7 Simples Passos Para Você Dominar Seu Mac [Garantido]
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

7 Simples Passos Para Você Dominar Seu Mac [Garantido]

Quer Dominar Seu Mac? Então Veja Este Artigo!

Você gostaria de dominar seu Mac? Claro que sim, né?! Porém é bem provável que você ainda não consiga, isso por que o OS X, sistema operacional no iMac, MacBooks, MacMini e MacPro, é muito grande e difícil de ser totalmente explorado.

Mas não se preocupe, este artigo servirá como um super guia para você tirar o máximo do seu Apple. Inclusive, você terá imagens ilustrando os passos que deve fazer para entender e dominar seu Mac de uma vez por todas. Antes de começarmos é importante entendermos o que realmente veremos neste artigo:

  • Organização de Arquivos
  • Navegação na internet
  • Email
  • Fotos
  • Filmes
  • Música
  • Segurança

Pronto para dominar seu Mac? Continue lendo este artigo e veja os 7 passos para isso!

1. Organização de Arquivos

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

Sabe aquele carinha sorridente que fica no Dock? Pois é, ele se chama Finder e funciona exatamente como o Windows Explorer. Ele é responsável por organizar absolutamente tudo no seu Mac, seja arquivos, aplicativos da Mac App Store, arquivos de programas ou mesmo emails. Aqui no Blog já falei bastante sobre o Finder, inclusive ensinei como alterar o tamanho dos ícones na janela do Finder. Veja abaixo alguns aspectos mais importantes da Janela do Finder.

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

  1. Botões de Fechar, minimizar e ampliar janela.
  2. Modos de exibição dos ícones no Finder ( ícones, Lista, Colunas e Cover Flow)
  3. Barra Lateral, que contém itens importantes como pastas de imagens, Filmes e a Home, a mais importante pois é onde estão todos os seus dados.
  4. Campo de busca, comece a digitar para seu Mac te mostrar os resultados, fácil e rápido. Mesmo que você não saiba o nome do arquivo, ele irá buscar as palavras no conteúdo, incluindo metadados

Se quiser conhecer melhor o Finder, não deixe de ver este artigo que tem absolutamente tudo sobre o Finder no Mac

2. Navegação na internet

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]-2

Safari é o nome que damos ao programa utilizado para navegar na internet através do Mac. Ele é representado por uma bússola azul. Como o Safari é nativo, ou seja, faz parte do sistema do Mac, ele tende a funcionar melhor do que outros programas do gênero.

Há diversos recursos integrados ao Safari, por exemplo:

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

  1. Abas do iCloud: com elas você pode começar a navegar na internet no Mac e continuar em um iPad ou iPhone.
  2. Barra de endereço: Aqui você pode digitar endereços ou termos de buscas, uma vez que a mesma está integrada a mecanismos de busca, como Google por exemplo.
  3. Modo Leitor: Com ele é possível ler uma matéria eliminando todo conteúdo extra, incluindo imagens, links e as indesejadas publicidade.

Estes são apenas alguns, dos inúmeros artigos que escrevi sobre o Safari do Mac, não deixe de ver todos aqui no blog! Também recomendo o artigo que a própria Apple fez a respeito do Safari no Mac

3. Email

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]-2

O Mail é o programa nativo de envio e recebimentos de mensagens no Mac. Com o Mail do Mac é possível configurar diversas contas de email simultaneamente, conforme já ensinei neste artigo. Recentemente escrevi um artigo ensinando 5 Super Dicas Para o Mail do Mac, olha só o que você vai aprender neste artigo:

Com o Mail é possível enviar mensagens personalizadas, conforme escrevi neste post. Ah e uma última coisa. Você sabia que dá pra enviar um site por email utilizando o Mail do Mac?

4.  Fotos

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

Com tantas redes sociais, talvez este seja o tema mais esperado de todos : )

Trabalhar com fotos do Mac é simples! Para isso você pode utilizar o iPhoto, aplicativo que permite organizar, editar e compartilhar fotos. Também é possível  utilizar o Pré-Vizualização, app que nativo do Mac OS X. Claro que falar superficialmente do iPhoto não fará você dominar seu Mac, por isso veja abaixo alguns artigos que escrevi a respeito. Se você costuma tirar milhares de fotos utilizando o iPad, iPhone e câmera digital recomendo que crie uma segunda biblioteca de fotos no Mac, conforme ensinei neste artigo.

5. Filmes

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

Se através de smartphone, câmera digital ou filmadora, o fato é que sempre realizamos nossas filmagens. O problema é que com o tempo o espaço livre em disco do Mac tende a  diminuir, isso por que filmes ocupam muito espaço. O tamanho de um video pode variar bastante, uma vez que depende da extensão do audio, da compressão usada e do formato do video, mas se considerarmos um filme em full Hd de 1 hora, pode pesar de 1 a 2GB, o que é muito.

Se você é adora filmes e séries, e mantém esses dados armazenados no seu HD, recomendo que considere armazena-los em um disco externo. Se tiver como investir em um Apple TV será melhor ainda, pois você poderá reproduzir seu conteúdo através de rede sem fio em sua TV com conexão HDMI, legal né? Se quiser conhecer o Apple TV veja aqui a página oficial da Apple.

Não podemos esquecer das filmagens dos nossos momentos né? Seja um aniversário, casamento ou mesmo um churrasco, sempre capturamos excelentes momentos que podem ser editados no iMovie, app de organização, edição e compartilhamento de filmes. Nosso parceiro, Doctor Apple fez um filme dando algumas dicas de como utilizar o iMovie, quer ver?

6. Música

7 Simples Passos Para Você Dominar seu Mac [Garantido]

Não seria possível Dominar seu Mac se isso não incluisse trabalhar com música!

No Mac você pode fazer praticamente tudo que for relacionado a música e não é atoa que o iPod foi o responsável pela disseminação do MP3. No Mac você pode baixar, organizar, editar e até compartilha-las. Para isso você pode utilizar basicamente dois aplicativos: iTunes e Garage Band. A diferença entre eles é simples, o iTunes permite que você organize, compre ou baixe de CD/DVD suas músicas e filmes. Gosto tanto do iTunes que escrevi alguns artigos a respeito dele:

Aqui no blog também a repetir a execução de músicas e como adicionar músicas no iPad e iPhone sem a necessidade de conectar fios. Quanto ao Garage Band, se você tem interesse em aprender a editar ou criar músicas, é ideal para isso. Não deixe de ver o guia oficial completo aqui.

7. Segurança

Como você deve saber, trabalhei na Apple e hoje sou consultor de tecnologia. Trabalho oferecendo suporte e treinamento para usuários Apple. Uma das perguntas mais frequentes dos meus clientes é o Mac precisa de anti-vírus? A resposta é não necessariamente, mas se você utiliza transações financeiras ou transmite informações sigilosas pela rede, é recomendado que sim! Neste caso, considere a utilizado de um Internet Security ao invés de só o anti-vírus.

Veja abaixo alguns artigos que escreve sobre segurança no Mac.

É possível que seu Mac esteja lento, se este for seu caso, não se preocupe é pouco provável que um vírus infecte seu Mac e o deixe lento. De qualquer forma veja este arquivo com 5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac Lento.

Considerações Finais

Estes são apenas 7, de muitos passos para dominar seu Mac. Lembre-se que o importante é começar com um objetivo bem traçado. Não se preocupe em querer aprender TUDO sobre o Mac, talvez você não precise, explico: Imagine que você é um médico e que utiliza seu Mac no trabalho ao atender seus pacientes. Para seu uso o Mac precisa ter funções especificas, como um aplicativo para gerenciar atendimento e pacote Office, basicamente. É possível ainda que você utilize algum app para edição de filmes como iMovie. Analisando este cenário, eu não recomendaria que você aprendesse a edição de música com Garage Band ou ProTools, software profissional de edição da Apple.

Em resumo, o que realmente importa é utilizar o máximo do computador dentro das suas necessidades. Eis os primeiros passos para Dominar seu Mac : )

Se você chegou até aqui, é sinal que gostou do conteúdo. Por isso quero agradecê-lo pelo tempo em que passamos aqui.

Conte comigo sempre que precisar! Forte abraço e até a próxima.

  • sergio pinheiro

    Bom dia meu problema e so o guarda chuva no google, tem outro navegador free para mac que seja rapido.
    Obrigado.