Como Resolver “Sua Tela Está Sendo Observada no Mac”

 

Sua tela está sendo observada no Mac é uma notificação que aparece eventualmente na tela de bloqueio do Mac. Além disso ela aparece quando um software está acessando a tela do seu dispositivo Mac, também pode aparecer como quadrados sobrepostos no canto superior direito da tela.

Primeiramente é preciso falar que essa mensagem só aparece quando os usuários deixam a gravação da tela ou um app de terceiro aberto e em execução. Além disso, esta mensagem também pode aparecer sempre que seu dispositivo estiver sendo acessado remotamente. Este é um processo normal do sistema emitido pelo seu Mac e não é um erro. O alerta é apenas um aviso de segurança e privacidade! Seu principal objetivo é lembrar os usuários que a tela está sendo controlada. Também informa que está sendo acessada por software em algum lugar do sistema.

Como solucionar problemas de mensagem de “Sua tela está sendo observada”?

Primeiramente, para impedir que esta mensagem apareça, basta encerrar/parar qualquer aplicativo que esteja acessando a exibição ou interromper/pausar qualquer acesso remoto concedido ao seu dispositivo. Para isso utilize o recurso Forçar Encerrar do Mac, clique aqui para  aprender como fazer isso no Mac.

Se você acha que a mensagem está aparecendo aleatoriamente ou se não é causada por suas ações, você pode simplesmente reiniciar seu Mac e ver se o erro desapareceu. Caso contrário, execute as correções descritas abaixo.

Pare a Gravação de Tela

Se o QuickTime player ou um aplicativo estiver usando o recurso ao bloquear o dispositivo, o alerta aparecerá. Para corrigir isso, os usuários precisarão interromper a função de gravação de tela da barra de menus e/ou encerrar/desativar aplicativos de acessar o recurso de gravação de tela. Se você iniciou a gravação de tela a partir do QuickTime Player.

  • Pressione a tecla Esc
  • Nos controles de gravação da tela, clique no ícone Parar
  • Saia do aplicativo e a mensagem de alerta desaparecerá quando seu dispositivo estiver bloqueado novamente
  • Outro método para parar a gravação da tela é pressionar as teclas Command + Control + Esc juntas, o que interromperá imediatamente o processo.

Se você concedeu acesso de gravação de tela a aplicativos de terceiros, desativar a função de gravação nas configurações de Segurança e Privacidade ajudará a resolver o problema.

Desative o compartilhamento de tela

Outro método para remover o alerta da tela de bloqueio é interromper o recurso de compartilhamento de tela do seu dispositivo. O compartilhamento de tela é um recurso que projeta ou controla um dispositivo Mac em um sistema diferente que está na mesma rede. Além disso, vale lembrar que isso pode ser feito local ou remotamente.

Desative os aplicativos de acessar a tela

Se você concedeu acesso de controle de exibição a um aplicativo, como uma videoconferência ou um aplicativo de sala de aula on-line, desativá-los no menu Acessibilidade pode ajudar a corrigir o problema. Entretanto, se você acredita que o aplicativo é potencialmente um malware, pode desinstalá-lo completamente do sistema. Para desinstalar, basta arrastar o aplicativo para a Lixeira ou desinstalá-lo do gerenciador de arquivos do Finder.

Pare o AirPlay

Outra razão para o alerta “Sua tela está sendo observada” aparecer é quando você usou recentemente o Airdrop para espelhar seu Mac em um dispositivo diferente. Para resolver isso, os usuários precisarão desativar o recurso AirPlay para impedir que a mensagem apareça.

Por outro lado, na barra de menus, clique no ícone AirPlay (mostrado como uma tela de monitor) e selecione Desativar AirPlay para interromper a funcionalidade.

Atualize MacOS

Esta é uma correção geral. Ao atualizar o sistema operacional do seu dispositivo, o MacOS pode fortalecer a segurança e a privacidade do seu dispositivo. O sistema operacional pode incutir certas restrições e permissões que tornam mais difícil para os aplicativos obter acesso automático aos recursos de hardware e software do sistema.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.