Por que a Ventoinha Macbook Não Desliga? Saiba Como Resolver AGORA

Por que a Ventoinha Macbook Não Desliga?

Começamos este tutorial afirmando o seguinte: Seu Macbook precisa de um sistema de refrigeração para funcionar sem problemas! No entanto, se a ventoinha do sistema estiver sempre ligada ou com barulho alto, pode ser um incômodo. Além disso ainda pode gerar dúvidas sobre se o Mac está funcionando corretamente. Algumas perguntas que você pode inevitavelmente fazer:

  • Porque o cooler di meu Macbook Air não desliga?
  • E essa ventoinha MacBook Pro que insiste em não desligar?
  • Socorro, meu iMac anda fazendo muito barulho no ventilador!

Primeiramente é preciso falar que um ventilador que está sempre funcionando em alta rotação, geralmente indica que o uso da sua CPU é alto e a temperatura do núcleo está aumentando gradualmente. Entretanto, a sujeira e poeira acumuladas dentro e ao redor dos ventiladores do seu sistema também podem contribuir para esse problema. Além disso, juntamente com esses fatores, aqui estão todas as razões pelas quais seu ventilador do Macbook pro está sempre ligado:

  • Programa exigindo muito processamento da CPU
  • Ventilação inadequada
  • Pouco espaço de armazenamento
  • Problemas de hardware
  • Sistema operacional desatualizado

Solução de problemas da ventoinha do Macbook Pro sempre ligada

Se a ventoinha do seu Macbook estiver sempre ligada, a primeira coisa a fazer seria reiniciar o computador. Em seguida, siga todos os métodos mostrados abaixo.

1. Não bloqueie as aberturas de ar

O Macbook pro tem pequenas saídas de ar ao redor de seu corpo externo. Essas aberturas, ao lado do ventilador, desempenham um papel fundamental na dissipação do calor que está dentro do sistema. Entretanto, se você bloquear essas aberturas, seu ventilador terá que dar um esforço adicional para liberar o calor do sistema. Isso pode fazer com que seu ventilador gire alto e rápido o tempo todo.

Ventoinha Macbook Não Desliga

No entanto, você pode mudar esse cenário mantendo seu Macbook em uma superfície reta e estável, como uma mesa ou balcão de mármore por exemplo. Isso promoverá o fluxo de ar adequado entre o sistema e os arredores, dando ao seu computador espaço para respirar melhor.

Superfícies como camas e travesseiros não são ideais para trabalhar em um Macbook. No entanto, se você quiser usar seu computador com segurança em uma cama, este aqui é excelente!

2. Verifique Seu Ambiente

Assim como uma superfície de trabalho estável, um ambiente de trabalho favorável é igualmente importante para manter a saúde do seu Mac.Ventoinha Macbook Não Desliga

Se você costuma usar o sistema em um ambiente congestionado sem saídas de ar, inevitavelmente a temperatura do seu Mac aumentará a uma taxa mais rápida. Então, seu ventilador terá que trabalhar por um longo período de tempo para dissipar o calor. Portanto, recomendamos que você trabalhe em um ambiente com algumas ventilações e fluxo de ar adequado.

3. Desconecte Periféricos Extras

Dispositivos externos, como HDs e monitores, tendem a usar uma quantidade considerável de sua GPU. Isso aumenta a carga de trabalho do seu sistema, o que resulta em um aumento da temperatura do núcleo. Os ventiladores do sistema serão iniciados e tentarão esfriar seu computador. Então, se você tiver algum acessório externo que consuma GPU conectado ao seu computador, recomendamos desconectá-los do sistema.

4. Fechar Software Intensivo de CPU

Os aplicativos exigem uma certa quantidade de alocação de CPU para funcionar. Mas às vezes, o uso total da CPU pode disparar, fazendo com que seu computador esquente muito rápido. E quando seu sistema está superaquecendo, o ventilador do sistema tenta ativamente baixar a temperatura abaixo do limite.

Mas você pode tirar a carga da sua CPU fechando aplicativos que têm a maior porcentagem de CPU. Se você tiver aplicativos desnecessários em execução em segundo plano, recomendamos que você os feche também. Você pode verificar o uso da CPU e fechar simultaneamente os aplicativos em execução através do Monitor de Atividade.

5. Otimize Seu Armazenamento

O baixo espaço de armazenamento do sistema geralmente produz uma velocidade lenta de operação de leitura/gravação. Seu sistema terá que trabalhar muito mais para realizar a solicitação relacionada. Isso pode sobrecarregar sua CPU, aumentando o uso total da CPU. Portanto, recomenda-se que você otimize seu espaço de armazenamento para corrigir o problema acima mencionado. Por isso libere o máximo de espaço possível no seu computador Apple. Veja como neste tutorial

6. Atualize o macOS

As atualizações de firmware são lançadas em tempo hábil para corrigir seu computador com novos softwares e recursos. Um sistema operacional desatualizado geralmente tem problemas de compatibilidade e estabilidade. Para corrigir esses problemas, você precisa atualizar seu sistema para uma versão mais recente.

7. Redefina a SMC/NVRAM do seu Mac

Tanto o SMC quanto a NVRAM são uma parte importante do seu sistema. O SMC é responsável por gerenciar e manter o fluxo de trabalho adequado de seus componentes de computação física. Considerando que a NVRAM trabalha para garantir que os drivers e interfaces de software estejam operando em sua maior capacidade.

 

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.