Como fazer downgrade do MacOS Monterey para o macOS Big Sur

 

Se você instalou o MacOS Monterey recentemente no Mac e teve problemas como incompatibilidade de apps, instabilidade ou algum outro problema com o MacOS veja este tutorial até o final. Abaixo vamos te mostrar como fazer o downgrade do MacOS Monterey para o MacOS Big Sur.

O downgrade do macOS Monterey envolve apagar completamente o Mac, reinstalar o macOS e, em seguida, usar o Time Machine para restaurar os dados, e esse é o método que abordaremos aqui. Contudo o processo é um pouco diferente em Macs Intel x Macs Apple Silicon.

⚠️ Se você não tiver um backup do Time Machine disponível antes de atualizar para o macOS Monterey, não prossiga.

Pré-requisitos para o downgrade

Desde já é preciso que você esteja preparado para o processo, por isso antes de mais nada siga os passos abaixo:

1. Fazer um backup completo do seu computador antes de começar o processo;

2. Ter uma unidade inicializável do instalador do MacOS Big Sur, que será útil para reinstalar o MacOs em Mac com o Apple Silicon. Veja como aqui!;

3. Uma conexão com a internet.

Vale lembrar que para os Macs com Apple Silicon, você estará limitado a fazer o downgrade para o macOS Big Sur, já que essa é a versão mais antiga suportada pelo Big Sur. Macs M1 Max e M1 Pro não podem fazer downgrade para o Monterey.

 

Como fazer downgrade do MacOS Monterey para o MacOs Big Sur 

Antes de tudo, sempre faça um backup completo do Time Machine. Além disso, certifique-se de ter um backup mais antigo do Time Machine esteja disponível antes de atualizar para o MacOS Monterey.

Observe que qualquer discrepância de dados entre os dois backups deve ser resolvida manualmente, copiando os arquivos criados entre o Monterey e o backup, para um HD externo, para que possam ser restaurados após o downgrade.

 

Guia Prático com o Passo a Passo

Todo processo se resume a apagar o Mac, ao mesmo tempo que reinstala o macOS. Em seguida será necessário restaurar o computador a partir do backup do Time Machine.

1. Primeiramente verifique qual é a arquitetura do seu Mac, em seguida o reinicie:

  • Para o Mac M1: mantenha pressionado imediatamente o botão liga/desliga até ver as opções de inicialização, depois escolha “Opções” e continue
  • Para Intel Mac: mantenha pressionadas imediatamente as teclas Command + R para inicializar seu Mac no modo de recuperação

2. Em seguida, entre no modo de recuperação e escolha o aplicativo “Utilitário de Disco” e selecione a unidade onde o macOS Monterey está instalado e, em seguida, escolha “Apagar” nas opções – isso excluirá todos os dados no Mac.

3. Agora selecione a unidade onde o MacOS Monterey está instalado e, em seguida, escolha “Apagar” nas opções – isso excluirá todos os dados (Lembre-se que o backup precisará estar ok)

4. Selecione “Apple File System (APFS)” (provavelmente) ou “Mac OS Extended Journaled (HFS+)” (geralmente em Macs mais antigos sem unidades de SSD) como o tipo de sistema de arquivos e clique em “Apagar” para formatar o Mac.

ISSO APAGARÁ TODOS OS DADOS NA UNIDADE, PORTANTO SEUS ARQUIVOS TAMBÉM SERÃO APAGADOS

Continue a instalação…

Depois de seguir os passos anteriores, chegou a hora de seguir com a instalação. Para isso, saia do “Utilitário de Disco” para continuar na instalação.

Se Seu Mac for Intel

Primeiramente selecione “Restaurar do Time Machine” no menu Utilitários do macOS, em seguida selecione a unidade do Time Machine conectada ao seu Mac e escolha “Continuar”. além disso na tela “Selecionar um Backup”, escolha o backup mais recente feito com a versão do macOS para a qual você deseja fazer o downgrade, no caso o MacOs Big Sur

Agora, clique em “Restaurar” para iniciar o processo de restauração/downgrade para essa versão do macOS

Se Seu Mac for Apple Silicon M1

Primeiramente reinicie o Mac e inicialize a partir de uma unidade USB do instalador do macOS Big Sur conectando via porta USB ao Mac ao mesmo tempo que mantendo pressionado o botão liga/desliga para selecionar o instalador do macOS no menu de inicialização.

Agora, escolha “Reinstalar o MacOS Big Sur” e siga as etapas de instalação. Depois de concluir é só restaurar a partir do backup mais atualizado dentro do sistema que deseja.

 

Considerações Finais

Talvez seja necessário permitir a inicialização de uma unidade externa no Mac com chip T2 se estiver tentando inicializar um Mac Intel com uma unidade USB inicializável.

Você também pode reinstalar o macOS Big Sur em um Mac com Apple Silicon M1 usando a Recuperação via Internet. Para isso essa função pode ser acessada nas opções do menu de inicialização ao manter pressionado o botão liga/desliga no início do sistema. Entretanto da velocidade da sua conexão com a Internet isso pode ser mais lento do que usar uma chave USB.

Quando tudo estiver concluído, seu Mac será restaurado de volta ao macOS Big Sur, ou seja agora é a hora de resolver qualquer discrepância de arquivos, portanto, se você tiver dados dos quais fez backup manualmente entre a atualização de Monterey e o backup restaurado do Big Sur, você vai querer copiar esses arquivos.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.