Como Corrigir o Erro “O Aplicativo Não Pode ser Aberto” no Mac

Aprenda Como Corrigir o Erro “O Aplicativo Não Pode ser Aberto Porque Procede de um Desenvolvedor Não Identificado”

Se você está tentando abrir aplicativos baixados da internet ou de outro lugar em versões modernas do macOS, como o Big Sur, poderá ver uma mensagem de erro que diz algo como “”AppNome.app” não pode ser aberto porque não foi baixado da App Store.’ ou “porque não procede de um desenvolvedor identificado”

 

Abaixo desse aviso também afirma “Suas preferências de segurança permitem a instalação de apenas aplicativos da App Store.” e a caixa de diálogo de mensagem de erro também mostra quando e de onde o arquivo foi baixado, com duas opções, escolhendo OK ou Mostrar no Finder. Mas e se você quiser abrir o aplicativo? É isso que estamos cobrindo, e você verá que é bem simples.

 

👉 Veja também: 3 Melhores Apps para Gerenciar Tarefas Diárias no Mac

Como corrigir mensagens de erro “O aplicativo Mac não pode ser aberto porque não foi baixado da App Store”

Para corrigir as mensagens de erro “App.app.app não pode ser aberto porque não foi baixado da App Store.” no Mac, você deve ir para Preferências do Sistema e ajustar as configurações de segurança do Mac.

1. Clique no “menu Apple  >Preferências do Sistema”

2. Escolha “Segurança e Privacidade > Geral”

3. Clique no ícone de cadeado no canto e autentique com um login e senha de conta de administrador no Mac

4. Procure por “Permitir aplicativos baixados de:” e selecione “App Store e desenvolvedores identificados”

5. Como alternativa, você pode escolher a opção única “Abrir mesmo assim” para qualquer aplicativo listado, se acabou de ver a mensagem de erro

No primeiro lançamento de alguns aplicativos, você ainda pode ver uma mensagem de aviso informando “o aplicativo não é da App Store. Tem certeza de que deseja abri-lo?”nesse caso, escolher “Abrir” permitirá que o aplicativo seja iniciado e executado no Mac como esperado. Essa caixa de aviso de diálogo também mostra de onde veio o aplicativo e quando foi baixado.

 

Se você não quiser avisos para abrir aplicativos, pode optar por permitir aplicativos de qualquer lugar do Mac, mas isso não é recomendado para ninguém além talvez dos usuários mais avançados em ambientes e circunstâncias limitados. Gatekeeper é um bom mecanismo de segurança que pode ajudar a evitar que aplicativos maliciosos sejam abertos no Mac e, portanto, não deve ser desativado pela esmagadora maioria dos usuários.

Isso resolveu o erro para você? Você encontrou outra solução ou encontrou outro problema ao abrir o aplicativo Mac? Compartilhe conosco nos comentários suas experiências.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.