5 Passos Para Manter Seu Mac Funcionando 100%

5 Passos Para Manter Seu Mac Funcionando 100%

Já pensou em ter um Mac funcionando 100%? E se nunca mais precisasse de um técnico para formatar seu computador sempre que ele fica lento?

Sim, você pode ter um computador rápido, seguro e atualizado!  Neste artigo vamos te mostrar os 5 princípios da manutenção do Mac que muitos técnicos utilizam para “consertar” um Mac, o computador da Apple.

 

Para quem preparamos este material

Este material foi desenvolvido para ajudar pessoas comuns que usam o Mac em seu dia-a-dia, seja para uso pessoal ou profissional.

Não podemos nos esquecer daqueles que precisam fazer a manutenção preventiva em seu computador Apple.

 

Mão na Massa!

Agora vamos por a mão na massa. Antes só gostaríamos de pedir que siga detalhadamente cada um dos itens abaixo disponibilizados, pois só assim garantiremos resultados que manterão seu Mac funcionando 100%! 

Também não podemos deixar de mencionar que você deve ter um backup atualizado em sua máquina, isso vai permitir que você tenha a garantia da integridade dos seus dados. Nesta videoaula você vai aprender como fazer o backup do seu Mac da forma correta.

 

1. Faça o Backup do Backup

Pode até parecer paranóia, mas manter um backup do backup é muito importante. Principalmente se considerarmos que alguns HDs externos podem apresentar problemas de leitura, principalmente os mais antigos.

Mac como fazer o backup do backup? 

Para fazer o backup do backup você pode utilizar o Time Machine duas vezes, mas em HDs externos diferentes. Assim você conseguirá clonar seu computador(es) duas vezes sem grandes dificuldades.

Outra opção é copiar e colar os arquivos de backup de um HD para outro. Neste caso lembre-se que este processo manual pode demorar um pouco mais.

 

 

2. Formate o HD do Seu Mac

Se você utiliza seu Mac a mais de 1 ano sabe o que é vê-lo ficando lento aos poucos, este é uma dos principais motivos para formatar seu HD.

Embora formatar o HD do Mac seja uma ação simples é importante ter cautela. O motivo é que formatar, significa apagar (literalmente) o HD do seu computador. Claro que isso não tem problema nenhum, desde que você tenha um backup atualizado.

A formatação resolve um monte de problemas, incluindo a lentidão do Mac.

Para formatar o HD do Mac basta pressionar o Command + R, isso no caso dos Macs mais recentes, em seguida utilize o utilitário de disco para apagar o HD.  Para ajudar deixo aqui o tutorial para te ajudar nesta tarefa.

Vale lembrar que para o bom aproveitamento deste processo você precisará ter seu Mac conectado a uma boa conexão de internet.

Ao final você terá um Mac totalmente limpo ou seja, como veio de fábrica, legal né?

 

3. Apague Programas Inutilizados

A App Store, loja de aplicativos da Apple veio para ficar. Agora está cada vez mais fácil baixar apps no Mac.

Com isso, costumamos ter muitos instalados em nosso computador. Até ai tudo bem, o problema é que muitos desses apps não são baixados da Mac App Store e acabam entrando no Mac de uma forma que é praticamente impossível desinstala-lo sem deixar resíduos.

Ainda bem que temos alguns programas que facilitam essa tarefa, como é o caso do CleanMyMac que remove até o MacKeeper…

Se você tiver dúvidas de como apagar aplicativos no Mac, não deixe de ver este artigo onde ensinamos como fazer isso passo-a-passo : )

Dica Rápida: Apps baixados da Mac App Store podem sem desinstalados a partir da tela do LaunchPad com a tecla Option pressionada.

 

4. Tenha um bom sistema de segurança

Você sabe responder se o Mac pega vírus? Conhece as 3 ameaças mais comuns que podem prejudicar a segurança do seu Mac? Ou melhor, sabe como proteger seu Mac de hackers e aplicativos maliciosos?

Calma, todas estas perguntas sobre segurança do Mac tem respostas. Tivemos o cuidado de responder uma a uma neste artigo: Segurança do Mac: O Guia Prático do Usuário e Você é nosso convidado para acessar e aprender tudo o que você precisa saber sobre a (tão importante) segurança do seu Mac.

Também é importante ter um bom sistema de segurança, para isso acesse este material e conheça os melhores antivirus para Mac.

 

5. Calibre a Bateria (no caso de MacBooks)

Os Macs possuem um excelente mecanismo de gerenciamento de energia, tanto que as baterias possuem um processador individual que fornece a quantidade de energia que ainda resta. Mesmo com esta tecnologia ainda é necessário calibrar a bateria do seu Macbook pelo menos uma vez por mês.

  1. Clique Aqui Para Verificar o Estado da Bateria do seu Mac
  2. Clique Aqui Para Calibrar a Bateria do Seu Mac

 

 

Considerações Finais

Estas são apenas 5 das muitas dicas que podem fazer a diferença do desempenho e usabilidade do seu Mac. Porém, se você as fizer com frequência, com certeza a probabilidade de ter problema com seu computador cairá muito… Se ainda assim você desejar melhorar o desempenho do seu Mac, não deixe de ver este artigo. Nele eu explico como fazer isso em 5 dicas.

Espero que este artigo lhe seja útil, se você gostou não deixe de se inscrever em minha lista para receber dicas por email.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.