5 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac – O Guia Absolutamente Completo

10 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac

5 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac – O Guia Absolutamente Completo

Não conheço nenhum usuário Apple que tenha se arrependido de ter comprado um Mac… Em meu trabalho tenho contato com esses usuários e percebo que muitos deles não tiram o máximo do seu computador. Até entendo por que isso acontece: São tantos recursos que fica difícil aprender todos!

Frente a isso, criei um artigo completo para que você, usuário de Mac, tire o máximo do seu computador, seja ele um:

  • Macbook
  • Macbook Air
  • Macbook Pro
  • iMac
  • Mac Pro
  • Mac mini

Para facilitar a sua vida, fiz uma compilação de 5 recursos, que acredito serem fundamentais para todo usuários de Mac.

Vamos à lista?

1. Contas de Usuários

Sabe aquele momento em que você vai procurar uma foto de família no iPhoto e acaba encontrando fotos do seu trabalho misturadas? Dá uma sensação de perda de controle. Sei bem como é…

Para resolver isso tenho duas contas em meu Mac, uma pessoal e outra profissional. Faço isso para que meus dados pessoais e profissionais não se misturem, causando uma batia confusão em meu computador.

Se você compartilha seu Mac com outras pessoas, criar contas separadas também é uma vantagem. Assim você mantém um equipamento colaborativo e privado ao mesmo tempo…

No caso de pais e mães de pequenos, há como criar uma conta com controles parentais, onde é possível controlar o tempo de uso do computador, sites que podem ser acessados, apps que podem ou não ser instalados e utilizados e coisas do tipo.

Se você tiver dúvidas de como configurar duas (ou mais) contas de usuário no Mac siga os passos deste artigo > Como Criar Uma Conta De Usuário no Mac.

2. Organize Arquivos na Nuvem

10 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac - O Guia Absolutamente Completo

É muito comum que usuários de Mac também utilizem outros devices, que eventualmente são úteis para acessar informações rapidamente. Assim fica fácil acessar aquela planilha a partir do smartphone, enquanto espera o táxi. Se este é seu caso, recomendo que utilize um serviço de nuvem que seja compatível com todos os seus aparelhos.

Importante: Antes de implantar o serviço de nuvem em sua vida, defina quais informações serão sincronizadas “lá em cima”

Sendo Prático!

Se você deseja sincronizar planilhas, textos, slides, contatos, compromissos, notas e coisas do tipo duas boas opções são o Google e iCloud. A vantagem do Google, em relação ao iCloud é a compatibilidade multi-plataforma, ou seja, é compatível com praticamente todos smartphones, incluindo Android e iOS. Já o iCloud está limitado a aparelhos fabricados pela Apple… Pense nisso ok?

Agora, se você deseja ter somente arquivos disponíveis em qualquer aparelho, uma boa opção é o Dropbox… que também funciona em praticamente todas as plataformas.

3. Faça Backups Periódicamente

Com certeza o backup do Mac é a ação mais importante que o usuário de Mac deve ter…

Sempre bato nesta tecla. Infelizmente muitos usuários sequer possuem um backup inicial. O assunto é tão sério que recentemente fiz um vídeo, que cuidadosamente chamei de Backup do Mac: Guia Prático do Usuário. Nele ensinei o passo-a-passo para ter um backup saudável do seu computador.

4. Tenha Uma Senha de Acesso

Sabe quando você liga seu Mac e ele inicia diretamente em sua conta de administrador? Pois é, este é um dos erros mais básicos dos usuários Apple

Desta forma, é muito fácil qualquer pessoa utilizar seu Mac, mesmo sem sua autorização. E não estou falando de alguém que pega fisicamente seu Mac e o invade, estou falando de rede mesmo. Se você estiver navegando em uma rede Wi-Fi qualquer pessoa tem acesso ao HD do seu computador, incluindo a ver sua tela reproduzida e tudo que você estiver fazer, chato né?

Ps. Se você não tem uma senha de acesso configurada no computador, em Usuários e Grupos clique em Alterar Senha…

Bom, para resolver esse problema siga os seguintes passos:

  • Clique no Menu Apple > Preferências do Sistema > Usuários e Grupos

10 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac - O Guia Absolutamente Completo

10_Dicas_Fundamentais_Para_Usuários_de_Mac_-_O_Guia_Absolutamente_Completo

 

  • Desbloqueie o Cadeado no canto inferior esquerdo depois clique em Opções de inicio logo acima.

10_Dicas_Fundamentais_Para_Usuários_de_Mac_-_O_Guia_Absolutamente_Completo

10_Dicas_Fundamentais_Para_Usuários_de_Mac_-_O_Guia_Absolutamente_Completo

10 Dicas Fundamentais Para Usuários de Mac - O Guia Absolutamente Completo

Se você ficou preocupado com este item, veja também o artigo 10 Dicas Para Manter Seu Mac Seguro… 

5. Nada de Mac Lento

Se tem uma coisa que atrapalha o uso do Mac é a lentidão…

É inevitável que um Mac fique lento, tanto é que escrevi um artigo com 5 dicas para resolver este problema. Para ver o artigo clique aqui! Se você está passando por este problema, não se preocupe, isso é mais comum do que você imagina : )

Considerações Finais

Estas são apenas algumas dicas fundamentais para usuários de Mac. Se você é novo usuário de Mac não deixe de ver o artigo 10 Dicas Para Novos Usuários de Mac.

Espero que este artigo seja útil! Se você gostou, não deixe de me seguir nas redes sociais : )

Forte abraço e até a próxima…

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.