Bluetooth do Mac não funciona? Saiba Como Resolver!

Bluetooth do Mac não funciona? Saiba Como Resolver!

Aprenda resolver o problema quando o bluetooth do Mac não funciona

Alguns donos de Mac, incluindo os novos usuários do Mac Mini com o chip M1, estão com problemas na conexão bluetooth. Já vimos problemas no Bluetooth do Mac, com mouse e teclado sem fio que simplesmente não funcionam. O problema se resume a uma conexão intermitente ou não confiável entre o Mac e dispositivos Bluetooth, como teclados, trackpads e mouses sem fio da série “Magic” da Apple.

 

👉 Veja também: Como Remover Um Dispositivo Bluetooth no Mac

 

Quando o bluetooth do Mac não funciona, o dispositivo sem fio pode perder a conexão definitivamente ou pode ficar desconectando várias vezes por dia. Em casos mais críticos, o problema se torna mais frequente, neste caso a única solução parece ser o uso de um cabo USB para conectar o dispositivo ao Mac.

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este material para pessoas que estão com problema no Bluetooth do Mac, que não funciona! Por isso, se você se identifica, veja este material até o final, com certeza ele pode te ajudar a resolver o problema!

 

Antes de entrar em contato com o suporte da Apple, pode valer a pena tentar algumas, das etapas a seguir para tentar resolver o problema. Antes de começar, certifique-se de que seus dispositivos estão totalmente carregados, isso pode fazer toda a diferença!

 

Mas antes…

Antes de começar, tente estes passos rápidos, que podem resolver o problema sem grandes dores de cabeça

 

1. Desligue todos os seus dispositivos bluetooth

2. Reinicie seu Mac

3. Ligue todos os dispositivos novamente

 

 

Bluetooth do Mac não funciona? Vamos por a mão na massa!

Agora que você fez os procedimentos iniciais reiniciando todos seus dispositivos, vamos por a mão na massa. Para isso siga os passos abaixo, um de cada vez até conseguir resolver o problema.

 

1. Desconecte eletrônicos antigos

Você tem algum dispositivo Bluetooth antigo na sua casa? Historicamente, temos conseguido resolver problemas de conectividade intermitente desconectando de dispositivos mais antigos que executam formas mais antigas de Bluetooth. O padrão antigo do bluetooth costuma robusto e compatível, mas não custa tentar.

 

 

Você também deve evitar o uso de dispositivos sem fio próximos a fontes comuns de interferência, como microondas, lâmpadas fluorescentes, câmeras de vídeo sem fio ou telefones sem fio.

 

Continue lendo e resolva o problema “Bluetooth do Mac não funciona”

 

2. Aproxime seus dispositivos

Não precisa colocar o dispositivo em cima do Mac, mas tente mante-los mais próximos um do outro. Isso pode fazer toda a diferença, uma vez que grande parte das dificuldades nas conexões sem fio são as barreiras, como paredes muito grossas ou mesmo grande distância entre os equipamentos sem fio.

 

 

3. Desconecte todos os dispositivos USB

Se você estiver tendo problemas ao conectar dispositivos bluetooth no Mac, tente desconectar todos os outros dispositivos USB do computador. Não podemos desconsiderar que o problema também pode ser causado por interferência USB. Você também deve remover seus dispositivos USB 3 ou Thunderbolt 3, incluindo hubs USB, para longe de seus dispositivos sem fio.

 

4. Desligue o Handoff

A conectividade Bluetooth às vezes melhora quando você desativa o Handoff. Faça isso em “Preferências do Sistema” > “Geral” onde você deve desmarcar “Permitir transferência entre este Mac e seus dispositivos iCloud.”

 

5. Desemparelhar e emparelhar novamente pode ser útil

Você também pode tentar esquecer o dispositivo Bluetooth para emparelhá-lo com o seu Mac novamente – isso será um desafio se você não tiver um mouse com fio. Você pode conectar o Magic Keyboard ao Mac usando um cabo. Abra “Preferências do Sistema” > “Bluetooth” e toque no pequeno “X” ao lado do nome do dispositivo Bluetooth e clique em “Remover”.

 

 

Em seguida, você precisará desligar o dispositivo Bluetooth e ligá-lo novamente para acionar o Mac para encontrá-lo novamente e, em seguida, tocar em Conectar para usá-lo novamente.

 

6. Exclua as preferências de Bluetooth

Pode ser que suas preferências de Bluetooth, de alguma forma tenham sido corrompidas. Para resolver isso, você pode excluir seu arquivo de preferências de Bluetooth (plist) e forçar seu Mac a criar um novo. Não se preocupe, isso não é difícil:

 

  • Selecione Ir para a pasta… no menu do Finder.
  • Encontre o arquivo com.apple.Bluetooth.plist e arraste-o para a área de trabalho para copiá-lo.
  • Agora exclua o arquivo original em Preferências.
  • Reinicie seu Mac e ele criará automaticamente um arquivo plist novo e mais limpo.
  • Pode ser necessário emparelhar novamente todos os seus dispositivos.

 

7. Reinicie o módulo Bluetooth

Abra “Preferências do Sistema” > “Bluetooth” e marque “Mostrar Bluetooth na barra de menus”. Esta é apenas uma maneira mais fácil de fazer o seguinte: Mantenha pressionada a tecla Shift e a tecla Option no teclado enquanto clica no ícone do Bluetooth no Menu.

 

 

No menu suspenso que aparece, você deve ver algumas novas opções.Escolha Depurar> Redefinir o módulo Bluetooth. Você também pode tentar tocar em Redefinir os padrões de fábrica de todos os dispositivos Apple conectados. Não vou mentir para você – isso é realmente muito mais fácil se você tiver mouses e teclados com fio disponíveis para usar enquanto tenta resolver este problema.

 

Considerações Finais

Estas são as 7 dicas mais utilizadas quando realizamos suporte e manutenção para nossos alunos e clientes na Tecnologia PessoalIsso não significa que todas estas dicas funcionarão para você, mas por outro lado elas são um bom ponto de partida para você começar a resolver o problema.

 

Outra forma de resolver o problema é verificar se os dispositivos problemáticos se conectam normalmente a outros equipamentos. Se sim, talvez chegou a hora começar a pensar na formatação do seu computador Apple . Antes de qualquer ação, lembre-se de fazer o backup completo do seu computador Apple. Isso pode fazer muita diferença na proteção dos seus dados.

 

Gostou do tutorial? Se sim, deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e deixe qual das 7 soluções apresentadas resolveu o problema no seu computador e a conexão bluetooth que não funciona no Mac. O Super Apple existe para ajudar pessoas comuns a utilizarem seus equipamentos Apple de forma plena. Se você se identificou ou se de alguma forma te ajudamos, pedimos que compartilhe este material com seus amigos e familiares em suas redes sociais. Muito obrigado, e com certeza nos vemos em breve!

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.