[Aprenda Mac] O Básico do Mac para Iniciantes – O Guia Absolutamente Completo!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Básico do Mac para iniciantes – O Guia Absolutamente Completo


Hoje, qualquer coisa que fazemos no computador  exige que tenhamos algumas habilidades básicas e com um Mac isso não é diferente. Quem está usando o Mac pela primeira vez, sabe como é difícil conseguir realizar tarefas comuns, como organizar fotos e arquivos, configurar contas de email ou baixar músicas. Este material foi desenvolvido para ajudar novos (e iniciantes) usuários de Mac.

Se você está se perguntado quais habilidades básica são necessárias para começar a usar o Mac, veja abaixo:

Familiaridade com o Mac OS X – sistema operacional do Mac

Capacidade de organizar dados pessoas e profissionais paralelamente

Gerenciar emails, contatos, calendários e dados do tipo no Mac.

É exatamente disso que este material trata. Vamos lá!

Baseado na minha experiência de ajudar centenas de pessoas aqui no blog do Super Apple e na Tecnologia Pessoal, minha empresa de suporte e treinamento Apple, resolvi disponibilizar estas lições.

E  como não poderia deixar de ser, vamos começar pelo básico:

Introdução ao Mac

O Mac é um computador com inúmeros recursos, com isso é muito fácil se perder ao abri-lo pela primeira vez. Portanto, uma das habilidades básicas e de sobrevivência é saber como navegar pelo sistema do Mac, acessando os recursos que você está precisando. Quando você abre o Mac, é esta tela que parece:

Aprenda_Mac_e_Ainda_Baixe_um_Ebook_com_10_Dicas_Para_Novos_Usuários

Mesa: É aqui onde tudo começa. Mesa é tudo o que você está vendo na tela, esse fundo espacial azul, lá no Windows ela é conhecida como Área de Trabalho, lembra? Um erro muito comum ao utilizar a Mesa do Mac é que muitas pessoas mantém dezenas (as vezes centenas) de arquivos temporários, que além de deixar o Mac lento também impede que você organize suas pastas e arquivos em uma pasta local ou backup externo. Neste artigo ensino como resolver um Mac que fica lentoDica: Aprenda organizar rapidamente a Mesa do Mac

Menu Apple: Representado pela pequena maçã no canto superior esquerdo, este é um dos menus mais importantes do seu Mac. É através dele que você acessa opções como Reiniciar, Desligar e o Painel Preferências dos sistema (equivalente do Painel de Controle do Windows)

Spotlight: Procurando algo? Clique no Spotlight, a pequena lupa do canto superior direito ou pressione Command + barra de Espaço e comece a digitar. Com o Spotlight você pode buscar aplicativos no Mac, acessar rapidamente documentos recentes e encontrar emails antigos. Estes são apenas alguns recursos, em breve você vai conhecer o Spotlight com todos os seus recursos.

Finder: Este é o responsável pela organização dos seus dados. Comparando com o Windows, o Finder é o equivalente do Windows Explorer, mas com um diferencial: oferece várias ferramentas, que os organizados adoram.

Dock: Este é o mais conhecido, talvez pelo fato de ele ser bastante visual. Também pudera, ele é a primeira coisa que vemos quando ligamos o Mac. O Dock é essa bonita fileira de icones na parte inferior da tela. O Dock nos permite abrir praticamente tudo no Mac, para isso basta clicar sobre um dos ícones.

Aprenda Mac – Vídeo Prático!


Instalação de Aplicativos no Mac, tudo o que você precisa saber!


Uma das principais vantagens de possuir um computador é a possibilidade de instalar aplicativos, tarefa que é muito simples no Mac. Embora seja uma tarefa relativamente fácil, é necessário tomar alguns cuidados. Um bom exemplo é baixar aplicativos de sites não confiáveis. Poucas pessoas sabem, mas o Mac pode pegar vírus através de aplicativos maliciosos. Tanto é que a Apple criou o Gatekeeper, uma espécie de guardião que protege o Mac desses apps. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre instalação de aplicativos no Mac.

 

Configuração – Deixe seu Mac com a sua cara!


Uma das coisas que mais gostamos nos Mac é sua facilidade de personalização. Aqui no blog já ensinamos como fazer várias, das principais configurações no Mac. Veja os artigos para aprender configurar seu computador com sua cara:

 

 

Captura de Tela 2015-08-29 às 21.17.19

 Usando seu Mac – Dicas práticas!


Tivemos o cuidado de separar os melhores conteúdos para você aprender a utilizar o seu Mac de forma prática e objetiva.

Backup do Mac – Seu Guia Prático


Não fazer backups é um mau hábito que pode custar muito caro, principalmente quando dados importantes estão em um Macbook perdido, quebrado ou roubado. Quando faço um atendimento na empresa, seja ele online ou presencial, a primeira pergunta que faço é: Você já fez o backup hoje? Infelizmente na maioria das vezes a resposta é NÃO…

Para resolver este problema, e se possível cortar o mau pela raiz, sugiro que você leia os artigos abaixo: