Novo iPad Pro M4 – Review e Primeiras Impressões
Hoje é o dia oficial de lançamento dos novos modelos de iPad Pro, e esses tablets atualizados marcam a maior renovação de recursos e design que vimos para o iPad Pro em vários anos. O site MacRumors fez a análise em um dos novos modelos de 13 polegadas para conferir tudo o que há de novo. Veja abaixo:
iPad Pro M4 com Design Fino e Portátil
Em relação ao design, a Apple ainda está oferecendo opções de tamanho de 11 e 13 polegadas e o visual não mudou muito, mas as bordas estão mais finas e os iPads em si estão superfinos. O iPad Pro de 13 polegadas é o dispositivo mais fino que a Apple já fez até o momento, com 5,1mm, enquanto o iPad Pro de 11 polegadas tem 5,3mm. Com o modelo de 13 polegadas pesando pouco mais de uma libra, a diminuição no peso e no tamanho é perceptível e torna-o muito mais portátil. O modelo de 11 polegadas pesa menos de uma libra, então é ainda mais fácil de transportar. Esta é uma mudança de design que você sentirá se tiver usado um iPad Pro de 2018 ou posterior.
Experiência Visual Aprimorada
A tela OLED é, sem surpresa, super agradável. É brilhante, as cores são vibrantes, os pretos são incrivelmente pretos e o contraste é muito melhorado. A tela mini-LED do iPad Pro de 13 polegadas da geração anterior era boa, mas esta é melhor. A textura nano, uma opção adicional para modelos mais avançados, reduz o brilho, mas também diminui um pouco a qualidade da tela OLED por causa do acabamento fosco.
Câmera e Desempenho Acelerados no iPad Pro M4
A Apple moveu a câmera para a borda horizontal do iPad Pro, o que faz muito sentido porque a maioria das pessoas provavelmente o está usando nessa orientação. Chamadas de vídeo não exigem mais que o iPad seja colocado em uma posição desconfortável se você tiver um teclado conectado. Note que a Apple removeu a câmera ultra angular, então há apenas uma lente Wide e um sensor LiDAR. O chip M4 é incrivelmente rápido, rápido o suficiente para que a maioria das pessoas que comprarem um iPad Pro não consigam aproveitar totalmente suas capacidades. Será difícil extrair todo o potencial deste chip, e ele lidará facilmente com edição de áudio e vídeo. A Apple está focando muito em IA com suas novas atualizações de sistema operacional, então essas AIs poderão aproveitar esse poder de processamento, e isso será útil para a prova de futuro.
Acessórios Aprimorados para uma Experiência Completa
Se você deseja usar o iPad Pro para qualquer coisa que envolva digitação, o Magic Keyboard é imprescindível. Custa a partir de US$ 299, mas é fino, leve e o apoio de mão em alumínio faz com que pareça um Mac. Ele tem um bom deslocamento das teclas e o trackpad de vidro é uma melhoria significativa. Para os usuários de Apple Pencil, o feedback háptico do Apple Pencil Pro é a mudança mais perceptível. Com o gesto de aperto, você pode trocar de ferramentas mais rapidamente e ter mais feedback ao criar esboços e arte. O barril giratório também permite usar o Apple Pencil mais como um instrumento real de escrita ou desenho. O Apple Pencil carrega magneticamente e emparelha automaticamente, como as versões anteriores.
Limitações do Software
A única desvantagem real do iPad Pro é o software que está executando. O iPadOS ainda é tão limitado em comparação com o macOS, especialmente para multitarefa e funcionalidade de aplicativos. A análise recente de Federico Viticci sobre os conceitos básicos do iPadOS que a Apple erra vale muito a pena ler. Ainda assim, existem alguns fluxos de trabalho que são adaptáveis ao iPad Pro, e é uma ótima máquina portátil. Se você é uma pessoa que pode aproveitar um tablet, este é o melhor que você pode obter.