iCloud – O Guia Prático Para Iniciantes

iCloud – O Guia Prático Para Iniciantes

Hoje em dia, dificilmente conseguimos manter nossos arquivos e dados em apenas um equipamento, como um iPhone por exemplo. O maior problema de quem utiliza mais do que um equipamento é conseguir compartilhar facilmente seus dados e arquivos entre diversos aparelhos.

A GRANDE dificuldade está em manter seus arquivos ataualizados em todos seus equipamentos e fazer a transferencia desses arquivos seja entre um computador e o celular ou o celular e um tablet, além do tempo que você gasta tentando sincronizar todos os seus aparelhos.

Para facilitar a vida de quem possui múltiplos equipamentos a Apple desenvolveu o serviço de nuvem chamado iCloud, onde você consegue facilmente possuir todos os seus arquivos sincronizados entre todos seus equipamentos, nesse guia iremos te explicar tudo o que você precisa saber para começar a usar agora mesmo esse serviço espetacular!

 

Para Quem Este Artigo Foi Escrito?


Este artigo foi escrito especialmente para pessoas que querem começar utilizar a nuvem da Apple em seu iPhone, iPad, Mac e até Windows. Então, se você acabou de comprar um Mac, iPad ou iPhone e está com dúvida no uso do iCloud este artigo é para você.

Leia até o fim, você não vai se arrepender : )

 

O Que é iCloud?


O iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem onde você pode guardar suas fotos, músicas, documentos e apps em segurança. Mas além disso o iCloud ainda conta com um serviço de compartilhamento sem fio, onde você pode manter o seu Mac, iPhone e iPad sincronizados com todos seus documentos sem precisar conecta-los por cabo de maneira rápida e automática.

 

Por quê usar o iCloud ?


O iCloud é a maneira mais rápida e fácil de sincronizar todos os seus arquivos entre os seus dispositivos da Apple. Além disso o iCloud ainda serve de backup das suas fotos, vídeos, músicas, documentos e apps de maneira segura podendo ser recuperado facilmente caso você perca ou tenha apagado algum dos seus arquivos.

Outro motivo para utilizar o iCloud é que você economizará tempo em suas tarefas diárias e melhorará a sua produtividade, pois além de possuir todos os seus dispositivos sincronizados você ainda consegue continuar o que estava fazendo em um dos seus outros dispositivos, por exemplo, se você estivesse editando um texto no pages no seu iPhone ou iPad, você pode enviar esse documento para o seu Mac e continuar do ponto onde parou.

Além disso o iCloud ainda permite que você utilize o recurso de encontrar o seu iPhone/iPad/Mac caso ele seja roubado ou perdido, basta que o equipamento tenha acesso a internet pela rede 3G ou Wifi e você conseguirá descobrir a localização exata do seu dispositivo.

Você ainda possui a opção de entrar no site iCloud.com de qualquer equipamento mesmo se estiver sem o seu iPhone, iPad ou Mac por perto e conseguir acessar todos os seus arquivos que estão salvos no iCloud.

 

 Como configurar o iCloud ?


icloud-login

Para configurar o seu iCloud é muito simples, basta você possuir um Apple ID e acessar o assistente de configuração do iCloud em seu Mac, iPhone ou iPad e então selecionar as opções que melhor atenda as suas necessidades. Há ainda, uma versão do iCloud para Windows (apenas para Windows 7 ou uma versão posterior), onde você consegue compartilhar os seus emails do outlook além de possuir uma pasta em seu Windows Explorer onde você conseguirá compartilhar os seus arquivos do PC com seus dispositivos da Apple sem precisar de um cabo.

O iCloud possui um plano básico e gratuito de 5GB de armazenamento, há a opção de comprar mais espaço onde as outras opções custam entre US$0,99/mês até US$19,99/mês.

Veja aqui a página oficial da configuração!

 

iCloud para toda família


 

Com o Compartilhamento Familiar do iCloud, até seis pessoas da família podem compartilhar compras no iTunes, iBooks e App Store, sem compartilhar as contas. Elas podem ser pagas com o mesmo cartão de crédito, e as despesas dos filhos são aprovadas nos dispositivos dos pais.

Para configurar o Compartilhamento Familiar do iCloud  o organizador precisa acessar as configurações do iCloud no seu dispositivo com iOS e selecionar Configurar Compart. Familiar., convidar até cinco membros para o grupo familiar e concordar em pagar pelas compras feitas por qualquer participante no iTunes, iBooks e App Store. Os recursos do Compartilhamento Familiar são configurados automaticamente nos dispositivos de todos que entrarem para o grupo.

Quando você configura o Compartilhamento Familiar, todos os membros da família ganham acesso às músicas, filmes, livros e apps uns dos outros. Tanto o que já foi comprado quanto as novas compras. O conteúdo aparece automaticamente na aba Comprado do iTunes, iBooks ou App Store de cada um. É só escolher o membro da família cuja coletânea você quer ver e baixar ou reproduzir o que quiser. Os outros membros da família podem acessar as suas coletâneas da mesma forma. Você pode ocultar os itens que desejar para que só você veja determinadas compras.

Quando você faz parte de um Compartilhamento Familiar pode compartilhar sua localização com o resto da família na mesma hora, desta maneira você não irá precisar ligar para saber onde os outros membros da sua família estão, mas se quiser privacidade, desative sua localização em Compartilhar Localização, nos Ajustes do iCloud.

 

Bônus: Buscar meu iPhone/iPad/Mac


Um dos recursos mais legais do iCloud é permitir que você consiga a localização do seu dispositivo se ele for perdido ou roubado,  basta acessar iCloud.com ou usar o app Buscar iPhone para ver a localização do seu iPhone, iPad, iPod touch ou Mac perdido em um mapa. No modo Perdido, além de ver onde o seu dispositivo está, você acompanha onde ele esteve, e decide o que fazer. Você pode travar o seu dispositivo à distância e enviar uma mensagem com um número de contato. Assim, a pessoa que encontrar o seu telefone pode ligar para você com a Tela Bloqueada, sem acessar as suas informações.

O Bloqueio de Ativação foi criado para impedir que outra pessoa use o seu iPhone, iPad ou iPod touch, caso você perca. Ele entra em ação assim que você ativa o Buscar iPhone. A partir desse momento, seu ID Apple e sua senha serão solicitados antes que outra pessoa possa desligar o Buscar iPhone, apagar o conteúdo ou reativar o seu dispositivo. Isso pode ajudar a manter o seu dispositivo seguro, mesmo que ele caia em mãos erradas.

Considerações Finais


Espero que as nossas dicas do Guia Prático do iCloud para iniciantes tenha conseguido te ajudar a descobrir esse recurso incrível da Apple, porém que poucos usuários conhecem seus benefícios, caso tenha ficado com alguma dúvida deixe nos comentários que iremos ajuda-lo.

Sobre Denis Zangrande

Formado em Sistemas de Informação e apaixonado por tecnologia e em especial pelo universo Mac. Já trabalhei durante 2 anos na Apple prestando suporte e consultoria, onde pude adquirir muito conhecimento sobre a usabilidade e funcionalidades dos equipamentos da Apple.