Microfone do Meu iPhone NÃO Funciona! Saiba Como Resolver

Microfone do Meu iPhone NÃO Funciona! Saiba Como Resolver

Tentar ter uma conversa quando o microfone do seu iPhone não está funcionando corretamente é bem frustrante. Se a outra pessoa não consegue ouvi-lo, as chamadas são confusas ou a Siri não consegue entender seus comandos, veja aqui está como solucionar problemas de um microfone do iPhone e fazê-lo funcionar novamente.

Razões pelas quais o microfone do seu iPhone não está funcionando

Há muitas razões pelas quais o microfone do iPhone pode não estar funcionando. Primeiramente é preciso considerar que o problema pode ser o Bluetooth ou relacionado ao aplicativo, o iOS está desatualizado ou algo está bloqueando ou interferindo no microfone e impedindo que ele seja executado normalmente. Além disso o problema exato só se revela através de sua correção correspondente.

Como consertar um microfone do iPhone que não está funcionando

Siga estas dicas de solução de problemas na ordem listada para diagnosticar o problema e fazer seu iPhone funcionar novamente.

1.  Reinicie o iPhone. Primeiramente reiniciar seu iPhone pode resolver muitos problemas, incluindo falhas no microfone.

2. Verifique se há aberturas bloqueadas. Todos os iPhones têm pelo menos três microfones. Então verifique as aberturas do microfone inferior, frontal e traseiro para garantir que essas aberturas não estejam cobertas, bloqueadas ou obstruídas de forma alguma.

3. Remova o protetor de tela ou a capa. Mesmo que seu protetor de tela ou capa não esteja bloqueando nenhuma abertura do microfone, ele ainda pode interferir no microfone. Por isso remova o caso e veja se isso resolve o problema.

4. Desconecte todos os acessórios. Desconecte todos os acessórios (como fones de ouvido Bluetooth, fones de ouvido e fones de ouvido) conectados ao telefone e use o microfone novamente para ver se funciona. Mas

5. Experimente um novo fone de ouvido. Fones de ouvido defeituosos ou baratos são muitas vezes o culpado quando um microfone não está funcionando. Use um fone de ouvido novo ou um par de fones de ouvido e veja se ele resolve o problema.

6. Reinicie os aplicativos de comunicação. Se o microfone não funcionar com aplicativos específicos, como WhatsApp e Skype, feche o aplicativo e abra-o novamente.

7. Dê acesso ao microfone aos aplicativos. Se você usar um aplicativo como WhatsApp ou Skype, certifique-se de que o aplicativo tenha permissão para acessar o microfone. Para fazer isso, vá para Configurações > Privacidade > Microfone para visualizar todos os aplicativos que solicitaram acesso ao microfone. Confirme se o aplicativo com o qual você está tendo problemas tem acesso ao microfone ativado.

8. Limpe as aberturas do microfone. Verifique se as aberturas do microfone estão entupidas com fiapos ou poeira. Em caso afirmativo, use uma escova de dentes seca e limpa para escovar a abertura suavemente.

Teste os microfones

Testar microfones individualmente ajuda a localizar ou descartar problemas com qualquer microfone específico.

  • Microfone principal: Abra o aplicativo Voice Memos na tela inicial do iPhone. Toque no ícone Gravar para gravar sua voz. Pare a gravação e reproduza-a. Então se você puder ouvir sua voz, o microfone principal está funcionando.
  • Microfone frontal: Abra o aplicativo Câmera na tela inicial do iPhone. Escolha a opção Vídeo e toque no ícone de visualização de selfie (câmera). Toque no ícone de gravação para gravar sua voz. Pare a gravação e vá para o aplicativo Fotos para reproduzir o vídeo. Se você puder ouvir sua voz, o microfone frontal está funcionando.
  • Microfone traseiro: Abra o aplicativo Câmera na tela inicial do iPhone. Vá para a opção Vídeo e toque no ícone de gravação para gravar sua voz. (Deve estar em visualização regular.) Pare a gravação. Então vá para o aplicativo Fotos para reproduzir o vídeo. Mas se você puder ouvir sua voz, o microfone traseiro está funcionando.

Se você achar que um microfone não está funcionando, continue para as próximas etapas.

Atualize o iOS

Às vezes, um iOS desatualizado pode interferir no funcionamento correto do microfone, e a atualização do iPhone iOS pode resolver o problema. Para verificar se o iOS está atualizado, vá para Configurações > Geral > Atualização de Software para verificar as atualizações mais recentes e instalá-las.

Restaure as configurações padrão. As alterações inesperadas nas configurações podem fazer com que um microfone pare de funcionar. Por isso você pode ser capaz de resolver esse problema redefinindo o iPhone para suas configurações padrão. Fazer uma redefinição não apaga nenhum dado (exceto senhas de Wi-Fi), mas você deve fazer backup do seu iPhone antes de realizar uma redefinição, caso queira reverter para suas configurações antigas.

Entre em contato com o suporte da Apple

Se tudo mais falhar, entre em contato com a Apple para marcar um suporte. Além disso se o seu iPhone estiver na garantia, a Apple pode solucionar o problema ou substituir o telefone. Semelhantemente, leve o iPhone para serviço, sem custo ou por uma taxa, dependendo da sua garantia.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.