[Aprenda Mac] O Básico do Mac para Iniciantes – O Guia Absolutamente Completo!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Básico do Mac para iniciantes – O Guia Absolutamente Completo

Mac para iniciantes…

Hoje, qualquer coisa que fazemos no computador exige que tenhamos algumas habilidades básicas. Partindo desse principio, com um Mac isso não é diferente.

Quem está usando o Mac pela primeira vez, sabe como é difícil conseguir fazer tarefas comuns, como organizar fotos e arquivos, configurar contas de email ou organizar sua agenda de contatos.

 

Para quem preparamos este material

Este material foi desenvolvido para ajudar pessoas comuns (e iniciantes) que utilizam (ou vão utilizar) o computador da Apple. Por isso, utilizamos um linguagem simplificada, que foi especialmente aplicada para que você tenha bons resultados em seus estudos : )

Você pode estar se perguntado quais habilidades básicas são necessárias para começar a usar o Mac, veja abaixo:

➡️ Familiaridade com as ferramentas básicas do Mac 

➡️ Capacidade de organizar dados pessoas e profissionais paralelamente

➡️ Gerenciar emails, contatos, calendários e dados do tipo no Mac.

É exatamente disso que este material trata. Vamos lá!

 

Quem sou?

Você pode estar se perguntando: Mas, quem é esse cara?

Olá, meu nome é Paulo! Sou Consultor de Soluções Apple e Fundador do Blog do Super Apple. Sou ex-funcionado oficial Apple. Estou aqui para ensinar você como utilizar seu Mac (o computador da Apple) de total e corretamente. Meu objetivo é que você também se torne um Super Apple, sabendo como explorar TODOS os recursos que a Apple nos oferece através de seus equipamentos ; ) Clique aqui para conhecer minha história!

Baseado na minha experiência e depois de ajudar centenas de pessoas aqui no blog do Super Apple e na Tecnologia Pessoal, minha empresa de suporte e treinamento Apple, resolvi disponibilizar estas lições.

Espero que este material te ajude a entender como funciona seu computador Apple, que foi projetado para você ter o máximo de produtividade possível : )

 

 

Introdução ao Mac

O Mac é um computador com inúmeros recursos, com isso é muito fácil se perder ao abri-lo pela primeira vez. Portanto, uma das habilidades básicas e de sobrevivência é saber como navegar pelo sistema do Mac, acessando os recursos que você está precisando.

Abaixo trago uma breve introdução à tela inicial dos computadores da Apple. Não se preocupe se você não entender ou não conseguir utilizar corretamente essas funções. Dificuldades iniciais são perfeitamente aceitáveis e muito comuns para quem está começando.

 

 

Quando você abre o Mac, é esta tela que aparece

 

1. Mesa

É aqui onde tudo começa. Mesa é tudo o que você está vendo na tela, esse fundo azul. Lá no Windows ela é conhecida como Área de Trabalho, lembra?

Um erro muito comum ao utilizar a Mesa do Mac é que muitas pessoas mantém dezenas (as vezes centenas) de arquivos temporários, que além de deixar o Mac lento também impede que você organize suas pastas e arquivos em uma pasta local ou backup externo. Neste artigo ensino como resolver um Mac que fica lento.

➡️ Veja também: Como organizar rapidamente a Mesa do Mac

 

2. Menu Apple

Representado pela pequena maçã no canto superior esquerdo, este é um dos menus mais importantes do seu Mac. É através dele que você acessa opções como Reiniciar, Desligar e o Painel Preferências dos sistema (equivalente do Painel de Controle do Windows)

 

3. Spotlight

Procurando algo? Clique no Spotlight, a pequena lupa do canto superior direito ou pressione Command + barra de Espaço e comece a digitar. Com o Spotlight você pode buscar aplicativos no Mac, acessar rapidamente documentos recentes e encontrar emails antigos. Estes são apenas alguns recursos, em breve você vai conhecer o Spotlight com todos os seus recursos.

 

4. Finder

Este é o responsável pela organização dos seus dados. Comparando com o Windows, o Finder é o equivalente do Windows Explorer, e oferece várias ferramentas, que as pessoas organizadas adoram.

➡️ Veja também: Como transferir arquivos do pendrive para o Mac

 

5. Dock

Este é o mais conhecido, talvez pelo fato de ele ser bastante visual. Também pudera, ele é a primeira coisa que vemos quando ligamos o Mac. O Dock é essa bonita fileira de icones na parte inferior da tela. Ele nos permite abrir praticamente tudo no Mac, para isso basta clicar sobre um dos ícones.

 

 

Como usar o Mac – Dicas Para Iniciantes!

Nesta videoaula você vai aprender as dicas essenciais para iniciar sua usabilidade no Mac para iniciantes. Ao final, você estará apto(a) a utilizar seu Mac com segurança e sem receios, que te impedem de explorar mais e melhor os recursos que tem em mãos : )

Veja a videoaula completa ⤵️

➡️ Se inscreva em nosso canal no Youtube

 

Como instalar aplicativos no Mac da forma correta

Uma das principais vantagens de possuir um computador é a possibilidade de instalar aplicativos, tarefa que é muito simples no Mac. Embora seja uma tarefa relativamente fácil, é necessário tomar alguns cuidados.

Um bom exemplo é baixar aplicativos de sites não confiáveis. Poucas pessoas sabem, mas o Mac pode sim pegar vírus através de aplicativos maliciosos. Tanto é que a Apple criou o Gatekeeper, uma espécie de guardião que protege o Mac desses apps.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre instalação de aplicativos no Mac ⤵️

Mais conteúdos:

➡️ 5 maneiras de iniciar programas no Mac  

➡️ Como fechar programas no Mac 

➡️ Como desinstalar programas no Mac 

➡️ Como rodar programas do Windows no Mac

 

Personalização – Deixe seu Mac com a sua cara!

Uma das coisas que mais gostamos nos Mac é sua facilidade de personalização. Aqui no blog já ensinamos como fazer várias, das principais configurações no Mac. Veja os materiais para aprender configurar seu Mac do sei jeito:

➡️ Como usar o Gmail no Mac

➡️ Como configurar o Dock do Mac

➡️ Saiba como configurar o Facebook no seu Mac

 

 Usando seu Mac – Dicas práticas!

Tivemos o cuidado de separar os melhores conteúdos para você aprender a utilizar o seu Mac para iniciantes, mas de forma prática e objetiva. Para avançar no conhecimento do Mac, veja os materiais abaixo:

➡️ 10 Dicas Para Novos Usuários de Mac – O Guia Absolutamente Completo

➡️ Como selecionar vários itens no Mac OS X

 

Backup do Mac – Seu Guia Prático

Não fazer backups é um mau hábito que pode custar muito caro, principalmente quando dados importantes estão em um Macbook perdido, quebrado ou roubado.

Quando faço um atendimento na empresa, seja ele online ou presencial, a primeira pergunta que faço é: Você já fez o backup hoje? Infelizmente na maioria das vezes a resposta é NÃO… Para resolver este problema, e se possível cortar o mau pela raiz, sugiro que você assista o video abaixo ⤵️

 

Considerações finais

Este foi apenas um conteúdo introdutório. Entretanto, se você conseguir aplicar pelo menos a metade do que ele sugere, com certeza sua vida tecnológica vai mudar muito… Para melhor é claro : )

➡️ Abaixo deixo um PLUS para você: Baixe o ebook 5 Erros Comuns Que Todo Novo Dono de Mac Comete e Como Resolve-los!

 

Divirta-se com seu Mac! Ele faz muito mais…