Linhas Verticais e Horizontais na Tela do Seu MacBook? Saiba Como Resolver

 

Pense em ligar o seu Mac e deparar-se com linhas horizontais ou verticais na tela. Isso pode ser preocupante, certo?

Bem, não necessariamente. Embora seja, sem dúvida, desagradável, não significa automaticamente que o problema seja grave. É verdade que pode ser uma falha de hardware mais complexa, que só um técnico autorizado pela Apple seria capaz de consertar. No entanto, também é possível que seja apenas um problema simples de software que você mesmo consiga resolver. Neste artigo, abordaremos as causas mais prováveis e mostraremos como corrigir tudo.

Por que surgiram linhas na tela do meu Mac?

O surgimento de linhas na tela pode ser atribuído a problemas no hardware. As possíveis causas abrangem:

  1. Danos na tela, talvez resultantes de uma queda do MacBook.
  2. Sobreaquecimento.
  3. Burn-in da tela, que ocorre quando uma tela LCD exibe a mesma imagem por um período prolongado. Contudo, é improvável que isso cause linhas horizontais ou verticais na tela do MacBook.
  4. Cabo que conecta a placa gráfica à tela danificado.

Além disso, problemas de software também podem causar o problema, tais como problemas no gerenciamento de energia, drivers gráficos desatualizados e conflitos de software.

Por que surgiram linhas na tela do iMac?

O problema de ver linhas na tela também pode ocorrer no iMac, e suas causas são as mesmas já descritas para o MacBook. Além disso, nos casos do Mac mini, Mac Pro ou Mac Studio, que utilizam telas externas, as causas adicionais incluem problemas na tela externa, no cabo de conexão com o Mac, na porta/conector do Mac ou da tela, ou na placa gráfica externa.

Ok, mas como resolver o problema de linhas na tela do Mac?

Antes de ir até uma assistência técnica, tente resolver por conta própria. Para ajudar nessa tarefa, fiz uma lista com dicas fáceis de seguir.

1. Primeiramente Reinicie seu Mac

Você já fez isso? Se ainda não, faça agora! Ao reiniciar o Mac, o sistema operacional “reseta’ a memória virtual, ou seja esta pode ser a forma mais fácil de resolver problemas desse tipo.

2. Em seguida Resfrie seu Mac

Caso o ambiente esteja muito quente ou você perceba um ruído elevado dos ventiladores, desligue seu Mac IMEDIATAMENTE e aguarde até que ele esfrie antes de ligá-lo novamente. Inclusive aqui no Super Apple já publicamos conteúdo relacionado a este tema, então clique aqui para ver!

3. Por fim Realize a execução de scripts de manutenção

Normalmente, o Mac aciona automaticamente os scripts de manutenção para limpar registros do sistema e arquivos temporários. No entanto, há a possibilidade de que esses scripts não sejam executados com a frequência necessária. Se as linhas na tela forem resultado de uma falha no software, a execução manual desses scripts pode resolver o problema.

A maneira mais simples de realizar os scripts de manutenção é delegar essa tarefa a um aplicativo dedicado, como o CleanMyMac X. Este aplicativo possui diversos módulos para manter o Mac livre de arquivos desnecessários, incluindo um módulo específico para manutenção. Neste módulo, é possível executar os scripts de manutenção com apenas um clique. Faça o download gratuito do CleanMyMac X aqui.

Solucionando Linhas na Tela do Mac: Dicas Práticas para Usuários Leigos

Você já se deparou com linhas na tela do seu Mac e ficou preocupado? Não se preocupe, pois nem sempre isso indica um problema grave. Embora desagradável, esse inconveniente pode ter diversas origens, algumas delas até mesmo passíveis de resolução por conta própria. Vamos abordar as causas mais comuns e fornecer dicas práticas sobre como lidar com essa situação.

1. Verifique a Conexão

Se as linhas aparecerem em uma tela externa, certifique-se de verificar as conexões em ambas as extremidades do cabo. Considere a possibilidade de trocar o cabo por outro, caso disponível, para descartar a hipótese de um cabo defeituoso.

2. Experimente com Outra Tela

Caso o problema esteja relacionado a uma tela externa, se possível, utilize outra tela para testar. Além disso, explore a opção de utilizar uma porta diferente, como mudar de DisplayPort para HDMI, para verificar se isso soluciona o problema.

Para continuar lendo e descobrir mais dicas úteis sobre como resolver o problema das linhas na tela do seu Mac, baixe nosso guia completo.

Lembre-se, se as linhas persistirem, pode ser necessário procurar assistência técnica profissional para avaliar questões de hardware mais complexas. Entretanto, ao seguir essas dicas simples, você poderá resolver o problema por conta própria em muitos casos.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.