[TOP] 3 Alternativas Gratuitas ao Microsoft Office no Mac – Garantido!

Microsoft Office no Mac? Conheça 3 boas alternativas gratuitas

Deixar o Windows para trás, NÃO é a coisa mais difícil de fazer. Se você usa Mac deve concordar comigo! Não é nada pessoal Microsoft, mas basta uma pessoa comprar um novo Mac, levar alguns dias para se entender com ele e nunca mais vai olhar para trás. O problema só acontece quando sentimos falta de algum software específico que rodava no PC. Como é o caso de algumas pessoas que utilizavam o Microsoft Office no Mac.

Se você é um usuário do Mac em busca de alternativas gratuitas ao Office, está no lugar certo! Embora o Microsoft Office seja uma suíte de produtividade amplamente conhecida e amplamente utilizada, existem opções igualmente eficazes e gratuitas disponíveis para usuários de Mac. Neste artigo, exploraremos três alternativas de software que oferecem recursos poderosos e uma experiência de usuário intuitiva. Vamos dar uma olhada!

Veja também:

Para quem preparamos este material

Comprar o Office para Mac pode até ser fácil, inclusive se você já utiliza o Office 365 no PC com Windows, pode utilizar a mesma licença no Mac. Caso contrário, pode ser um aborrecimento para você. Se você trabalha no ambiente de escritório tradicional com Excel e Word, talvez seja necessário continuar utilizando o Microsoft Office. Mas se você já superou a necessidade de utilizar o Office, e pode escolher, temos o prazer de te apresentar 3 alternativas ao Microsoft Office no Mac.

Conheça as 3 Melhores Alternativas ao Microsoft Office no Mac

Veja abaixo a lista com as alternativas:

1. Google Docs

Se você deseja abandonar de vez o mundo da Microsoft, sem dúvida utilizar os serviços do Google pode ser uma boa! Assim como no Microsoft Office, o Google Docs, também oferece apps para produção e edição de textos, slides e planilhas.

Infelizmente, o Google Docs não oferece um app similar ao Microsoft Outlook, mas não podemos deixar de considerar o Gmail.com, que é um dos serviços de emails mais utilizado no mundo. Ah, e você também pode obter o OneNote no Mac gratuitamente. O kit de office do Google é realmente muito bom. O melhor é que ele se integra bem caso você já utilize uma conta do Google. Você também pode abrir um arquivo do Excel recebido no Gmail, o adicionando no Google Planilhas pressionando apenas um botão, bem legal isso!

Também é possível importar arquivos do Microsoft Office para o Google Docs para trabalhar neles, exportá-los novamente nos formatos do Microsoft Office .DOC .XLS e .PPT, juntamente com suas variações. Claro que não podemos esquecer que o Google é um gigante da tecnologia e que vem trabalhando das melhorias do su kit office.

2. LibreOffice

Sem dúvida o LibreOffice também é uma excelente opção, principalmente por que, além de ser a melhor alternativa de código aberto, também pode ser instalado gratuitamente no Seu Mac e em outras plataformas.

Se você está acostumado com a interface Microsoft Office, não vai demorar para se adaptar ao LibreOffice. Diferente do Google Docs, o pacote do LibreOffice vem com aplicativos que permitem serem utilizados em trabalhos off-line com todos os recursos.

Para se tornar ainda mais interessante, recentemente o LibreOffice adicionou seu ambiente online. Assim, você pode sincronizar arquivos do Google Drive ou do OneDrive e editá-los diretamente no LibreOffice. Infelizmente, neste caso não há recurso de colaboração. O LibreOffice também faz um bom trabalho no que diz respeito à formatação ao importar documentos do Microsoft Office. Mesmo planilhas complexas do Excel importadas no LibreOffice Calc funcionarão muito bem. Enfim, trata-se de uma excelente opção, principalmente quando você precisa trabalhar com outras pessoas que usam Microsoft Office no Windows.

3. iWork

Se você tem um novo Mac é bem provável que nunca mais volte para o Windows. Não falo isso pelo poder de processamento que o Mac oferece, mas pelo conjunto de aplicações que já vem instaladas no sistema do Mac.

Dentre essas aplicações está incluído está o antigo iWork o “Office da Apple” que oferece o Pages, Numbers e Keynote, equivalentes do Word, Excel e PowerPoint, respectivamente.

Como esses são aplicativos exclusivos para Mac, você vai notar que a interface do usuário é bem diferente. Entretanto, em vez de ser carregado de informações, como o Microsoft Office, as opções aparecem em um menu contextual ao lado que pode ser aberto e fechado sempre que você quiser.

Você não terá opções avançadas como Macros e VBAs, como no Excel, mas em geral os três apps estão bem maduros e todos os conceitos básicos estão disponibilizados. Depois que você se acostumar com eles, não vai parar mais! Assim como nas alternativas anteriores, o iWork também permite importar e exportar documentos em formatos do Microsoft Office. O único ponto a considerar é que, por padrão ele salvará os arquivos  no formato do iWork, portanto fique atento na hora de compartilhar ok? Veja este tutorial para aprender como exportar no formato Microsoft Office

Em geral, desde que você não use uma fonte específica do Mac, fazer um intercâmbio com documentos do Office não deve ser um grande problema. O iWork também oferece opções de colaboração online, através do iCloud.

Videoaula Completa!

Para completar seu aprendizado, também publicamos uma videoaula prática que vai te ajudar a entender melhor o assunto aqui abordado!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.