Como Compartilhar Arquivos no iCloud Drive do Mac

Aprenda como compartilhar arquivos no iCloud Drive do Mac

Usuários de Mac podem usar o compartilhamento de arquivos do iCloud Drive para compartilhar facilmente arquivos e pastas do iCloud Drive com outras pessoas. Também é possível utilizar este recurso de compartilhamento de nuvem utilizando o iCloud Drive no iPhone e iPad, que funciona de forma semelhante compartilhamento do Dropbox e Google Drive, permitindo fácil colaboração e compartilhamento de arquivos e documentos.

 

Para usar o compartilhamento de arquivos do iCloud Drive no macOS você vai precisar de uma versão mais recente do sistema, basicamente qualquer MacOS após o Catalina 10.15.4, incluindo Big Sur! Lembre-se que as versões anteriores não suportam o compartilhar arquivos no iCloud Drive.

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este material para pessoas que utilizam o Mac integrado a mais de um aplicativo de nuvem como iCloud e Dropbox ou iCloud e Google Drive por exemplo. É possível que este material de ajude a migrar totalmente para o iCloud, abandonando outros serviços de nuvem.

 

Usar o iCloud Drive para compartilhar arquivos e pastas funciona da forma que você espera, simples! Como este recurso está integrado ao macOS, também é muito fácil de usar. Mas como tudo na vida, só é fácil se você souber como fazer. E, é aí que entramos : )

 

Vamos mostrar a você exatamente como compartilhar um arquivo ou pasta do iCloud Drive no Mac, veja como é muito simples:

 

Como compartilhar arquivos e pastas com o iCloud Drive no MacOS 

Você pode compartilhar qualquer arquivo ou pasta que já esteja localizado dentro do iCloud Drive.

 

1. Primeiro localize o item que deseja compartilhar no iCloud Drive;

 

2. Em seguida clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que desejar compartilhar e selecione “Compartilhar”. Se seu Mac não estiver com o botão direito do mouse configurado, assista essa videoaula rápida para ver como fazer.

 

3. Agora escolha “Adicionar Pessoas”

4. A próxima janela vai te oferecer várias opções de compartilhamento. Selecione a que for melhor para você.
5. Clique em “Opções de Compartilhamento” para exibir as configurações para diferentes permissões – selecione quem você deseja que tenha acesso ao arquivo ou pasta e também se eles podem ou não fazer alterações em seus arquivos armazenados no iCloud Drive. Clique em “Compartilhar” quando estiver pronto.

 

6. Dependendo do método que você escolher para compartilhar o convite, a próxima tela será diferente. Se você estiver usando Mensagens – o método mais provável – selecione a pessoa que deseja convidar e pressione “Enviar” como qualquer outra mensagem.

Parabéns, você acabou de compartilhar o acesso a um de seus arquivos ou pastas. Fácil, certo?

 

Considerações finais

Assim como no Dropbox, você também pode editar permissões de arquivos e pastas compartilhados do iCloud Drive no MacOS.

 

  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que você já compartilhou e selecione “Compartilhar” em seguida “Mostrar pessoas”;
  • Clique no triângulo de divulgação “Mostrar opções”. Agora você pode fazer alterações nas permissões de acesso, copiar um link ou interromper o compartilhamento completamente. Você também pode enviar o link para alguém, se necessário.

Dependendo do seu caso, o iCloud Drive tem o potencial de substituir serviços pagos como Dropbox, Google Drive e muito mais. O benefício adicional do iCloud Drive é que ele está integrado em todos os Mac, iPad e iPhone e você já o instalou. Como mencionamos antes, a capacidade de usar o compartilhamento de arquivos iCloud no iPhone e iPad também é fácil para os usuários de iOS e ipadOS.

 

Você também pode fazer outras coisas legais com o iCloud Drive. Como navegar em seu iPhone e iPad e até mesmo acessá-lo por meio de uma linha de comando. A recuperação de itens excluídos do iCloud Drive também é compatível. Feliz compartilhamento de arquivos do iCloud!

 

Deixe-nos saber sua opinião e experiências com o compartilhamento de arquivos iCloud no MacOS nos comentários abaixo.

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.