[TOP] 5 Dicas Para Tirar Fotos Incríveis com iPhone

5 dicas para tirar fotos incríveis com iPhone

O iPhone sempre foi referência em qualidade e sua câmera é um dos seus destaques, sendo capaz de tirar fotos incríveis graças ao Hardware e Software de alta tecnologia.

Hoje iremos abordar 5 passos para você tirar o máximo proveito da câmera do seu iPhone e tirar fotos incríveis. Apesar do iPhone  não lhe permitir modificar os ajustes mais populares, como abertura, distância focal, velocidade do obturador e balanço de branco presente nas câmeras compactas, ainda assim há recursos que permitem que você tire fotos incríveis com o seu iPhone.

Com os truques que você irá aprender aqui você aprenderá tudo o que precisa saber para não fazer feio na hora de tirar fotos com o seu iPhone e conseguir fotos incríveis dignas de um verdadeiro fotógrafo.

 

Para Quem este artigo foi escrito?


Escrevi este artigo, pois muitas pessoas perguntam: Como tirar fotos incríveis com meu iPhone? Por que minhas fotos não ficam iguais as fotos que vejo no site da Apple?

Se você se identificou com pelo menos uma dessas perguntas, leia este artigo até o fim. Com certeza, não irá se arrepender : )

 

Por que utilizar i Phone para tirar fotos incríveis?


Hoje, o iPhone não é mais considerado melhor smartphone, isso por que há outros smartphones TOP de linha disponíveis no mercado.

Mas a grande vantagem do iPhone (em relação aos seus concorrentes) é a gama de acessórios disponíveis, e isso faz toda diferença para nós usuários, principalmente para os fotógrafos profissionais. 

Outro ponto que é bom considerarmos é que as versões mais recentes,  são capazes de tirar fotos com altíssima qualidade.

 

 

 

iPhone: 5 dicas para tirar fotos incríveis


Vamos para as dicas? Veja este artigo até o fim. Você vai aprender como tirar o máximo da câmera do seu iPhone e de quebra vai deixar suas fotos com toque de profissional.

 

1.Grade

 

A Grade(Grid) auxiliam você na hora de compor uma foto e enquadrar a paisagem que você deseja fotografar. Este recurso baseia-se na  “regra dos terços” , pois a câmera fica dividida em 3 linhas e 3 colunas com quadrados de tamanhos iguais, formando assim a grade.

Ok, Super Apple, mas o que a regra dos terços faz?

A regra dos terços sugere dividir a imagem em partes iguais usando duas linhas horizontais e duas verticais, e colocar os elementos mais importantes da foto ao longo destas linhas ou em sua intersecção, perceba na imagem acima que a foto ficou perfeitamente enquadrada, onde as linhas fazem a sua intersecção exatamente entre a areia e o mar, e entre o céu e o mar.

Tome o cuidado de manter a câmera nivelada: nada arruina uma foto como um horizonte inclinado. E fique de olho no fundo para que nenhum objeto pareça estar “crescendo” na cabeça de alguém.

Para habilitar a Grade do iPhone basta ir em Ajustes > Fotos e Câmera > Grade, e então basta ativar e a grade 3×3 irá aparecer quando for tirar as suas fotos.

 

 

 

 

Passo 2 –  HDR (High Dynamic Range)

 

Desde o iPhone 4 que a câmera do iPhone tem um “modo HDR” que combina diversas exposições para criar uma única imagem com uma impressionante quantidade de detalhes e ampla gama de tons e cores. Este recurso combina três imagens em diferentes exposições (uma subexposta, uma normal e uma superexposta) para gerar uma única foto que preserva os detalhes tanto nas áreas mais claras quanto nas mais escuras.

Para utilizar o HDR em seu iPhone basta clicar no ícone HDR na tela quando estiver tirando a foto, se você possuir um iPhone 5S ou superior, você ainda consegue deixar habilitado a opção HDR Auto, onde ele irá determinar automaticamente se a função HDR precisa ser utilizada na foto ou não.

Porém há alguns cuidados em que você deve ter ao usar a função HDR da câmera do seu iPhone, em algumas situações ela não é aconselhada como por exemplo em fotos em movimento, quando o contraste for importante (já que o HDR diminui o contraste da foto) ou fotografar cores vivas (o HDR tira a saturação das cores), também vale lembrar que a função HDR não pode ser ativada se o Flash estiver ligado.

 

 

Passo 3 –  Foco e Brilho

iphone-camera-foco

Você consegue  alterar o foco e o brilho da foto de maneira bem simples no iPhone, basta clicar na foto e você conseguirá ajustar o brilho e foco da câmera do seu iPhone. Se você se mover, ou a imagem mudar, a câmera irá recalibrar e escolher um novo ponto para fazer a medição.

No iPhone você também conseguirá travar o foco e brilho em um ponto especifico, assim ele não irá alterar se você mudar a posição da câmera, para isso basta tocar e segurar o dedo sobre este ponto na imagem até que uma moldura amarela pulse ao redor. Solte o dedo e as palavras Bloqueio AE/AF aparecerão no topo da imagem. Para destravar o foco e exposição, toque novamente em qualquer ponto da imagem.

Vale lembrar que você não consegue configurar o brilho e o foco de maneira separada no iPhone, e se você precisar configurar o brilho e foco de maneira separada irá precisar de um aplicativo de terceiros para conseguir fazer essa configuração na câmera.

Passo 4 – Filtro

iphone-camera-filtro

Outra maneira de tirar fotos incríveis com o seu iPhone é utilizando os filtros que o seu iPhone já possui configurado e deixar suas fotos ainda mais bonitas e divertidas.Quem tem um iPhone 4 ou mais recente com o iOS 7 pode usar “filtros” com preview em tempo real ao capturar uma imagem. Os efeitos vão desde preto-e-branco a efeitos com cores.

Para escolher um filtro, clique nos três círculos no canto inferior direito da imagem. Ele ficará ativo até que você o remova (escolhendo o filtro Nenhum). Infelizmente não é possível usar os filtros nos modos de vídeo ou panorama, e você não pode remover o efeito depois que a imagem for salva, portanto para imagens mais importantes pode ser melhor fotografar sem filtro e adicionar um efeito depois usando um editor de imagem ou mesmo o app Fotos: abra a imagem, clique em Editar no canto superior direito, clique no botão de filtros no rodapé da tela e escolha seu favorito.

Caso você queira outros efeitos pode buscar na App Store por aplicativos de terceiros que dêem mais opções de filtros para deixar suas fotos no iPhone ainda mais incríveis.

Passo 5 – Modos de Fotografia

iphone-camera-fotos

O iPhone possui 6 modos diferentes para você utilizar a câmera, 3 modos de foto e 3 modos de vídeo. Para alterar entre eles basta deslizar o dedo sobre o modo atual acima do botão de tirar foto/ gravar vídeo.

Foto: É o modo padrão de foto da câmera do iPhone.

Quadrado: É o modo padrão de fotos utilizadas nas redes sociais, a foto é tirada no formato de um quadrado e não do habitual retângulo.

Panorâmica: Permite que você tire fotos panorâmicas de uma paisagem sendo capaz de abranger um cenário maior, basta selecionar o modo panorâmico apertar o botão para tirar foto e então suavemente ir mover a câmera para a direita.

Você não é obrigado a tirar uma imagem completa panorâmica, se quiser pode parar a qualquer momento clicando novamente no botão de tirar foto para parar a ação.

Vídeo: É o modo padrão de gravar vídeos na câmera do iPhone.

Time-Lapse: Captura uma sequencia de fotos e reproduz como um vídeo, dessa forma o vídeo parece que está acelerado.

Slow-Motion: Grava um vídeo em com ações lentas sendo capaz que você veja cada movimento, da mesma forma que no filme Matrix.


Considerações Finais

Espero que tenham gostado dos nossos truques para tirar o máximo da câmera do seu iPhone e conseguir tirar fotos incríveis. Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos ajuda-lo.

Sobre Denis Zangrande

Formado em Sistemas de Informação e apaixonado por tecnologia e em especial pelo universo Mac. Já trabalhei durante 2 anos na Apple prestando suporte e consultoria, onde pude adquirir muito conhecimento sobre a usabilidade e funcionalidades dos equipamentos da Apple.