Macbook Com Tela Preta Ao Ligar? Como Resolver!

Macbook Com Tela Preta Ao Ligar? Como Resolver!

Se acontecer do seu Mac não ligar na tela de login e, em vez disso, mostrar uma tela preta você pode estar enfrentando um problema. Mas não se preocupe, neste tutorial vamos te ajudar a resolver aplicando algumas dicas práticas.

Primeiramente é preciso falar que este problema incomum é tecnicamente chamado deTela Negra da Morte”. Quando isso acontece, o computador fica praticamente inoperante. Por outro lado, ainda há algumas chances de faze-lo voltar a funcionar.

👉 Veja também: 5 Dicas Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento

A Tela Negra da Morte também pode acontecer aleatoriamente quando você está trabalhando no sistema operacional. Normalmente, esse problema acontece por um problema na bateria ou certos bugs relacionados ao sistema operacional. Além disso, aqui estão todas as razões pelas quais você pode estar vendo uma Tela Negra da Morte no seu Mac:

  • Problemas de bateria;
  • Permissões de disco corrompidas;
  • Extensões de kernel conflitantes;
  • Dados de NVRAM/SMC que não respondem;
  • Falha do sistema operacional.

Como corrigir a tela preta do Mac da morte?

Quando você receber uma tela preta no seu sistema, primeiro reinicie o computador para verificar se o problema persiste. Conecte seu carregador e verifique o brilho da tela (usando as teclas F1/F2) também. Em seguida, siga todos os métodos mostrados abaixo.

1. Ligue o ciclo de energia do seu Mac

Você pode executar um ciclo de energia para corrigir esse problema de inicialização. Fazer isso dissipará a carga elétrica de seus capacitores de hardware e atualizará seu computador. Aqui estão os passos exatos para fazer isso:

  • Primeiramente pressione o botão de energia uma vez. Isso abrirá a caixa de diálogo de desligamento.
  • Em seguida, pressione S para colocar seu sistema em repouso.

Macbook Com Tela Preta

  • Agora, mantenha a energia por 10 segundos para forçar o desligamento do sistema.
  • Depois que o sistema desligar completamente, segure o Power novamente por 10 segundos para executar um ciclo de energia.
  • Aguarde 30-60 segundos.
  • Ligue seu computador normalmente.

2. Desconecte Dispositivos Externos

Periféricos externos às vezes podem causar problemas de inicialização no Mac. Além disso, não podemos nos esquecer de falar dos dispositivos externos que não são da Apple, muitos já conhecidos por causar problemas de compatibilidade e até estabilidade. Como resultado, isso pode criar conflitos dentro do sistema, podendo inclusive influenciar o Mac com tela preta. Neste caso, desligue seu computador, desconecte todos os seus dispositivos externos e reiniciei sistema do seu Mac.

3. Verifique o Disco de Inicialização

O macOS oferece uma maneira de verificar seu Mac em busca de problemas de fragmentação e permissões de disco. Para isso, você pode executar o teste de Primeiros Socorros no seu disco de inicialização. Se algum erro for encontrado, o Primeiros Socorros também pretende corrigir esses erros. Veja como você pode reparar o seu disco acessando esse tutorial oficial da Apple

4. Solucione Problemas A Partir Do Modo De Usuário Único

A janela de usuário único é como o modo à prova de falhas de um Mac através do qual você pode solucionar problemas do seu computador. Ele faz login como um único superusuário e o leva diretamente para a linha de comando do seu sistema. A janela de usuário único deve ser acessada assim que seu computador for inicializado.

  • Desligue seu computador.
  • Assim que seu sistema for iniciado, mantenha pressionado Command + S.
  • Na interface da linha de comando, digite o seguinte comando:
    /sbin/fsck -fy
  • Aguarde até que este processo esteja totalmente concluído.
  • Depois de digitar shutdown -r pressione Entrer par reiniciar o sistema

5. Ligue seu Mac no modo de segurança

Quando você liga seu Mac no modo de segurança, seu sistema inicializa apenas com os programas e unidades obrigatórios mínimos necessários. Nenhum recurso do sistema é alocado para aplicativos desnecessários. Portanto, se esse problema ainda persistir quando você inicializar com segurança seu Mac, você pode ter certeza de que as extensões de terceiros que funcionam no modo kernel estão causando esse problema.

6. Redefina a NVRAM/SMC

Tanto a NVRAM quanto o SMC são parte integrante do seu sistema de computação Mac. A NVRAM gerencia e mantém suas interfaces de software. Considerando que o SMC é responsável por lidar e garantir que as partes de hardware do seu computador funcionem bem.

Sempre que você estiver tendo problemas de inicialização, você pode redefinir a NVRAM e o SMC para corrigir o problema. As etapas para fazer isso devem ser realizadas assim que você ligar o computador. No entanto, essas etapas variam dependendo das características do chipset do seu Mac. Então, considerando isso, decidimos dedicar um artigo separado para ajudá-lo a redefinir a NVRAM e o SMC em um computador Mac.

7. Reinstale o macOS

Se nenhuma das etapas acima mencionadas funcionar, você terá que reinstalar seu sistema operacional. O macOS oferece duas maneiras diferentes de instalar o sistema operacional. Um método deve instalar uma nova cópia do sistema operacional excluindo todos os arquivos anteriores. Enquanto o outro método copia o novo sistema operacional em cima do anterior. Então, veja como você reinstala o macOS.

Espero que estas dicas te ajudem na solução do problema. Se ainda não o problema não for resolvido, considere levar seu Mac com tela preta em uma assistência técnica especializada.

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.