7 Super Dicas para ser mais produtivo com o Mac

O sistema da Apple, o Mac OS, não é apenas um sistema operacional bonito e fácil de usar, ele também é um sistema operacional poderoso e com muitos recursos que auxiliam  você realizar diversas tarefas gastando menos tempo.

Hoje nós separamos 7 super dicas para que você aprenda a tirar o máximo do seu Mac e consiga ser extremamente produtivo executando as suas tarefas diárias gastando menos tempo. Seja para utilizar o seu Mac para o trabalho ou para o seu uso pessoal essas super dicas irão te ajudar a ser mais produtivo com o seu Mac.

7 super dicas para ser mais produtivo com o Mac


Super Dica 1 – Dock

mac-os-doc-produtividade

O Dock do Mac é aquela barra de menu que fica na parte interior do seu Mac Os. Você consegue personalizar o seu dock em Preferências do Sistema > Dock, ali você irá encontrar várias opções para personalizar o dock da maneira que mais te agrada visualmente.

Porém o melhor recurso do Dock no Mac Os é que ele é totalmente personalizável e você pode edita-lo da melhor maneira para que aumente a sua produtividade. Na realidade o Dock do Mac OS está mais para uma barra de atalho de fácil acesso onde você pode configura-lo da maneira que tenha um acesso fácil para os programas, pastas ou documentos que mais utiliza.

O Mac OS já possui uma pré configuração do Dock quando você ligar o seu Mac pela primeira vez, mas é possível você alterar os elementos do dock, para isso é muito simples, basta que você arraste uma pasta, programa ou documento e escolher a ordem em que ele irá ficar e pronto!

Para remover um atalho do dock também é bem simples, basta arrastar para fora do dock e soltar o atalho que você deseja remover. Agora que você já sabe como adicionar e remover os itens do seu Dock é só configura-lo com os programas, pastas e arquivos que você mais utiliza para economizar um tempo precioso.

Super Dica 2 – Spotlight

mac-spolight-produtivo

O Spotlight do Mac Os é um recurso poderoso que irá ajuda-lo a ser mais produtivo no Mac, encontrando arquivos e pastas muito mais rápido e economizando o seu tempo.

Para acessar o spotlight basta clicar no símbolo de “lupa” no canto superior direito do seu mac ou acessa-lo pelo atalho do teclado selecionando as teclas CMD (⌘) + Espaço e digitar o que você procura.

A busca do spotlight é poderosíssima e é capaz de pesquisar dentro de todos os documentos e arquivos que existem no seu Mac, assim mesmo se você não souber o nome de um arquivo, pode digitar uma frase ou palavra que tenha nesse arquivo e o spotlight irá mostra-lo.

Outra Super Dica do spotlight é que você pode usá-lo para fazer contas sem ter a necessidade de abrir a calculadora, além das 4 operações básicas você ainda consegue fazer contas mais complicadas como potência e raiz quadrada.

Super Dica 3 – Mission Control

mac-mission-control-produtivo

Para os usuários mais antigos do Mac Os, o Mission Control é o antigo Spaces e Exposé com alguns recursos a mais. O Mission Control do Mac Os, permite que você configure atalhos de teclado e no mouse e se tornar mais produtivo.

Para acessar o Mission Control basta abrir Preferências do Sistema > Mission Control, ali é possível configurar as teclas de atalho do antigo Exposé ( Um recurso do Mac Os que permite verificar todas as janelas abertas e alternar de Janela facilmente), configurar o spaces, mostrar o desktop entre outras funções.

Outro recurso interessante que pode ser configurado dentro do Mission Control são as Hot Corners, onde você pode configurar para o Mac executar alguma ação assim que você move o ponteiro do mouse em alguns dos cantos da tela.

Super Dica 4 – Tela dividida com 2 aplicações

mac-split-view-produtivo

Outro recurso interessante do Mac OS é dividir a tela com 2 aplicações abertas, muitas vezes estamos fazendo algum trabalho onde precisamos utilizar alguma referência e para não precisar ficar trocando de janela toda hora o Mac OS possui uma função de dividir a tela do seu Mac com as duas Aplicações abertas para que você consiga utiliza-las ao mesmo tempo.

Para utilizar essa função basta clicar no ícone de maximizar (botão verde) da janela que você deseja por alguns segundos e a tela será divida, em seguida basta selecionar a segunda aplicação que ficará aberta de referência. Você ainda pode ajustar o tamanho de cada tela, arrastando para a esquerda ou direita na linha que divide as duas aplicações para aumentar ou diminuir o tamanho de uma janela. Para sair desse modo de visualização basta clicar na tecla “esc” que a divisão da tela será desfeita.

Super Dica 5 – Siri

mac-siri-produtivo

A assistente virtual do iPhone também está no Mac OS Sierra! E assim como no iPhone ela irá te ajudar a ser mais produtivo no Mac. Para ativar a Siri no Mac OS basta ir em Preferências do Sistema > Siri.

Para começar a usar a Siri no seu Mac basta clicar no ícone no menu superior ou as teclas option + espaço, e assim que abrir o comando de voz basta falar o que você quer e começar a ganhar tempo e ser mais produtivo.

Super Dica 6 – Preview de arquivos

mac-preview-produtivo

Outro recurso muito útil do Mac Os é o Quick Preview, onde você consegue visualizar o conteúdo de um arquivo sem precisar abri-lo de fato.

Para utilizar o Quick Preview do Mac Os basta selecionar um arquivo no finder e pressionar a barra de espaço, e automaticamente o conteúdo do arquivo será mostrado, caso seja uma foto ou um documento pdf você consegue visualizar o conteúdo como na foto acima, caso seja um arquivo de audio ou vídeo ele será automaticamente executado.

Super Dica 7 – Spaces

mac-spaces-produtivo

Já falamos um pouco sobre o Spaces na super dica 3, no Mission Control, porém esse recurso é tão espetacular que merece um tópico próprio.

O recurso Spaces permite que você utilize múltiplos desktops em seu Mac, isso é muito bom para se organizar quando estiver fazendo algo multi tarefa. Com o Spaces você consegue facilmente organizar as suas janelas arrastando-as para o lado direito ou utilizando o atalho das Hot Corners ou exibir as janelas abertas onde irá mostrar outro desktop onde você pode arrastar a janela aberta para ele.


Considerações Finais

Espero que essas super dicas tenham ajudado a melhorar a sua produtividade no Mac Os, caso tenha ficado alguma duvida deixe nos comentários e iremos ajuda-lo a resolve-la.

Sobre Denis Zangrande

Formado em Sistemas de Informação e apaixonado por tecnologia e em especial pelo universo Mac. Já trabalhei durante 2 anos na Apple prestando suporte e consultoria, onde pude adquirir muito conhecimento sobre a usabilidade e funcionalidades dos equipamentos da Apple.