fbpx

Bugs? Como Resolver Problemas no Mac com macOS Sonoma

 

Bugs? Como Resolver Problemas no Mac com macOS Sonoma

O macOS Sonoma é o mais recente sistema operacional da Apple que traz novos recursos e melhorias interessantes para o seu Mac. Mas, como qualquer nova atualização de software, ela pode vir com algumas falhas. Neste guia, abordaremos os problemas mais comuns do macOS Sonoma que os usuários enfrentam e forneceremos soluções para resolvê-los efetivamente.

Vale a pena atualizar para o macOS Sonoma?

Se você está planejando atualizar para o macOS Sonoma, ele está disponível como uma prévia inicial do desenvolvedor. O lançamento público oficial está agendado para meados do outono de 2023. No entanto, se você quiser experimentar os novos recursos antecipadamente (widgets no desktop e widgets do iPhone no Mac, a capacidade de usar qualquer site, como um aplicativo, Modo de Jogo e muito mais), você pode obter a versão beta do desenvolvedor gratuitamente agora.

Não recomendamos o uso de software beta no seu dispositivo principal, pois ele pode ter vários bugs e falhas que podem interromper severamente seu fluxo de trabalho. Há também o risco de potencial perda de dados. No entanto, se você mal pode esperar para experimentar os novos recursos do Sonoma, mostraremos como evitar a perda de dados e resolver os problemas mais comuns do macOS Sonoma conhecidos até agora.

10 problemas do macOS Sonoma e maneiras de corrigi-los

Desde que a Apple lançou a versão beta do macOS Sonoma, muitos usuários já acompanharam a atualização. E aqui está uma lista de problemas que eles relataram em seus testes e uso:

1. Problemas de download do macOS Sonoma

O problema de download do Sonoma é o primeiro e mais difundido problema que muitos usuários encontram. O download do macOS Sonoma travado, o download com falha e o download lento são comuns ao baixar a atualização do Sonoma. Você pode tentar as seguintes soluções para corrigir esses problemas irritantes:

Verifique seu espaço de armazenamento gratuito disponível

Certifique-se de que haja espaço em disco suficiente para a atualização do software. Para isso, primeiramente clique no menu Apple   > Ajustes do Sistema > Geral > Armazenamento. Deve haver até 40 GB de espaço livre. Não há espaço suficiente para Sonoma? Execute uma limpeza rápida do lixo do sistema com o CleanMyMac X para liberar muito espaço sem afetar seus dados. Dá uma olhada nesse tutorial onde mostramos o potencial do app.

Verifique sua conexão com a internet

Baixar uma atualização do macOS leva um tempo, e até mesmo a menor interrupção da rede pode interromper o processo. Recomendamos que você experimente o WiFi Explorer para analisar a estabilidade da sua rede e corrigir possíveis problemas.

Certifique-se de que os servidores da Apple estejam bem

Verifique a página de Status do Sistema da Apple para problemas no servidor. Você vê o ponto verde ao lado de “macOS Software Update?” Então está tudo bem. Qualquer outra cor indica um problema, o que significa que é melhor tentar baixar a atualização mais tarde.

Antes de atualizar para o macOS Sonoma, é uma boa ideia fazer backup de dados importantes em caso de perda de dados. O Get Backup Pro é um utilitário de backup confiável que garante que você não corra riscos ao instalar o macOS Sonoma ou qualquer outra versão do macOS. O Get Backup Pro permite que você crie backups e clones inicializáveis, para que você possa mover facilmente seus dados para uma unidade de backup se algo der errado. Você também obtém ótimos recursos, como compactação, agendamento de backup e a capacidade de selecionar arquivos específicos para backup.

2. Problema de instalação do macOS Sonoma

Depois de baixar o Sonoma para o seu Mac, agora é hora de instalá-lo. Se o seu Mac não atualizar para o Sonoma nesta fase porque a instalação falha, aqui está o seu plano de solução de problemas.

Verifique a compatibilidade

Descubra o seu modelo de MacBook acessando o menu Apple  > Sobre Este Mac. Lembre-se de que você pode executar o macOS 14 Sonoma nos seguintes Macs:

  • iMac Pro (2017 e posterior)
  • iMac (2019 e posterior)
  • Mac Pro (2019 e posterior)
  • Mac Studio (2022 e posterior)
  • MacBook Air (2018 e posterior)
  • Mac Mini (2018 e posterior)
  • MacBook Pro (2018 e posterior).

Reinicie no modo de segurança e tente novamente

Outro problema comum é quando a atualização aparece nas Configurações do Sistema. No entanto, ao tentar instalá-lo, você vê o erro “Gateway timed out”. Você pode tentar verificar sua conexão com a Internet e entrar no modo de segurança para resolver o problema “falha na instalação do macOS Sonoma”.

Veja como reiniciar no modo de segurança em um Apple Silicon Mac:

  1. Primeiramente desligue seu Mac
  2. Em seguida, ligue-o novamente mantendo pressionado o botão liga/desliga até ver a tela “Carregando opções de inicialização”
  3. Por fim escolha seu volume e, em seguida, mantenha pressionada a tecla Shift > Continuar no Modo de Segurança.

Como reiniciar no modo de segurança em um Mac baseado em Intel:

  1. Primeiramente desligue seu Mac
  2. Em seguida, ligue-o novamente enquanto pressiona e mantém pressionando Shift
  3. Depois de ver a tela de login, faça login e continue no modo de segurança.

Depois de reiniciar seu Mac no modo de segurança, tente instalar o macOS Sonoma mais uma vez.

Se você sofreu perda de dados durante o processo de instalação ou recuperação do MacOS Sonoma, o Disk Drill pode ser uma ferramenta valiosa para recuperar seus arquivos perdidos.

3. Problemas de configuração do Sonoma

Alguns usuários reclamam que encontram problemas de configuração – o Mac fica preso na tela de configuração após a atualização para o macOS Sonoma. Para resolver isso, tente os seguintes métodos:

  • Desligue e reinicie seu Mac
  • Reinicie seu Mac no modo de segurança, conforme descrito acima
  • Pule a assinatura com seu ID Apple clicando em Configurar Mais Tarde

4. Não é possível inicializar o Mac com sucesso após a atualização – Erro de inicialização do Sonoma

Se o seu Mac não inicializar depois de atualizar para o macOS Sonoma, a causa pode ser qualquer coisa, desde um problema de exibição trivial até problemas mais sérios, como um bloco de dispositivo. Abaixo estão alguns métodos simples de solução de problemas que podem ajudá-lo a inicializar seu Mac. Se eles não trabalharem, marque uma consulta no Genius Bar e deixe os especialistas darem uma olhada.

Certifique-se de que seu Mac esteja recebendo energia

Ao enfrentar problemas de inicialização do Sonoma, você não quer ficar preso em algo tão trivial quanto o poder. Então, vamos eliminar isso logo de cara. Aqui está o que você precisa verificar:

  • Seu Mac deve estar conectado e carregando
  • Seu cabo de alimentação e seu adaptador de energia devem estar funcionando corretamente. Tente substituí-los se tiver alguma dúvida
  • Seus acessórios podem estar causando problemas de inicialização, então é melhor desconectá-los enquanto seu Mac está inicializando.

Verifique sua configuração de exibição

Se você estiver usando mais de uma tela, pode ter um problema com a tela não mostrando nenhum sinal de inicialização (mesmo que seu Mac esteja realmente ligando). Neste caso, tente o seguinte:

  • Certifique-se de que seus monitores estejam conectados e ligados
  • Tente um adaptador diferente
  • Tente usar uma tela diferente
  • Desconecte e reconecte o cabo de vídeo.

Se você tiver uma configuração de vários monitores, confira o DisplayBuddy. É uma ótima ferramenta para manter suas configurações consistentes em várias telas e economizar tempo ao configurar seu espaço de trabalho.

5. Desconexão do Wi-Fi / problemas de não funcionamento

A desconexão do Wi-Fi é um problema frustrante que pode interferir na sua capacidade de navegar na web, transmitir vídeos ou realizar outras atividades on-line. Os usuários relataram casos em que sua conexão Wi-Fi cai inesperadamente ou falha ao estabelecer uma conexão estável após a atualização para o macOS Sonoma. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para solucionar e resolver o problema:

  • Certifique-se de que seu roteador Wi-Fi esteja ligado e funcionando corretamente
  • Certifique-se de que o Wi-Fi do seu dispositivo esteja ligado e conectado corretamente à rede
  • Reinicie seu roteador Wi-Fi e tente reconectar seu Mac
  • Aproxime-se do roteador Wi-Fi para melhorar a intensidade do sinal
  • Verifique se outros dispositivos podem se conectar à rede Wi-Fi. Caso contrário, pode haver um problema com o roteador ou provedor de serviços de internet
  • Esqueça a rede Wi-Fi no seu dispositivo e tente se conectar a ela novamente.

Espero que isso resolva seus problemas de Wi-Fi Sonoma.

6. Mac lento após a atualização para o macOS Sonoma

Notou uma lentidão no seu Mac com o novo macOS? Não se preocupe. Tente atualizar os aplicativos e fazer alguma manutenção.

Atualizar aplicativos

Muitos desenvolvedores já atualizaram seus aplicativos para serem executados no macOS Sonoma. Isso significa que você precisa instalar essas atualizações. Você pode fazer isso através da App Store (se tiver baixado os aplicativos da App Store) ou usar o recurso CleanMyMac X Updater para atualizar todos os aplicativos desatualizados de uma só vez de forma rápida e fácil.

Executar tarefas de manutenção

O CleanMyMac X tem um módulo de manutenção dedicado, para que você não precise se perguntar quais tarefas precisam ser feitas. Basta ir para Manutenção, escolher as tarefas recomendadas e clicar em Executar.

Corrigir um problema de indexação do Spotlight

Pode demorar um pouco para o Spotlight reindexar depois de atualizar (você saberá que está indexando quando vir a barra de progresso depois de clicar no ícone do Spotlight na barra de menus). Espere até que ele termine de reindexar – seu Mac provavelmente será mais rápido depois disso.

7. As baterias do Mac estão acabando rapidamente depois de executar a atualização do macOS Sonoma

Muitos usuários descobriram que suas baterias do Mac se esgotam rapidamente depois de executar a atualização do macOS Sonoma. O rápido consumo de bateria pode ser causado por erros do sistema e uso insalubre da bateria.

Para evitar um rápido consumo de bateria do Sonoma, siga as dicas abaixo:

Verifique os processos

Às vezes, um único processo pode ser o culpado por todos os problemas que você está tendo porque está usando muitos recursos.

Você pode tentar o Activity Monitor para entender o que está acontecendo com os processos no seu Mac.

Para acessar o Monitor de Atividade:

  1. No Finder, clique em Ir > Utilitários > Monitor de Atividades
  2. Clique duas vezes no aplicativo Activity Monitor para abri-lo
  3. Em seguida, clique na guia Energia
  4. Para classificar os processos pela quantidade de energia da bateria que eles consomem, clique na parte superior da coluna Impacto Energético
  5. Agora, você pode ver e escolher o processo que consome uma parte significativa da energia total
  6. Para interromper o processo, clique nele e, em seguida, clique em X na barra de ferramentas. Clique em Sair para confirmar a ação.

Embora o Activity Monitor normalmente mostre aplicativos “com vós com recursos”, ele não lhe dá controle sobre esses aplicativos. O Endurance, por outro lado, pode identificar e desativar aplicativos famintos por bateria, colocando-os em repouso quando não estão em uso.

Com esta ferramenta, você pode deixá-la fazer todo o trabalho por você, em vez de verificar o Monitor de Atividade e procurar aplicativos famintos de energia por conta própria.

Saia dos aplicativos não utilizados

O próximo passo para resolver o problema de consumo de bateria do macOS Sonoma é garantir que nenhum aplicativo desnecessário esteja sendo executado no seu Mac.

Para forçar o encerramento dos aplicativos, escolha o menu Apple > Forçar Encerrar. Isso abrirá uma nova janela com todos os aplicativos. Escolha o(s) aplicativo(s) que deseja sair e clique em Forçar Encerrar.

Você pode querer saber uma maneira melhor de fazer isso. O QuitAll dá acesso a todos os aplicativos em execução no seu Mac por meio de um menu suspenso visual na barra de menus e permite que você feche todo ou qualquer aplicativo selecionado com um único clique.

Dessa forma, você também pode forçar o encerramento de aplicativos em segundo plano, o que pode ser complicado de encerrar de outra forma.

Atualizar aplicativos

Também é uma boa ideia atualizar seus aplicativos. Você pode fazer isso através da App Store (se tiver baixado os aplicativos da App Store) ou usar o recurso CleanMyMac X Updater para atualizar todos os aplicativos desatualizados de uma só vez de forma rápida e fácil.

8. Cooler do Mac alto após a atualização para o macOS Sonoma

Após a atualização para o macOS 14 Sonoma, os usuários relataram aumento das temperaturas e da atividade dos ventiladores. Esse aquecimento excessivo pode causar desconforto e possíveis problemas de hardware.

Primeiro de tudo, certifique-se de que as aberturas ou ventiladores de resfriamento do seu Mac não estejam bloqueados ou entupidos com poeira. Limpe-os cuidadosamente para garantir uma boa circulação de ar. Além disso, evite usar seu dispositivo em superfícies macias, como travesseiros ou cobertores, pois eles podem restringir o fluxo de ar e contribuir para o superaquecimento.

Em seguida, siga as etapas da seção acima (consulte a Edição 7).

9. macOS Sonoma congelando e travando

O desempenho estável é fundamental para que você possa fazer seu trabalho sem se preocupar que seu Mac falhe a qualquer momento. A maioria das falhas e congelamentos é causada por aplicativos e programas que estão desatualizados ou incompatíveis com o macOS Sonoma.

Se você perceber que certos aplicativos continuam travando após a atualização, use o CleanMyMac X para atualizar esses aplicativos em massa (CleanMyMac X > Updater). Se isso não ajudar, desinstale os aplicativos que são incompatíveis com o Sonoma (CleanMyMac X > Desinstalador). Ainda não está pronto para se livrar deles? Em seguida, tente uma redefinição (CleanMyMac X > Desinstalador > clique no aplicativo > clique e segure no menu ao lado do nome do aplicativo > escolha Redefinir).

10. Widgets do iPhone em problemas do Mac

Um dos novos recursos mais importantes do macOS Sonoma é “Widgets on the Desktop”.

No entanto, ainda existem alguns bugs nesse recurso, como widgets que ficam presos no carregamento, widgets carregando lentamente, widgets que se recusam a atualizar o conteúdo, produção de extensões de widgets que desistindo inesperadamente, etc.

Por isso para corrigir esse problema, é melhor você excluir o widget e adicioná-lo novamente. Entretanto, se isso não resolver o problema, você pode tentar o WidgetWall. O aplicativo oferece opções avançadas de personalização, incluindo mais controle sobre como os widgets aparecem, são posicionados e se comportam.

O WidgetWall também fornece uma extensa biblioteca de widgets especializados além dos disponíveis no Sonoma, expandindo suas opções.

Como relatar um bug do macOS Sonoma?

Por fim, se você encontrar problemas e bugs de atualização do Sonoma, é importante denunciá-los à Apple. Então visite o site oficial da Apple ou use o aplicativo Feedback Assistant para enviar informações detalhadas sobre o problema que você encontrou e ajudar a Apple a melhorar futuras atualizações.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.