USB Não Funciona no Mac? Saiba o Que Fazer!

 

A porta USB não Funciona no Mac? Saiba Como Resolver!

Se você chegou até aqui, provavelmente está com um problema para utilizar uma porta USB no Seu Mac. Primeiramente, saiba que vamos fazer o possível para te ajudar com este problema, por isso veja o tutorial até o final.

As portas USB de um MacBook podem parar de funcionar ou não responder devido a vários motivos, desde pequenas falhas técnicas e configurações incorretas da porta USB até outros motivos.

Siga os passos abaixo para resolver o problema!

 

Desligue e Reinicie seu Mac

Em muitos casos, o problema com as portas USB acontecem devido a pequenas falhas de software. Por isso, antes de qualquer coisa é necessário reiniciar o computador.

Para reiniciar (ou desligar) Seu Mac clique no menu Apple  e escolha a opção desejada.

 

 

Após reiniciar seu Mac, você pode se surpreender ao ver a porta USB inativa funcionando corretamente.

 

Conecte outro dispositivo USB

Certifique-se de que o problema esteja realmente na porta USB. Para confirmar, conecte outro dispositivo à porta USB e veja se está funcionando. Se o novo dispositivo também não conectar, confirma que o problema está na porta USB.

 

Verifique as preferências da USB

Se você já tentou os passos anteriores e ainda não obteve sucesso, não desista! Agora vamos testar algumas soluções através do software, de acordo com alguns procedimentos oficiais Apple. Como resultado esperamos resolver o problema da USB que não funciona no Mac.

Primeiro, clique sobre o Finder (a pequena carinha sorridente) para ativar seu menu. Em seguida clique em Finder, depois Preferências. Perceba que de acordo com a imagem abaixo, as opções de Preferências serão exibidas, ative a opção Mostrar Discos na Mesa na aba Geral.

 

Utilize o Forçar Encerrar

Pressione as teclas Command + Option + ESC ao mesmo tempo e isso abrirá uma pop-up com todos os apps em execução. Encerre aplicativos que estejam atrapalhado na solução do problema.

Se preferir, pode acessar nosso tutorial completo : Como Fazer Control Alt Del no Mac; Passo a Passo

Você também pode usar Command + A para selecionar todos os aplicativos abertos, depois encerra-los rapidamente.

 

Redefina a NVRAM/PRAM

A NVRAM (RAM não volátil) e a PRAM (Parameter RAM) armazenam as preferências e configurações do usuário no seu Mac e redefini-las pode ser a solução para os problemas com a porta USB.

As etapas para redefinir a NVRAM/PRAM são fáceis, mas variam, dependendo se o seu Mac é alimentado pelo processador Intel, pelo processador M1 da Apple e também se o seu Mac está equipado com o chip de segurança Apple T2.

Você pode encontrar as etapas para Redefinir PRAM/NVRAM para todos os Tipos e Modelos de Mac neste guia: Como Redefinir NVRAM ou PRAM no Mac.

 

Redefina a SMC

Às vezes, o problema acontece devido a uma alteração ou corrupção nas Configurações do Sistema e isso pode ser corrigido Redefinindo a SMC. No entanto, as etapas para redefinir o SMC variam, dependendo do tipo e modelo do seu Mac e se ele possui ou não um chip Apple T2 Security.

Você pode encontrar as etapas para Redefinir SMC em todos os Tipos e Modelos de Mac neste guia: Como Redefinir SMC no MacBook, Mac Mini e iMac.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.