7 Dicas Para Você Dominar Seu Mac – Garantido!

Conheça os passos iniciais para aprender como usar seu computador apple, mesmo que você seja absolutamente iniciante!

Você gostaria de dominar seu Mac? Eu imagino que a resposta seja sim, certo? Entretanto, é bem provável que você ainda não consiga, isso por que o macOS, sistema operacional no iMac, MacBooks, MacMini e MacPro, é muito grande e com inúmeros recursos disponíveis.

Mas não se preocupe, este artigo servirá como um super guia prático para você tirar o máximo do seu Apple. Inclusive, você terá imagens ilustrando os passos que deve fazer para entender e dominar seu Mac de uma vez por todas. Antes de começarmos é importante entendermos o que realmente veremos neste artigo:

 

  • Organização de Arquivos
  • Navegação na internet
  • Email
  • Fotos
  • Filmes
  • Música
  • Segurança

 

Para quem preparamos este material

Este material foi desenvolvido para pessoas que usam o Mac, mas entendem que não conseguem explorar todos os recursos. Se você se identifica, vá em frente, este tutorial tem tudo para te ajudar! Pronto para dominar seu Mac? Continue lendo este artigo e veja os 7 passos para isso!

 

👉  Veja também: 7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

 

 

1. Organização de Arquivos

Sabe aquele carinha sorridente que fica no canto inferior esquerdo do Dock? Pois é, ele se chama Finder e funciona exatamente como o Windows Explorer.

Ele é responsável por organizar absolutamente tudo no seu Mac, seja arquivos, aplicativos da Mac App Store, arquivos de programas ou mesmo emails. Aqui no Blog já falei bastante sobre o Finder, inclusive ensinei como alterar o tamanho dos ícones na janela do Finder. Veja abaixo alguns aspectos mais importantes da Janela do Finder.

 

👉 Clique aqui para assistir uma aula completa do Finder

 

Aproveite e veja como aprender usar seu computador Apple do zero, em apenas 30 minutos! Clique aqui para acessar nosso tutorial completo!

 

 

 

2. Navegação na internet

Sem dúvida, uma das tarefas que mais realizamos no computador (não só no Mac) é navegar na internet. O Mac é compatível com praticamente todos os navegadores disponíveis no mercado. Por padrão a Apple disponibiliza o Safari, que é o programa utilizado para navegar na internet através do Mac. Ele é representado pela pequena bússola azul.

Como o Safari é nativo, ou seja, faz parte do sistema do Mac, ele tende a funcionar melhor do que outros navegadores. Há diversos recursos do Safari, é por isso que vamos deixar os conteúdos que disponibilizamos aqui no blog do Super Apple.

 

 

Veja estes materiais, e tenha muito mais produtividade na sua navegação na internet do Mac.

 

 

 

3. Envie e receba email no Mac

Enviar e receber emails no Mac também é outra tarefa muito utilizada no Mac. Embora muitos donos de Mac utilizem os serviços de Webmail, muitos outros continuam utilizar o app Mail do Mac.

 

O App Mail é o programa nativo de envio e recebimentos de mensagens no Mac. Com o Mail do Mac é possível configurar diversas contas de email simultaneamente, conforme já ensinei neste artigo.

 

Recentemente escrevi um artigo ensinando 5 Super Dicas Para o Mail do Mac, olha só o que você vai aprender neste artigo:

 

Com o Mail é possível enviar mensagens personalizadas, conforme escrevi neste post. Ah e uma última coisa. Você sabia que dá pra enviar um site por email utilizando o Mail do Mac?

 

 

 

4. Fotos no Mac

Com tantas redes sociais, talvez este seja o tema mais esperado de todos : ) Trabalhar com fotos do Mac é simples! Para isso você pode utilizar o Fotos, aplicativo que permite organizar, editar e compartilhar fotos.

 

 

Claro que falar superficialmente do Fotos não fará você dominar seu Mac, por isso veja abaixo alguns artigos que escrevi a respeito. Se você costuma tirar milhares de fotos utilizando o iPad, iPhone e câmera digital recomendo que crie uma segunda biblioteca de fotos no Mac, conforme ensinei neste artigo.

 

 

 

5. Filmes no Mac

Seja através de smartphone, câmera digital ou filmadora, o fato é que sempre realizamos nossas filmagens. O problema é que com o tempo o espaço livre no disco do Mac tende a diminuir, isso por que filmes ocupam muito espaço, principalmente as filmagens no formato 4K.

 

 

Não podemos esquecer das filmagens dos nossos momentos né? Seja um aniversário, casamento ou mesmo um churrasco, sempre capturamos excelentes momentos que podem ser editados no iMovie, app de organização, edição e compartilhamento de filmes. Para te ajudar a editar estes filmes, assista a videoaula completa do iMovie, com certeza vai fazer muita diferença no seu dia a dia.

 

6. Música no Mac

Não seria possível Dominar seu Mac se isso não incluisse trabalhar com música!

No Mac você pode fazer praticamente tudo que for relacionado a música e não é atoa que o iPod foi o responsável pela disseminação do MP3. No Mac você pode baixar, organizar, editar e até compartilha-las. Para isso você pode utilizar basicamente dois aplicativos: iTunes e Garage Band. A diferença entre eles é simples, o iTunes permite que você organize, compre ou baixe de CD/DVD suas músicas e filmes. Gosto tanto do iTunes que escrevi alguns artigos a respeito dele:

Aqui no blog também a repetir a execução de músicas e como adicionar músicas no iPad e iPhone sem a necessidade de conectar fios. Quanto ao Garage Band, se você tem interesse em aprender a editar ou criar músicas, é ideal para isso. Não deixe de ver o guia oficial completo aqui.

 

 

7. Segurança

Como você deve saber, trabalhei na Apple e hoje sou consultor de tecnologia. Trabalho oferecendo suporte e treinamento para usuários Apple. Uma das perguntas mais frequentes dos meus clientes é o Mac precisa de anti-vírus? A resposta é não necessariamente, mas se você utiliza transações financeiras ou transmite informações sigilosas pela rede, é recomendado que sim! Neste caso, considere a utilizado de um Internet Security ao invés de só o anti-vírus.

Veja abaixo alguns artigos que escreve sobre segurança no Mac.

É possível que seu Mac esteja lento, se este for seu caso, não se preocupe é pouco provável que um vírus infecte seu Mac e o deixe lento. De qualquer forma veja este arquivo com 5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac Lento.

Considerações Finais

Estes são apenas 7, de muitos passos para dominar seu Mac. Lembre-se que o importante é começar com um objetivo bem traçado. Não se preocupe em querer aprender TUDO sobre o Mac, talvez você não precise, explico: Imagine que você é um médico e que utiliza seu Mac no trabalho ao atender seus pacientes. Para seu uso o Mac precisa ter funções especificas, como um aplicativo para gerenciar atendimento e pacote Office, basicamente. É possível ainda que você utilize algum app para edição de filmes como iMovie. Analisando este cenário, eu não recomendaria que você aprendesse a edição de música com Garage Band ou ProTools, software profissional de edição da Apple.

Em resumo, o que realmente importa é utilizar o máximo do computador dentro das suas necessidades. Eis os primeiros passos para Dominar seu Mac : )

Se você chegou até aqui, é sinal que gostou do conteúdo. Por isso quero agradecê-lo pelo tempo em que passamos aqui.

Conte comigo sempre que precisar! Forte abraço e até a próxima.