Como Rodar Programas do Windows no Mac – Garantido!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como Rodar programas do Windows no Mac

Neste artigo você aprenderá como rodar programas do Windows no Mac

Uma das principais vantagens que o Mac oferece é a possibilidade de executar aplicativos desenvolvidos para Windows. Isso graças à sua arquitetura Intel e algumas codificações inteligentes desenvolvidas pela Apple e empresas terceiras.

Embora haja a compatibilidade, não basta simplesmente baixar um programa do Windows e instalá-lo no Mac, antes é necessário verificar algumas questões técnicas.

Neste tutorial nós, do blog do Super Apple vamos te ensinar 3 formas diferentes de rodar programas Windows no Mac.

É importante lembrar que nem todos os programas do Windows funcionarão sem problemas, por isso nossa recomendação é que você esteja preparado para possíveis falhas, popularmente conhecidas como bugs.

 

 

Entendendo o assunto

Como instalar programas Windows no MacO Windows e o MacOS são sistemas operacionais totalmente diferentes. Isso significa que nem todos os programas rodarão em ambos. Graças a popularidade dos Macs, muitos desenvolvedores estão lançando duas versões de seus programas, como é o caso da AutoDesk que recentemente lançou uma versão do AutoCad para Mac.

De qualquer forma, existem 3 formas de rodar programas do Windows no Mac:

  1. Boot Camp
  2. Virtualizador
  3. Emulador

Neste artigo, vamos detalhar cada uma delas, te ajudando a entender quando e como aplica-las. Vamos lá?

 

1. Windows no Mac através do Boot Camp

O Boot Camp é um assistente, previamente instalado, que te ajuda a instalar o Windows no Mac. Ao utilizar o Boot Camp, seu Mac ganha o suporte necessário para a instalação do Windows.

Importante: Antes de iniciar a instalação do Windows no Mac, faça um backup completo. Se tiver dúvida veja o artigo que ensinamos como fazer backup do Mac utilizando o Time Machine.

Para acessar o Boot Camp no seu Mac siga os passos abaixo:

  • Clique em Finder > Aplicativos > Utilitários

Windows no Mac através do Boot Camp

Clique neste link para mais informações sobre o Boot Camp junto a Apple. Para instalar o Windows no Mac através do Boot Camp você precisará ter uma cópia completa e legal do Windows, seja através de disco, arquivo ISO ou mesmo um pendrive.

 

 

2. Programas do Windows no Mac através de um virtualizador

Virtualização é a uma técnica que permite rodar um sistema dentro de outro. No nosso caso, seria rodar o Windows dentro do Mac. Na prática o Windows se torna um aplicativo que pode ser aberto clicando em um ícone no Dock do Mac.

Para instalar e virtualizar o Windows dentro do seu Mac você vai precisar ter um aplicativo de virtualização. Esse aplicativo será o responsável por fazer a integração entre o Mac e o Windows, permitindo que você instale seus aplicativos diretamente no Windows.

Para virtualizar o Windows no Mac sempre recomendo esses três aplicativos:

  • aplicativos de virtauzliacao 10-dicas-de-mac-aprenda-como-rodar-aplicativos-windows-no-mac-2

    Parallels Desktop: sem dúvida uma dos melhores aplicativos de virtualização, que garante um bom desempenho, tanto para o Mac como para o Windows dentro do Mac. Ele custa cerca de $ 80.

    VMWare: Também é um excelente app, talvez um pouco menos que o Parallels. Custa cerca de € 120

    Virtualbox: Esse cara é interessante, pois mesmo sendo gratuito, não deixa a desejar se compararmos com os dois anteriores. O único problema, no meu ponto de vista, é a falta de um bom suporte pós instalação. Clique aqui para baixa-lo.

Importante: Embora seja um excelente recurso, o virtualizador tende a consumir muita memória do computador. Considerando este cenário, certifique-se de que seu Mac cumpra com os pré-requisitos descritos nos manuais dos softwares.

 

 

3. Programas do Windows no Mac através de Emulador

A  terceira e última sugestão é o Emulador, que funciona assim: você instala um programa no Mac OS X sem necessariamente ter o Windows em mãos. O programa por sua vez se encarrega de executar os programas do Windows. Considerando que não há a necessidade de ter uma versão do Windows esse é de longe o recurso mais barato.

Quando falamos de emulador tudo parece perfeito, porém como mencionamos anteriormente ainda há inúmeras incompatibilidades que devem ser levadas em conta no momento da adoção do sistema.

Alguns sugestões de emuladores:

dicas de mac

► CrossOver

CrossOver é um aplicativo pago, que felizmente oferece um teste gratuito. Antes de comprá-lo baixe aqui uma versão de teste e veja se realmente funciona com o aplicativo Windows que você precisa utilizar no Mac. Infelizmente não há garantias de que vai funcionar.

No site do desenvolvedor você pode ver uma lista de programas que funcionam bem em CrossOver.

► Wine

É uma espécie de camada que permite rodar aplicativos Windows em outros sistemas operacionais, como o Mac OS.

Essencialmente, o Wine é uma tentativa de reescrever o código do Windows para que aplicativos que rodam nesses códigos funcionem no Mac OS, sem a necessidade de instalar o Windows no Mac. Infelizmente, ainda há muitos bugs, mas não custa tentar, afinal ele é grátis. Clique aqui para baixar o Emulador Wine no seu Mac.

Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto, não deixe de ver o artigo Como rodar programas Windows no Mac, que criamos aqui no Blog.

Veja Também:

 

Considerações finais

Escrevemos este artigo com o objetivo de direcionar aqueles que eventualmente precisam executar algum tipo de aplicação do Windows mas possui um Mac como computador principal. Se você está pensando em utilizar alguma das sugestões citadas sugerimos que teste antes de comprar definitivamente o aplicativo.

Esperamos que você aproveite as dicas!

  • Guilherme Oliveira

    Bom dia Paulo.

    Tem algum tutorial especifico para usar o Wine ou winebottle?

    Tenho dificuldades em entender e selecionar os winetricks específicos que os programas exigem.

    Vlw.