4 Dicas Simples de Manutenção no Mac

4 dicas simples de manutenção no Mac

4 dicas simples de manutenção no Mac

Além de ser um excelente computador o Mac dificilmente nos traz problemas, o que é muito bom né? Infelizmente isso não significa que devemos ignorar inteiramente a manutenção do sistema, que deve ser realizada com certa freqüência. Cuidados com Cookies e dicas para melhorar o desempenho do Mac são alguns dos muitos artigos que escrevemos para orientar os usuários a melhorar sua experiência com o Mac, não deixe de ver. Desta vez vamos te ensinar 4 dicas simples de manutenção no Mac, elas te ajudarão a manter seu Mac rodando muito bem. Vamos lá?

Veja também

Mão na massa!

1. Execute o Utilitário de Disco

O Utilitário de Disco está incluído em todos os Macs e pode ser encontrado nas pasta /Aplicativos/Utilitários.

4 dicas simples de manutenção no Mac

“Rodar” o Utilitário de Disco uma vez por mês é um excelente procedimento, principalmente por que é possível Reparar Permissões do Disco,  que age como “Primeiros Socorros”.

  • Reparar Permissões do Disco
Esta é uma boa prática, mas nunca é a solução para todos os nossos problemas, no entanto, ainda é um bom procedimento e deve ser executado periodicamente, principalmente depois de instalar ou desisntalar vários aplicativos no seu Mac.

4 dicas simples de manutenção no Mac

2. Limpe a área de trabalho

Acredite ou não, ter um monte de arquivos na área de trabalho vai diminuir o desempenho do seu Mac. Essa desaceleração é menos perceptível nos Macs mais novos, mesmo assim isso ainda acontece. Cada arquivo e sua visualização de ícone consome memória RAM e recursos do processador. A melhor solução é ter o hábito de arquivar seus arquivos fora do ambiente de trabalho e em pastas apropriadas. Se você não pode perder tempo direcionando os arquivos recomendamos simplesmente pegar todos os arquivos e movê-los em um único diretório para lidar com eles mais tarde.

4 dicas simples de manutenção no Mac

3. Faça backups regularmente

Realizar backups regulares é essencial para todos usuários de computadores, e com o usuário de Mac não poderia ser diferente. Você vai ser capaz de se recuperar rapidamente acidentes com seu Mac e ainda vai ter acesso a seus dados a qualquer momento de qualquer dispositivo. De longe, a mais simples solução de backup para Mac é o Time Machine. Clique aqui para saber como fazer backup com o Time Machine.

4. Mantenha o software do seu Mac atualizado

Manter o software do seu Mac atualizado é de extrema importância. As atualizações podem trazer correções de bugs, melhorias gerais de recursos, e correções de segurança, e é tão fácil de fazer que não há desculpas para não realizá-las.  Para atualizar seu Mac clique no menu Apple  > Atualização de Software

4 dicas simples de manutenção no Mac 

Considerações finais

Infelizmente estas dicas não resolvem todos os nossos problemas, porém podem eliminar e ajudar um técnico no diagnóstico do computador com defeito. De qualquer forma é super recomendado seguir esses passos para manter uma boa saúde técnica do seu Mac. Aproveite as dicas, divirta-se com seu Mac e não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais, ok?

Facebook | Twitter | Youtube

Forte abraço e até a próxima : )

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.