Como Instalar o Windows no Mac Utilizando o Boot Camp

 

Como instalar o Windows no Mac – Passo a Passo

Hoje vamos atender a muitos pedidos e mostrar como instalar o Windows em seu Macbook. Utilizaremos o método do Boot Camp, que criará uma partição em seu SSD ou HD para que possamos instalar o sistema operacional sem a necessidade de uma máquina virtual. Vamos tentar tornar esse processo o mais didático possível, mas se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos ajudar. Vamos lá!

👉 Veja também: [TOP] Como Rodar Programas do Windows no Mac – Garantido!

Baixando a imagem do Windows 10

O primeiro passo é baixar a imagem do Windows 10 no site da Microsoft. Certifique-se de baixar a versão mais recente e atualizada. Vou deixar o link na descrição para facilitar. Feito isso, abra o assistente do Boot Camp do MacBook pressionando a tecla de espaço e procure por “Boot Camp”. Avance nas opções e, caso seu Macbook seja anterior a 2016, você precisará de um pendrive de no mínimo 16GB. Se você possui um Macbook posterior a 2016, não será necessário um dispositivo externo, pois o Boot Camp criará uma partição de instalação automaticamente.

Criando o pendrive bootável

No caso de Macbooks mais antigos, insira o pendrive de 16GB e avance. Selecione o pendrive na lista e prossiga. O assistente do Boot Camp tornará o pendrive reconhecido como bootável para instalar o Windows 10. Aguarde o processo, pois pode levar alguns minutos.

Escolhendo o espaço para o Windows

Após o processo de criação do pendrive bootável, você será levado à tela de escolha do espaço para a instalação do Windows. Se você possui um Mac com um SSD de 512GB, por exemplo, você pode alocar uma parte desse espaço para o Windows, como 200GB. Em seguida selecione a partição que foi criada pelo Boot Camp.

Instalando o Windows no Mac

Após a seleção da partição, o assistente iniciará a instalação do Windows no seu Macbook. Nessa tela, você pode observar que a interface do Windows ficará em uma resolução menor, mas é normal, pois a tela retina ainda não foi reconhecida. Avance nas opções, selecione a versão do Windows que deseja instalar e personalize as configurações conforme sua preferência. Não é necessário formatar a partição, apenas selecione a opção “Botequim” e prossiga. O assistente começará a instalar o Windows e, em alguns minutos, você será direcionado para a tela de boas-vindas do Windows 10.

Configurando o Windows

Agora é hora de configurar o Windows. Insira suas informações pessoais, como nome de usuário e senha. Nesse momento, o Wi-Fi ainda pode não estar disponível, mas não se preocupe, resolveremos isso em breve. Após a configuração, o sistema te conduzirá à área de trabalho do Windows 10.

Instalando os drivers

Para garantir que todos os recursos do seu Macbook funcionem corretamente no Windows, você precisará instalar os drivers fornecidos pelo assistente do Boot Camp. Abra o instalador dos drivers e siga as instruções para concluir a instalação. Após a conclusão, será necessário reiniciar o Macbook.

Alternando entre o Windows e o Mac OS

Agora que você tem o Windows 10 instalado em seu Macbook e tudo funcionando corretamente, você pode alternar entre os sistemas operacionais. No canto inferior direito da tela, você encontrará um ícone do assistente do Boot Camp. Clique nele para escolher entre iniciar no Mac OS ou no Windows. Caso prefira outra forma de alternar entre os sistemas, você pode desligar o Macbook segurando a tecla “Option” e escolher o sistema operacional desejado no menu de inicialização.

Conclusão

Em conclusão agora você tem dois sistemas operacionais rodando em seu Macbook: o Windows 10 para utilizar programas específicos e o Mac OS para trabalhar, editar vídeos ou usar qualquer outro programa de sua preferência. Se você possui um Macbook com chip M1, infelizmente esse processo ainda não funciona, pois o Boot Camp não é compatível com esse chip. Nesse caso, você pode utilizar uma máquina virtual ou considerar adquirir um Macbook com chip Intel.

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.