5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Seu Mac

5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Seu Mac

Você já se sentiu frustrado(a) ao usar o Mac? É como se estivesse dirigindo uma Ferrari em uma estrada de terra, ou seja, mesmo com toda potência do motor, não consegue passar dos 60km/h.

Que o Mac é um excelente computador, disso muita gente ja sabe. Acontece que mesmo sendo um excelente computador, ainda não conseguimos explorar TODOS os recursos que ele oferece. Conhecer melhor seu computador permitirá que você tenha mais produtividade, mais tempo!

 

Para quem preparamos este material

Muitas pessoas que nos seguem, tanto aqui no Blog, como nas redes sociais já utilizam o Macbook e iMac a algum tempo. O problema é que nem sempre conseguem explorar melhor os recursos disponibilizados pela Apple.

Preparamos este material para pessoas que utilizam (ou vão utilizar) o computador da Apple por algum tempo, mas sentem que podem explorar melhor.

 

 

Veja abaixo as 5 coisas que você precisa saber sobre seu Mac

Como já disse anteriormente, este material foi desenvolvido para pessoas novas no Mac ou que usam o Mac algum tempo, mas não conhecem alguns recursos que estão disponíveis.

Veja abaixo as 5 coisas que você precisa saber sobre seu Mac:

 

1. Sim, seu Mac roda pacote Microsoft Office

Uma das primeiras dúvidas que surgem na cabeça de quem pensa em comprar um macbook ou iMac é: Será que o Mac roda o pacote Microsoft Office com Excel, Word e PowerPoint? Para responder a esta pergunta e também para propor alternativas fiz questão de escrever este tópico.

No Mac, você não precisa deixar o Microsoft Office, isso por que a Microsoft uma versão que roda perfeitamente, a saber: Office 365 Para Mac. Até o momento da publicação deste artigo o preço da assinatura é de R$ 299,00 por ano, já com o OneDrive, serviço de nuvem da microsoft. Se você preferir, também tem a opção de R$ 399,00 que é sua definitivamente, mas sem o OneDrive.

Se você achar caro, o que seria legitimo, considerando que a Apple disponibiliza o Pages, Numbers e Keynote (similares) gratuitamente, você pode utilizar o OpenOffice, que além de gratuito a aparência se assemelha muito com o Office da Microsoft.

 

2. É possível deixar seu Mac mais rápido com um simples comando no terminal

Abra o app terminal, que fica localizado na pasta Utilitários. Quando o App Terminal abrir escreva “sudo purge” (sem aspas ok?) em seguida pressione Enter no teclado. O Terminal pedirá que digite sua senha, digite-a e em seguida pressione Enter novamente.

Quando o seu nome for exibido novamente, significa que o processo de liberação de RAM foi finalizado.

 

3. Com seu Mac é possível fazer edições de filmes feitos com o iPhone e Android

Sabe aquelas centenas de filmes e fotos que você faz com o smartphone? Pois é, de nada adianta capturar os melhores momentos da sua vida se não conseguir agrupá-los em um único filme. A esse agrupamento de filmes, chamamos de edição. A edição permite que você consiga manter sua base de filmes e fotos organizadas e acessíveis.

Um bom software para fazer edições é o iMovie, que já vem instalado gratuitamente no seu Mac. Para te ajudar a começar com suas edições, gravamos um video ensinando o passo aqui neste tutorial. Divirta-se : )

 

4. Sim, seu Mac pode pegar vírus!

Dizem que a melhor maneira de se proteger contra vírus de computador é usar um Mac. Sim, esta é uma boa sugestão, mas não significa que será a solução para todos os problemas de segurança.

Talvez o que mais justifica esse argumento é que os desenvolvedores maliciosos, mais conhecidos como hackers, não perderiam tempo e esforços criando vírus para uma parcela tão pequena de usuários de Mac, o que não é mais verdade, já que Apple está se disseminando no mercado e hoje já são mais de 100 milhões de Macs ao redor do mundo.

Para ajudar, aqui no blog publicamos o tutorial Segurança do Mac: Guia Prático do Usuário. Leitura obrigatória, principalmente para quem costuma fazer transações financeiras online #ficaadica : )

➡ Veja também:

 

5. O Mac também precisa de manutenção

Remover caches e outros arquivos temporários do MacOS podem economizar espaço no HD do seu Macbook ou iMac, além de deixa-los mais rápidos. Em alguns casos, pode inclusive consertar aplicativos que fecham inesperadamente.

Não sei se você sabe, mas tudo que você faz no Mac gera um arquivo de cache, log ou temporário. Com o tempo estes arquivos vão ficando maiores e podem virar um problema para você como travamento de aplicativos ou mesmo deixa seu Mac Lento

 

Considerações finais

Espero que essas dicas sejam úteis para você no uso do seu Mac! Se gostou, deixe seu feedback comentários abaixo. Não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais : )

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.