5 Problemas Comuns no Mac e Como Resolve-los.

Aprenda como resolver problemas comuns no seu computador Apple, mesmo sendo totalmente iniciante!

 

O Mac não trava, não pega vírus, etc… Muito se fala da qualidade do Mac. Realmente, um dos melhores argumentos que um vendedor pode te dar na hora de te vender um novo Mac é: O Mac Simplesmente Funciona! No fundo eu concordo com o vendedor, o Mac simplesmente funciona!

 

Entretanto, é importante considerar que, por melhor que seja o Mac, você não estará livre de problemas, principalmente, quando não realiza a manutenção preventiva no seu computador Apple .

 

Escrevi este material para mostrar os problemas mais comuns de Mac, também aproveito para trazer as soluções : )

 

O que uma BMW e o Mac tem em comum?

Sempre gosto de comparar o Mac com uma BMW. Ambos são produtos premium, desenvolvidos com qualidade e tecnologia de ponta por empresas que prezam pela experiência do usuário.

5 problemas comuns do mac e como resolve-los

 

Entretanto, por melhores que sejam, com o tempo também precisam de manutenção periódica. É isso que vai garantir que o Mac e a BMW funcionem 100%, correspondendo as expectativas dos engenheiros mecânicos da BMW e dos engenheiros de software (e hardware) da Apple.

 

Sem essa manutenção, tanto o Mac, como a BMW podem dar os mesmos problemas que qualquer PC ou Wolkswagen dão quando não recebem a devida manutenção preventiva. A boa notícia é que você mesmo pode manter em dia as manutenções do seu Mac!

 

Para quem este material foi feito

O que você deve fazer quando algo no seu Mac der errado? Se sua resposta for NÃO SEI, este material foi escrito para você : ) Este material também vai ajudar aquelas pessoas que abandonaram do PC com Windows e mudaram para o Mac, sobretudo aquelas que tem dificuldades de entender como o Mac funciona.

 

Se este for o seu caso, recomendo que você veja este artigo, onde aprenderá absolutamente tudo o que precisa saber para começar bem com seu novo Mac. Ao final deste conteúdo você vai aprender como resolver problemas cotidianos que podem ocorrer com seu Mac. Lembre-se de salvar este artigo nos seus favoritos para consultas futuras ok?

 

 

Os 5 problemas comuns no Mac e como resolve-los

Aqui, listamos os cinco principais problemas que os usuários de Mac podem ocorrer, e como corrigi-los facilmente. Note que logo abaixo do problema, demonstro a solução : ) Divirta-se!

 

Problema 1: Mac muito lento

 

Assim como qualquer outro computador, o Mac também utiliza recursos do hardware para fazer todos os processamentos necessários quando o utilizamos em nosso dia a dia. Dito isto, podemos considerar uma situação normal que depois de alguns meses (ou anos) de uso, o Mac comece a ficar mais lento. Se seu Mac já está lento, não se preocupe! Esta é perfeitamente aceitável e a manutenção de software pode ser feita por você mesmo.

 

Aqui no blog, já escrevi um artigo ensinando 5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac lento, onde ensino algumas ações que melhoram o processamento de um Mac que está lento. Este material já foi utilizado por mais de 200.000 pessoas, e é inclusive é um dos materiais mais acessados em nossa base de conteúdos.

 

Antes de aplicar a solução, precisamos identificar qual é o problema da lentidão. Estes são os problemas mais comuns no Mac:

 

  • Armazenamento aplicativos, arquivos e dados desnecessários;
  • Registros e conteúdos de cache
  • Área de trabalho cheia de arquivos
  • HD com falha ou excesso de dados

 

A solução 1: Mac mais rápido

 

Se o seu problema for o excesso de aplicativos, arquivos, dados desnecessários, registros e conteúdos de cache a solução mais rápida (e barata) é fazer uma limpeza e organização do conteúdo do seu Mac. Para isso, comece esvaziando o lixo e a pasta Transferências. Também organize a Mesa (Área de Trabalho), que normalmente armazena uma série de arquivos temporários, muitas vezes são desnecessários. Uma boa opção é a instalação do CleanMyMac, que além automatizar todas estas tarefas e limpar todos estes arquivos desnecessários, também mantém a manutenção do seu Mac em dia.

 

Além destes que citei acima, você também pode identificar o que está deixando seu Mac lento. Para isso utilize o Monitor de Atividade, uma ferramenta de sistema gratuita, que vem instalado em todo Mac. O Monitor de Atividade te permite monitorar tudo o que acontece no seu Mac, sempre em tempo real, legal né? Para utilizar o Monitor de Atividade, clique na pequena lupa no canto superior direito depois digite Monitor de Atividade.

5 problemas comuns do mac e como resolve-los4

Note que no painel que se abriu você poderá checar o que está acontecendo em CPU, que é o processador do seu Mac, Memória, Energia, Disco e Rede.

5 problemas comuns do mac e como resolve-los5

Depois de verificar tudo o que está “roubando” memória do seu Mac, encerre-os!

 

Problema 2: A internet wi-fi do Mac não conecta

 

Alguns donos de Mac me relataram que estão com problemas na conexão de internet. Muitos reclamam que a internet cai toda hora, ou seja fica oscilando muito, as operadoras chamam isso de intermitência. Esse problema é muito comum e pode não estar relacionado diretamente ao sistema do Mac. Pode ser que seu roteador precise ser reposicionado em outro cômodo da sua casa. Se você já fez isso e o problema persistiu, é hora de re-configurar seu roteador.

 

O Mac pode ser configurado para se conectar a uma rede Wi-Fi de 5 GHz, que não sofre interferências de aparelhos domésticos, como telefones sem fio por exemplo. A frequência de 5GHz também melhora a transferência de dados, com isso a sua conexão Wi-Fi pode até melhorar, a longo prazo. Infelizmente, a maioria dos roteadores sem fio (principalmente os mais baratos) trabalham na frequência 2.4GHz.

 

Existem outras formas de melhorar problemas de internet no Mac. Para facilitar, consolidamos alguns dos principais neste tutorial: 7 Formas de acelerar a internet do Mac – Conteúdo Premium Acesse, aplique e nos dê seu feedback ok? 

 

 

Se acha acha que eu estou falando grego, não se preocupe essa configuração é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que seja leigo no assunto. 

 

Solução 2: Mac conectando corretamente na internet

 

Para resolver o problema da internet no Mac, a primeira coisa que você precisa fazer é separar suas redes 2.4GHz e 5 GHz. Isso pode ser feito acessando o painel de administrador do seu roteador. Se você não souber como fazer, acesse o site do fabricante onde você deverá ter todo o passo a passo. Agora que você separou as redes, o próximo passo é falar para seu Mac que ele sempre deve se conectar à rede 5GHz. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

 

1. Clique no Menu Apple > Preferências do Sistema

5 problemas comuns do mac e como resolve-los-2

2. Clique em Rede

5 problemas comuns do mac e como resolve-los-2

3. Em Wi-Fi clique em Avançado

5 problemas comuns do mac e como resolve-los-2

4. Agora em Avançado, localize sua rede de 5GHz e arraste-a para cima da lista.

5 problemas comuns do mac e como resolve-los-2

Agora que você já disse para seu Mac sempre se conectar à rede de 5GHz, dificilmente terá problemas com a internet.

 

Importante: Lembre-se de deixar uma rede configurada na frequência de 2.4GHz para dispositivos que precisam dele, como smartphones, tablets e computadores mais antigos.

 

Problema 3: A bateria do Macbook não carrega

 

Você NÃO está livre de problemas, mesmo que você tenha um Macbook novo. Embora em número pequeno, já vi computadores Apple semi-novos darem algum tipo de problema/defeito. A própria Apple faz recall em equipamentos com certa freqüência.

 

Infelizmente isso pode acontecer com qualquer usuário de Macbook. Mas o que fazer quando a bateria do MacBook não carrega? Veja abaixo para descobrir!

 

Solução 3: Resolvendo problemas de bateria

 

A melhor forma de resolver problemas comuns no Mac é por eliminatórias. Então vamos lá! Se você possui um MacBook muito antigo, provavelmente ele possui uma bateria removível. Neste caso tente tirá-la e, em seguida, coloca-la novamente novamente para ver se isso resolve o problema. Agora, supondo que você possui um Macbook mais recente, com bateria interna, tente uma das opções abaixo:

 

  • Tente outra tomada;
  • Tente outro carregador de MacBook
  • Remova o adaptador MagSafe 2 e tente novamente

 

Se nenhuma das etapas acima funcionarem, pode ser um problema maior. Mas não se preocupe, ainda dá para resolver. Neste caso Redefina o SMC do seu Mac. Neste artigo eu ensino como fazer a redefinição do SMC, que pode corrigir problemas comuns no Mac, incluindo:

 

  • O computador não liga quando pressionado o botão de energia;
  • O Macbook não responde adequadamente quando você fecha ou abre a tampa;
  • O Mac dorme ou desliga inesperadamente;
  • O LED do adaptador de alimentação MagSafe não liga;
  • E claro, quando a bateria parece não carregar corretamente;

 

Se isso não corrigir o problema, você deve conversar com a Apple sobre uma solução. Você pode precisar pagar a Apple para substituir a bateria se o dispositivo está fora da garantia.

 

Problema 4: O HD do Mac está cheio

 

Você já teve a surpresa com a mensagem “Seu Disco de Inicialização Está Cheio” ao iniciar seu Macbook Air? Este é dos problemas mais comuns no Mac, infelizmente. Mas não se preocupe, seu Mac tem jeito!

 

Neste caso, não há muito que se possa fazer, se não apagar arquivos que você não precisará mais.  Liberar espaço no Disco de Inicialização ou HD Cheio é fundamental para você continuar utilizando seu Mac.

 

Solução 4: Liberando espaço no HD do Mac

Sem meias palavras, super recomendo o CleanMyMac para resolver este problema. No vídeo abaixo te ensino como resolve problemas comuns no Mac com esse app:

 

 

Problema 5: Tela cinza com texto o famoso Kernel Panic

Essa é a tela mais temida pelos novos usuários de Mac. Há quem diga que ela equivale a tela azul da morte do Windows. Eu acho que não chega a tanto : )

 

Esta tela indica sim, que há algo de errado com seu Mac, entretanto ela também é um chamado a ação.

 

 

Solução 5: Resolvendo Kernel Panic Tela Cinza

 

Normalmente para resolver este problema, basta pressionar o botão liga/desliga do Mac por alguns segundos até desligar, depois pressione para ligar. Mas, se como outros problemas comuns do Mac este persistir desconecte todos os dispositivos conectados nas portas do seu Mac, se precisaR do mouse, sem problema pode deixa-lo conectado.

 

Outra boa opção é reiniciar o Mac no modo de segurança, para isso inicie ou reinicie seu Mac, quando ouvir o som de inicialização, pressione a tecla shift do teclado até aparecer o logo da Apple. Pronto, se seu Mac estiver funcionando corretamente, basta reiniciá-lo novamente.

 

Considerações finais

Estas foram apenas algumas dicas, que podem salvar a sua pela na hora do aperto. Se você gostou, compartilhe e deixe seu comentário abaixo : ) Espero que você nunca precise utilizar nenhuma destas dicas!

 

Forte abraço e até a próxima