimos muitas pessoas perdendo suas informações pessoais por não fazerem essas cópias. O assunto é tão importante que aqui no blog já ensinamos como fazer backup do iPhone. Neste artigo vamos ensinar como fazer bachup do Mac com o Time Machine.

Para quem preparamos este material

Este material foi preparado para pessoas que usam o Mac e desejam fazer a configuração padrão do backup do Mac utilizando o Time Machine, função fundamental para um bom uso da tecnologia.

Entendendo o Time Machine 

O Time Machine é um sistema de backup que já vem integrado ao seu Mac. Com ele é possível fazer uma ou mais cópias de segurança do Mac inteiro, incluindo:

  • Arquivos de sistema;
  • Aplicativos/programas
  • Contas de usuários;
  • Configurações pessoais;
  • Fotos, músicas, filmes e documentos.

A grande sacada da Apple com o backup do Mac com o Time Machine é que ele clona seu computador, literalmente. Isso te possibilita trazer de volta o Mac exatamente como estava em determinada data,  diferente dos outros programas de backup, que guardam somente uma cópia de todos os arquivos.

 

Veja também:

Como fazer seu primeiro backup

Para configurar o Time Machine siga os passos a seguir:

 

1. Conecte um dispositivo de armazenamento externo

Conecte seu HD externo na porta USB, Thunderbolt ou FireWire do Mac. Caso não tenha um HD Externo, você pode utilizar um iPod Classic ou mesmo um DVD, claro que dependendo do tamanho do backup a ser realizado. Evite fazer backups em pendrives, o motivo é que o mesmo não oferece segurança como as sugestões anteriores. A Apple oferecia uma excelente solução para backup sem fio, o Time Capsule. Talvez você ainda encontre algumas unidades no mercado paralelo.

Como fazer backup do Mac com o Time Machine

2. Ative o Time Machine

Caso você ainda não tenha utilizado seu disco externo no Mac, o Time Machine perguntará se deseja usá-lo como Disco de Backup. Para isso aparecerá uma janela como essa abaixo. Clique em “Usar como disco de Backup” para assim confirmar.

 

⚠️ Importante: Se você conectar um disco com dados armazenados, o Time Machine irá apagá-los. Neste caso, recomendamos que faça um backup dos dados do disco em outra unidade de armazenamento, mesmo que temporariamente. 

 

 

3. Configure o Time Machine

Agora que as Preferências do Time Machine estão abertas, dentro do Preferências do Sistema no Mac, você poderá clicar no botão “Selecionar Disco de Backup”

4. Selecione o disco externo na lista de discos disponíveis. Em seguida, selecione “Criptografar Backups” caso tenha dados confidenciais e queira mais uma camada de segurança, lembre-se de guardar sua senha de acesso em um local seguro e de fácil acesso para uso posterior. Depois de escolher o disco de destino para o backup, clique em usar Disco.

 

Note que o Time Machine mostrará algumas informações como Nome do dispositivo, espaço disponível, datas do backup mais antigo e o mais recente. O Time Machine também oferece um atalho, que fica no canto superior direito, próximo ao relógio, além de disponibilizar as notificações na Central de Notificações do Mac

 

Considerações finais

O primeiro backup pode demorar bastante, por isso uma boa opção é deixá-lo trabalhando durante a madrugada, mas lembre-se: é importante que esse processo não seja interrompido. Caso tenha necessidade, pode utilizar seu computador durante o processo de backup. Conecte seu Disco Externo pelo menos umas vez por semana, caso contrário o backup não será realizado.

 

Esperamos ter ajudado!

 

Se você gostou, deixe um comentário abaixo : )