3 Dicas Para Melhorar Sua Produtividade com Atalhos no Mac – Passo a Passo!

3 Dicas Para Melhorar Sua Produtividade com Atalhos no Mac

Um dos motivos para o Mac ser tão querido é a forma que ele auxilia na produtividade de quem o utiliza. No entanto, o computador da Apple é apenas uma ferramenta. Seu potencial apenas é despertado quando você conhece seus recursos e sabe como aplicá-los.

Neste artigo, daremos algumas dicas de recursos que o Mac dispõe para facilitar sua navegação por pastas e arquivos. Com eles, você poderá encontrar com agilidade o que possui uso mais frequente ou urgente. Vamos lá?

 

Para quem produzimos este material

Se você tem um Mac e gostaria de usá-lo de modo otimizado ou se já se sentiu perdido em meio à desorganização de tantos arquivos e pastas, esse artigo lhe ajudará bastante. Mas, nossas dicas são simples. Ou seja, não precisa ser um especialista. Daremos instruções claras para você seguir sem dificuldades para que qualquer pessoa possa melhorar sua produtividade com atalhos no Mac.

 

Veja dicas de como utilizar melhor atalhos em seu Mac!

 

1. Mude os ícones das pastas

Organizar seus arquivos em pastas é uma ótima forma de manter seu computador em ordem. Mas, mesmo nomeando suas pastas e arquivos de forma clara, pode ser difícil encontrar algo em específico no meio de tantos conteúdos.

Uma maneira de dar um destaque é personalizando seu ícone. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Para isso, primeiro você precisa baixar os ícones desejados. Neste site você encontrará várias opções. Depois de baixar os ícones que deseja utilizar em suas pastas, escolha um deles e clique duas vezes para abrir com o App Pré-visualização no Mac. Em seguida clique no menu Editar > Copiar

  • Depois de copiar a imagem dentro do Pré-Visualização, clique com o botão secundário sobre o ícone da pasta que deseja alterar e escolha Obter Informações.

  • Na pequena (e comprida) janela que se abriu, clique sobre o primeiro ícone no canto superior esquerdo, em seguida clique em Editar > Colar. Pronto, o ícone será modificado.

 

 

2. Adicione atalhos à Barra Lateral

Você já deve ter percebido uma barra na lateral esquerda na janela do Finder com vários ícones, inclusive já falamos sobre ela aqui no blog.  É nela que você acessa pastas como “Imagens”, “Documentos”, “Transferências”, entre outras. A parte legal é que é também possível adicionar suas pastas favoritas nela. Assim, você garante um acesso rápido a diretórios importantes.

Colocar uma pasta na Barra Lateral é relativamente simples.

Para isso basta clicar e segurar a pasta desejada e arrastá-la até a barra. Sé solte na posição quando você tiver certeza que soltará no local certo.

 

Para removê-lo, basta fazer o processo inverso. Ou seja, clique e segure no atalho e arraste o icone para fora da barra. Ah, lembrando: caso você não esteja vendo a barra em seu Finder, clique em Visualizar no topo e certifique-se de que “Ocultar Barra Lateral” está desmarcado.

 

3. Adicione atalhos à Barra de Ferramentas

Há outro local onde você pode pôr atalhos para suas pastas: a Barra de Ferramentas. Ela fica no topo do Finder, no mesmo local onde há a caixa de pesquisa e os botões para voltar ou avançar. O processo é bastante simples e similar ao da Barra Lateral.

Primeiro, você tem que segurar a tecla command. Mantendo-a pressionada você aperta e segura a pasta desejada. Em seguida, arraste-a para a Barra de Ferramentas. Pronto, um atalho será instalado lá. Para removê-lo basta apertar novamente o command e arrastar o atalho para fora.

 

Considerações Finais

Essas foram dicas muito simples mas que podem agilizar bastante seu tempo no Mac e aumentar sua produtividade! Como prometemos, elas não exigem conhecimentos profundos sobre computação, são recursos simples e práticos. Quer conhecer algo em especial? Deparou-se com algum imprevisto ao executar nosso guia? Conte para a gente nos comentários!

Sobre Pedro Melo

Jornalista, 22 anos e apaixonado pelo mundo geek. Escrevo sobre cinema lá no Cine Cine Mania.