fbpx

O Mac Inicia Com Interrogação na Tela? Saiba Como Resolver

 

O Mac Inicia Com Interrogação na Tela? Saiba Como Resolver

Às vezes, você pode encontrar um ícone de pasta de ponto de interrogação logo após ligar o Mac. Este ícone significa que seu sistema não consegue encontrar o disco de inicialização e não pode inicializar no sistema operacional. O problema geralmente acontece quando o disco de inicialização corrompe ou quanto o sistema instalado não é reconhecido pelo sistema. Nesse caso, você precisa corrigir o problema de disco interno ou reinstalar o MacOS novamente.

Além disso, aqui estão todas as razões pelas quais você está vendo uma pasta de ponto de interrogação no seu mac:

  • Falha de hardware
  • Configuração incorreta das configurações do sistema
  • Dados de NVRAM corrompidos
  • Disco de inicialização corrompida

Como corrigir quando o Mac Inicia Com Interrogação na Tela? 

A primeira coisa a fazer seria reiniciar o computador e ver se o problema persiste. Para isso, mantenha pressionado o botão liga/desliga até que seu computador desligue totalmente. Em seguida, inicie-o novamente e veja se você consegue fazer login no sistema operacional. Se não, então aqui estão os passos para corrigir esse problema.

1. Defina um Disco de Inicialização Correto

Primeiramente se um disco incorreto for rotulado como um disco inicializável na janela Preferências do Sistema, você não poderá carregar o sistema operacional. Em vez disso, você receberá uma pasta de ponto de interrogação. Então, para verificar e corrigir este caso, você precisa acessar as configurações do sistema através da janela de utilitários/recuperação do macOS. Siga os passos deste tutorial oficial

2. Repare Seu Disco De Inicialização

O recurso de Primeiros Socorros no seu Mac verifica seu disco de inicialização em busca de quaisquer sinais de problemas de disco subjacentes e também pode corrigir esses problemas, se possível. Isso pode ser acessado a partir da ferramenta Utilitário de Disco.

3. Atualize o macOS para evitar problemas futuros de inicialização

Problemas de estabilidade de firmware e problemas de compatibilidade também podem causar falhas no disco de inicialização. É por isso que os desenvolvedores lançam prontamente atualizações de firmware para corrigir esses problemas e também para incorporar recursos de segurança novos e adicionais ao seu computador.

Portanto, para evitar quaisquer problemas futuros de inicialização, recomendamos que você atualize seu sistema para firmware mais recente o mais rápido possível. Para ajudar veja o tutorial Como Atualizar o Sistema do Mac

4. Redefina a NVRAM

A NVRAM é responsável por garantir que o software do seu sistema e as interfaces relacionadas estejam à altura. Os dados armazenados na NVRAM são de natureza não volátil. Ou seja, eles não estão perdidos, mesmo que a energia esteja desligada. Esses dados são, no entanto, propensos à corrupção, o que pode levantar muitos problemas em seu sistema, incluindo o que você está enfrentando agora.

5. Reinstale o macOS

Se nenhuma das etapas acima mencionadas funcionou, então você tem que reinstalar todo o sistema operacional do zero. Observe que você precisará de uma conexão ativa com a Internet para fazer isso.

Além disso, você terá duas opções, uma para apagar todos os dados antes de reinstalar o sistema operacional e a outra para configurar o sistema operacional sem perder nenhum dado. Não importa o que você escolha fazer, aqui estão as etapas para reinstalar o macOS

Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.