10 Dicas Para Novos Usuários de Mac – O Guia Absolutamente Completo
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

10 Super Dicas Para Novos Usuários de Mac!

Entenda por que seu Mac faz muito mais…

Quando o assunto é mobile, sabemos que a Apple ocupa uma lugar de destaque no mercado mundial.

Um dos principais motivos para isso é o iOS, sistema operacional que roda no iPhone, iPad e iPod Touch.

No mercado de computadores a história é um pouco diferente, mas mesmo assim a Apple vem ganhando seu espaço e cada dia mais novos usuários adotam o Mac como computador pessoal, principalmente quando esses usuários já utilizam iPad ou iPhone.

Se você já passou da fase dos novos usuários de Mac veja o artigo 7 simples passos para você dominar seu Mac [Garantido]

O Mac é o nome dado aos computadores produzidos pela Apple Inc. São eles: Macbook, Macbook Pro, Macbook Air, iMac, Mac Pro e Mac mini.

 

 

Para Quem Este Artigo foi escrito?


me-ajuda-super-Apple

Tenho contato com muitos usuários iniciantes de Mac, o que é muito bom, pois é um sinal de que minha empresa de suporte e treinamento Apple tem alcançado cada vez mais pessoas.

Isso também me mostra, que mesmo com os altos preços praticados pela Apple, muitas pessoas estão migrando do PC para Mac.

Notei que esses novos usuários de Mac tem uma dificuldade em comum: manter a mesma produtividade que tinham no PC. 

Isso acontece por que o Mac OS, sistema operacional dos computadores da Apple, é bem diferente se comparado com o Windows, sistema operacional na Microsoft e que roda na maioria dos PCs comercializados hoje.

Pensando em resolver este problema, decidi consolidar as TOP 10 dicas de Mac para novos usuários neste artigo. Todo conteúdo aqui apresentado foi desenvolvido com o objetivo de resolver possíveis problemas que você pode ter, caso também esteja vindo do Windows para o Mac.

Este artigo foi escrito para:

  • Pessoas que estão pensando em comprar um Mac;

  • Pessoas que compraram um Mac recentemente, e não sabem por onde começar;

  • Pessoas que compraram um Mac a algum tempo, mas que estão com dificuldades de utiliza-lo.

Espero que estas dicas sejam úteis para você. Ao final não esqueça de deixar seu comentário, e quem sabe compartilhar nas redes sociais : )

 

Mão na Massa!


10 Dicas Para Novos Usuários de Mac - O Guia Absolutamente Completo

Como NÃO poderia deixar de ser, é hora de por a mão na massa. Todos os itens que abaixo disponibilizo podem (e devem) ser aplicados de forma prática, por isso recomendo que você vá praticando conforme vai avançando na leitura.

Se você tiver alguma dúvida, escreva-a no campo de comentários no final desta página ou se preferir envie-me um email, que assim que possível responderei.

Veja abaixo, as 10 Melhores Dicas para novos usuários de Mac!

 

1. Rode Programas do Windows no Mac


 

bootcamp-no-mac-10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac

Um dos principais motivos pelo qual usuários de Windows não mudam para Mac, é a insegurança e medo de o Mac não rodar aplicativos Microsoft, principalmente aqueles que rodam em ambiente corporativo e que seus desenvolvedores nem sonham em reescreve-los ou adapta-los para Mac.

A boa notícia é que é possível rodar aplicativos Windows no Mac sem grandes dores de cabeça. De fato, uma das grandes vantagens do Mac OS X é a possibilidade de rodar não só aplicativos mas o toda a plataforma Microsoft Windows.

Basicamente existem 3 formas diferentes de rodar aplicativos do Windows no Mac, conheça abaixo:

► Boot Camp 

bootcamp-no-mac-10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac

O Boot Camp permite que você instale uma versão completa do Windows no HD do Mac, permitindo que você tenha dois sistemas operacionais mesmo computador.

Funciona assim: Ao ligar o Mac você terá que pressionar a tecla option, então aparecerá a imagem acima. A vantagem é que mesmo após o BootCamp, ambos os sistema funcionam 100% já a  desvantagem é que depois de instalar o Windows no seu Mac você terá a opção de iniciar apenas um dos sistemas.

Para você ter uma idéia de como o Boot Camp funciona, veja o vídeo abaixo. Em inglês.

 

► Virtualização

como usa o parallels no mac windows no mac dicas de mac

Virtualização é a uma técnica que permite rodar um sistema dentro de outro. No nosso caso, seria rodar o Windows dentro do Mac. Na prática o Windows se torna um aplicativo que pode ser aberto clicando em um ícone no Dock do Mac.

Para instalar e virtualizar o Windows dentro do seu Mac você vai precisar ter um aplicativo de virtualização. Esse aplicativo será o responsável por fazer a integração entre o Mac e o Windows, permitindo que você instale seus aplicativos diretamente no Windows.

Para virtualizar o Windows no Mac sempre recomendo esses três aplicativos:

aplicativos de virtauzliacao 10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac-2

Parallels Desktop: sem dúvida uma dos melhores aplicativos de virtualização, que garante um bom desempenho, tanto para o Mac como para o Windows dentro do Mac. Ele custa cerca de $ 80.

VMWare: Também é um excelente app, talvez um pouco menos que o Parallels. Custa cerca de € 120

Virtualbox: Esse cara é interessante, pois mesmo sendo gratuito, não deixa a desejar se compararmos com os dois anteriores. O único problema, no meu ponto de vista, é a falta de um bom suporte pós instalação. Clique aqui para baixa-lo.

► Emuladores

bootcamp-no-mac-10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac

Os Emuladores são diferentes do Boot Camp, que divide o HD do Mac em dois sistemas e dos Virtualizadores, que instalam um sistema sobre outro sistema.

Eles são softwares instaláveis no Mac OS X e que não dependem de uma versão do Windows para funcionar. Na prática, você pode instalar o software da sua empresa diretamente no Mac, dentro do emulador.

Alguns sugestões de emuladores:

dicas de mac

► CrossOver

CrossOver é um aplicativo pago, que felizmente oferece um teste gratuito. Antes de comprá-lo baixe aqui uma versão de teste e veja se realmente funciona com o aplicativo Windows que você precisa utilizar no Mac. Infelizmente não há garantias de que vai funcionar.

No site do desenvolvedor você pode ver uma lista de programas que funcionam bem em CrossOver.

► Wine

É uma espécie de camada que permite rodar aplicativos Windows em outros sistemas operacionais, como o Mac OS.

Essencialmente, o Wine é uma tentativa de reescrever o código do Windows para que aplicativos que rodam nesses códigos funcionem no Mac OS, sem a necessidade de instalar o Windows no Mac. Infelizmente, ainda há muitos bugs, mas não custa tentar, afinal ele é grátis. Clique aqui para baixar o Emulador Wine no seu Mac.

Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto, não deixe de ver o artigo Como rodar programas Windows no Mac, que criamos aqui no Blog.

Veja Também:

 

2. Transfira Seus Arquivos do PC para o Mac


10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac-2

Como transfiro meus arquivos do PC para o Mac?

Com certeza esta é uma das perguntas mais feitas quando compramos um novo computador.

É muito comum que novos usuários de Mac sintam a necessidade de transferir suas informações de um computador para outro. O ruim é quando fazem isso através de pendrives, HD’s externos ou DVD’s de backup, pois além de ter o trabalho manual terão que se certificar de que nada ficou para trás.

Para resolver este problema a Apple criou uma solução, que além de ser fácil de usar, já vem pré-instalada no seu Mac. Estou falando do Assistente de Migração, uma das grandes sacadas da Apple. Se você não conhece, não se preocupe, você não está sozinho.

10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac-2

Se você não quer ter todo esse trabalho veja o artigo Como transferir informações do PC para o Mac.

 

 

3. Faça Backup do Seu Mac. Sempre!


 dicas de mac

 

Com certeza manter o backup do Mac atualizado é a coisa mais importante que você deve fazer.

Sempre bato nesta tecla por que na minha empresa de suporte e treinamento Apple sempre vejo pessoas perdendo arquivos e dados importantes, só por não terem um arquivo de backup. Infelizmente muitos usuários sequer possuem um backup inicial.

O assunto é tão sério que recentemente fiz um vídeo, que cuidadosamente chamei de Backup do Mac: Guia Prático do Usuário. Nele ensinei o passo-a-passo para ter um backup saudável do seu computador. Clique no vídeo abaixo para assistir:

Então lembre-se: Fazer backups periódicos do seu Mac é fundamental ok?

 

 

4. Limpe o Sistema do Seu Mac Para Evitar Que Fique Lento – Obrigatório


 

Quando ligamos um novo Mac pela primeira vez, logo notamos que ele é muito rápido. O problema é que com o passar do tempo ele tende a ir ficando lento, seja para abrir uma página da internet ou iniciar o sistema.

Infelizmente é inevitável que seu Mac fique lento com o tempo. Isso acontece por uma série de fatores, a começar pelo próprio uso cotidiano, considerando a instalação de aplicativos.

Pode ser que você já esteja passando por isso. Se esse for o seu caso, veja este artigo para ver os detalhes de como resolver esse problema.

Basicamente, para resolver esse problema, há duas soluções básicas:

► Formate seu Mac uma vez no ano

Formatar significa que você deve zerar o HD do seu Mac, fazendo com que ele volte as suas configurações de fábrica. Sei que isso é chato, mas é só para garantir que seu desempenho não vai caindo aos poucos sem você notar.

Para formatar seu Mac do zero, você vai precisar criar um disco de instalação em um pendrive de 16GB. Lembre-se de fazer o backup total, antes de formatar seu Mac.

► Instale o CleanMyMac.

Sabe aqueles aplicativos mágicos que resolvem um baita problema? Pois é, esse cara é o CleanMyMac.

Com o CleanMyMac, eu mesmo faço a manutenção dos meus computadores, e o que é melhor, tudo pelo software de forma fácil e prática. O CleanMyMac resolve esse problema sem a necessidade da (chata) formatação frequente. Clique aqui para baixar.

 

 

5. Manutenção do Mac


10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac

O Mac é um excelente computador, isso não significa que você estará totalmente livre de problemas. Realizar pequenas manutenções podem evitar futuras complicações. Mas não se preocupe, não estou falando para você comprar uma caixa de ferramentas para abrir o hardware do seu Mac.

Para você começar a se ambientar melhor no seu Mac a Apple publicou o Guia Rápido de Manutenção do Mac, que é frequentemente atualizado, são eles:

► Mantenha seu Mac atualizado;

► Organize e nomeie seus arquivos; Inclusive já escrevi um artigo sobre o tema aqui. 

Faça backup do seu Mac regularmente; Conforme mencionei acima

Compacte arquivos pouco usados se precisar de mais espaço em disco; 

Limpe seu Mac; Clique aqui para ver o guia oficial “Como Limpar os Produtos Apple”.

Minhas Sugestões


dicas de mac

Particularmente eu acrescentaria mais alguns itens nesta lista:

► Instale o Gemini: O Gemini elimina arquivos duplicados, o que é muito comum em fotografias. Clique aqui para baixar

Instale aplicativos com segurança; Neste vídeo ensino como fazer

Sempre libere espaço no disco do seu Mac; Eu utilizo o CleanMyMac, que tem se mostrado muito útil nesta tarefa. No vídeo abaixo mostro como eu libero espaço no HD do meu Mac, espero que seja útil para você : )

 

 

6. Organize Seus Arquivos no Mac Utilizando o Finder


Dicas de Mac

Sem dúvida a organização é uma das maiores dificuldades de um novo usuário de Mac. Talvez o motivo seja a diferença na usabilidade, que além de prejudicar a organização de arquivos também afeta diretamente na produtividade.

Pensando em resolver este problema, gravei uma vídeo aula onde te mostro como funciona a hierarquia de pastas do Mac. Tenho certeza que esse vídeo vai te ajudar a se organizar melhor no Mac.

 

 

 

7. Utilize Várias Áreas de Trabalho


 

Dicas de Mac

Um dos recursos mais interessantes do Mac OS chama-se Mission Control ou o antigo Spaces. 

Gosto tanto desse recurso que também gravei uma vídeo-aula exclusiva demonstrando esse recurso, que pode fazer toda a diferença no uso do seu Mac. Divirta-se : )

 

 

 

8. Configure o Gmail no Mac


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os serviços da Apple e Google funcionam muito bem juntos, inclusive já ensinamos como sincronizar o Google Calendário no iCal do Mac.

Dentre as vantagens de se usar os serviços do Google Gmail no Mac está a sincronização de email, notas, lembretes e calendários. No artigo Como usar o Gmail no Mac você aprenderá a integrar os serviços da gigante das buscas.

9. Como fechar programas no Mac


Devido ao sucesso do artigo Como iniciar programas no Mac, resolvemos escrever outro artigo, desta vez vamos ensinamos como fechar programas no Mac.

10. E se eu precisar do Control + alt + del?


É verdade que as vezes o Mac falha, mas nem sempre a culpa é da Apple, uma vez que esse problema pode estar limitado a uma única aplicação, em vez de todo o sistema.

Diferente do Control + alt + del do Windows o Mac utiliza o recurso command + alt + esc

Dúvida? Veja o artigo: O que fazer quando o bolinha colorida trava um aplicativo no Mac.

Bônus: Veja o vídeo 10 Dicas de Mac para novos usuários


E como não poderia deixar de ser, neste vídeo você vai aprender 10 Dicas que todo novo dono de Mac precisa saber. Entenda por que seu Mac faz muito mais!

Considerações finais

Ainda temos muitas outras dicas para oferecer, mas ficaríamos horas escrevendo : ) De qualquer forma, os próximos artigos te ajudarão a melhorar no uso do seu Mac, iPad ou iPhone. Fique ligado no blog do Super Apple e não deixe de segui-lo nas redes sociais ok?

Facebook | Twitter | Youtube

APRENDA MAC EBOOK

Junte-se a mais de 50.000 leitores inteligentes!

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com o seu Mac e iPhone (é grátis)!!

setas-png

  • Pingback: Mac para iniciantes - Aprenda Mac em 30 Minutos()

  • Pingback: Infográfico - 5 Erros Comuns Que Todo Novo Dono de Mac()

  • Pingback: 5 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac - Blog do Super Apple()

  • Dener De Oliveira

    A questão é a seguinte. Eu tenho um Macbook A1342, e quando fui procurar por atualizações do sistema, ele até encontra, mas quando baixa todo o programa precisa reiniciar…. ao fazer isto o computador ameça reiniciar mas fica na tela com o tema e o cursor do mouse e não acontece mais nada, por mais que eu espere.

  • Olá Dener, tudo bem? Qual é a versão de sistema que está no seu Mac?

    Se ele encontra, baixa mas não instala, há chances de o problema estar no HD do seu computador. Uma boa opção é reinstalar o sistema do zero. Se ele não conseguir concluir a instalação, realmente o problema estará no hardware… Mas NÃO ESQUEÇA de fazer o BACKUP antes de qualquer ação, ok?

    Se precisar de ajuda, nos envie um email > blogdosuperapple@gmail.com Oferecemos este serviço a distância!

    Espero ter ajudado

    Forte abraço

  • Ana Sousa

    Olá Paulo!

    Comprei um macbook air 128 GB porque trabalho com tomografia e uso o Osirix HD pra converter arquivos DICOM em imagens 3D através deste programa, que só roda em Apple. Na verdade, comprei o Osirix e comecei a usar no iPad, mas depois da compra descobri que teria de comprar outros itens dentro do aplicativo para reconstruir as imagens em 3D. Enfim, achei melhor comprar o macbook pra concentrar todos os trabalhos em um único computador, mas não sei como transferir o aplicativo do iPad para o macbook, além do que vez por outra eu desligo o macbook, (ou pelo menos acredito que desliguei… Rsrs…), e depois de desligado ele aquece pra caramba! Tem como você me dar uma força?