Como Eu Ganho Dinheiro Criando e Vendendo Cursos Online Com meu Mac – Meu Segredo Revelado!

 

Descubra como ganhar dinheiro criando e vendendo cursos online com o Mac!

 

O computador da Apple é uma ferramenta completa, tanto que muitas empresas são totalmente operadas a partir de um único Mac, o que NÃO é pouca coisa.

 

Eu por exemplo, produzo todo conteúdo pago e gratuito do meu Blog e da Tecnologia Pessoal utilizando um Macbook Pro de 2013. Isso sem falar em todos os vídeos do meu canal no Youtube, que já alcançou quase 3 milhões de visualizações e do Blog do Super Apple, que alcança mais de 50 mil pessoas por mês.

 

Nada disso seria possível se a Apple não desenvolvesse um equipamento tão robusto e completo: meu Macbook!

 

Direto ao Ponto!

Indo direto ao ponto, neste artigo vou te mostrar como eu ganho dinheiro criando e vendendo um curso online com meu Macbook Pro, e como você também pode fazer, mesmo sendo ABSOLUTAMENTE iniciante.

 

Continue lendo o tutorial, nele vou te mostrar os passos que sigo para “monetizar” meu blog, empacotando e vendendo meus cursos online utilizando apenas meu Macbook Pro.

 

Por que resolvi escrever este material

Sou e-empreendedor, e sei como é difícil conseguir seu espaço na internet. Hoje vivo do conteúdo que produzo e vendo pela internet. Devo isso a pessoas como o Alex Vargas, Conrado Adolpho e Erico Rocha, que me ensinaram (muitas vezes de graça), sobre o mercado digital e como ganhar dinheiro vendendo meu conhecimento na internet.

Como forma de retribuição e para ajudar outras pessoas resolvi escrever este artigo. Meu objetivo é passar para frente tudo o que recebi.

 

Ok Super Apple, mas preciso ver pra crer!

Sem problemas : )  Vendo meus cursos através de parceiros como PayPal, Udemy e Hotmart. Hoje, também vendo através da minha própria plataforma.

 

Por questões de privacidade não vou abrir meu faturamento, mas só para você ter uma idéia, na Udemy, que é uma plataforma parceira de venda de cursos online consegui 1.212 alunos vendendo meus cursos por lá.

 

Tenho alunos super satisfeitos com os cursos:

 

Outros dois motivos me encorajaram escrever este artigo

 

A internet é gigante, assim como as oportunidades.

 

1. Todo mundo tem algum conhecimento que pode ser vendido pela internet. 

Passamos por uma fase muito difícil no Brasil. Tenho visto muitas pessoas sofrendo com o desemprego.

 

2. Oportunidade de primeira ou segunda renda. 

Um dinheirinho a mais não faz mal pra ninguém, melhor ainda se for um dinheirão né? O Brasil é enorme, dito isto, qualquer mercado de nicho* é um mercado de massa. Pensa numa professora particular de inglês por exemplo, como sobreviver dentro de um mercado tão competitivo? Se olharmos nas ruas o que mais vemos são escolas de inglês. No entanto, o Mario Vergara, um dos maiores professores particulares de inglês que temos no Brasil em cada turma que ele fecha por ano supera a casa do milhão de reais.

 

Antes de continuar é preciso que você saiba qual é a dimensão da internet e qual seu real potencial. Então, recomendo que você faça uma pesquisa, para descobrir dentro do seu ramo, quem é o público que pode comprar seus cursos online. No meu caso por exemplo, no Brasil o Mac e iPhone estão dentre os equipamento de tecnologia pessoal mais utilizados.

 

Para quem escrevi este artigo

Preparei este conteúdo especialmente para os NÃO conformados! Sobretudo para aqueles que tem algum conhecimento específico e acredita que pode vende-lo pela internet. Se você se identificou, leia este artigo até o fim.

 

Não importa se você sabe como fazer aplicações financeiras da forma correta ou como cuidar de um cavalo,  o que importa é empacotar esse conhecimento de dividi-lo com o mundo : ) Tudo isso eu aprendi com o Mestre Alex Vargas!

 

O que você precisa para criar e vender um curso online com o Mac

Basicamente, tudo o que você precisa já está nas suas mãos, mas seu investimento inicial será de tempo mesmo. Entretanto, pode ser que você queira produzir um curso com qualidade superior, em relação aos que já estão no mercado. Neste caso, você pode precisar de mais alguns equipamentos, mas isso não é regra ok?

 

Eis os equipamentos e softwares que você vai precisar para criar seu curso com o Mac. Não se preocupe, o mais importante você já tem.

 

Equipamentos

 

1. Macbook, Mac mini ou iMac

Como sugiro no título deste artigo, você vai precisar de um Mac! Pode ser Windows, sim, mas acredito que a plataforma Apple pode oferecer estabilidade, segurança e agilidade. Nada contra os PCs ok? É só uma questão de opinião

 

 

2. Microfone (Se possível com filtro de ruídos)

Você já tentou assistir um vídeo no Youtube e o audio ruim fez com que você desistisse? Pois é, este é um erro muito comum que novos produtores de conteúdo cometem. Se tem um item que acredito ser obrigatório é o microfone, se possível com filtro de ruído.

3. Webcam + iluminação (Se necessário aparecer no vídeo)

Muitos professores gostam de aparecer na câmera para os alunos, de fato isso torna a relação professor/aluno mais próxima, mesmo que distante. Se além de gravar a tela do seu Mac, você também deseja gravar aparecendo em sua webcam recomendo veja leia este artigo, onde ensino como fazer isso da forma correta!

 

 

Aplicativos

  • QuickTime Player (gratuito) O QuickTime Player é um desses aplicativos multiuso. Com ele é possível reproduzir videos, gravar áudio e a tela do iPhone. Outro recurso útil é que ele permite gravar a tela do Mac e é por isso que coloquei ele como opção aqui.
  • Keynote (gratuito) O Keynote permite criar os slides das suas aulas
  • iMovie (gratuito) Depois de gravar a tela do Mac com o QuickTime, você vai precisar fazer a edição das suas aulas. É ai que entra o iMovie.
  • ScreenFlow (pago) se quiser fazer uma aula mais profissional.

Se você não tem idéia de como utilizar esses apps não se preocupe, mais pra baixo vou te ensinar como utilizar esses recursos para produzir, gravar e vender um curso online com seu Mac.

 

Como dividi este material

Todo conteúdo aqui apresentado foi desenvolvido para que seja aplicado de forma prática, desta forma você poderá aplica-lo sem grandes dificuldades. Para melhor absorção, dividi este material em 3 partes, a saber:

1. Planejando seu curso no Mac

2. Gravando e editando seu curso no Mac

3. Publicando e vendendo seu curso no Mac

Nas recomendações complementares vou te mostrar mais alguns cursos, sites e materiais que serão úteis para você na sua nova jornada empreendedora : ) Espero ser útil!

 

 

1. Planejando seu curso no Mac

Dizem que planejar é a melhor forma de começar um novo projeto. Sim, eu concordo plenamente com isso. Ao planejar seu curso você vai ter uma melhor visibilidade do todo, te permitindo avançar um passo de cada vez.

Você pode começar a fazer seu planejamento a partir de um documento do Word ou Editor de texto em branco. Desenvolva o conteúdo escrevendo, escrevendo…

Se você gosta de uma ajudinha, abaixo sugiro algumas ferramentas que te ajudarão fazer o planejamento do seu curso no Mac, mas não são regras ok?

 

1.1 Capture idéias com o Evernote

Com o Evernote você vai conseguir centralizar todas as informações que precisa para produzir seu curso. Aqui no blog já publicamos uma aula ensinando como utilizar o Evernote para capturar e organizar idéias. Dá uma olhada:

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente no Evernote

1.2 Estruture as idéias com um Mapa Mental

Depois que você capturou o maior numero de informações e idéias com o Evernote, é hora de estruturar seu material. Para isso recomendo que você utilize um aplicativo de mapa mental, que te ajudará no desenvolvimento do seu curso. Gosto muito do SimpleMind, que além de resolver bem o problema é gratuito!

Como exemplo prático dá uma olhada no mapa mental que criei para desenvolver meu curso Mac Para Apresentações:

1.3 Keynote para criação dos slides

Eu, particularmente, gosto de dividir meus cursos em módulos. Cada módulo é representado por um (ou mais) slide que faço no Keynote. Se você não sabe utilizar o Keynote, pode tranquilamente substitui-lo pelo Power Point. Agora, se você fizer questão de aprender como usar o Keynote, terei prazer em te ajudar : ) Clique aqui para se inscrever no meu curso Mac para Apresentações!

Dedique muito tempo no planejamento do seu curso, isso fará toda a diferença. Falo com convicção por que meu primeiro curso foi feito totalmente sem planejamento, não preciso nem falar que não deu certo né? 

 

2. Gravando seu curso

Depois que você estruturou o curso e preparou todo o material chegou a hora de gravar! Este é um momento muito importante. TUDO o que você produzir a partir de agora será entregue ao seu aluno/cliente, por isso fique atento a tudo.

Nesta etapa você vai aplicar algumas técnicas para sua gravação ficar igual a dos profissionais!

 

2.1 Grave a tela do Mac com o QuickTime Player

Poucas pessoas sabem, mas o QuickTime, aplicativo player que já vem instalado em todos os Macs, faz a gravação da tela do Mac… e faz isso muito bem.

Não vou entrar em detalhes aqui, mas publiquei um artigo ensinando como gravar a tela do seu Mac utilizando o QuickTime Player. Neste link você conseguirá ver o passo a passo : )

 

2.2 Edite suas aulas com o iMovie

Em alguns casos será necessário editar suas videoaulas. Para isso você pode utilizar o iMovie, aplicativo de edição de vídeos que já vem integrado ao seu Mac. A parte legal é que o iMovie também vem instalado no iPhone/iPad, assim é possível começar uma edição de vídeo no seu celular/tablet e depois continuar no Mac.

 

 

2.3 Utilize o ScreenFlow – O tudo em um!

Depois que encontrei o ScreenFlow melhorei muito minhas aulas. Se você quiser dar um passo além, instale o ScreenFlow, que é um software de gravação de tela com editor de filmes integrado.

Clique aqui para baixar!

 

3. Publicando e vendendo seu curso

Esta chegando a hora de começar a vender e faturar com seu curso. Para mim, esta foi a parte mais difícil. Não só por que eu não entendia nada, mas por que era preciso ter os parceiros ideias para crescer nesse mercado.

Depois de muito pesquisar, testar e errar cheguei em 3 bons parceiros. Em resumo vendo meus cursos através dos: Hotmart, Paypal e Udemy.

Abaixo trago um resumo de quem é cada parceiro e como eles podem te ajudar nessa jornada empreendedora.

3.1 Hotmart 

Hotmart é uma das plataformas mais completas para aquele empreendedor digital. Nela, você tem a opção de ser produtor de cursos online.

Só para você ter uma idéia o Hotmart tem mais de 500.000 usuários e potenciais clientes para seu curso, legal né?

Clique aqui para acessar o site

 

 

3.2 Udemy

Udemy é uma das maiores plataforma de venda de cursos online do mundo. São mais de 4 milhões de alunos no mundo todo, muito né? Além do Hotmart, também vendo cursos na Udemy. Vale a pena você dar uma olhada : )

 

3.3 Paypal

O Paypal não é bem uma plataforma de venda de cursos, é apenas um meio de pagamento para seu cliente. Essa é uma facilidade que ajuda seu aluno a se inscrever no seu curso sem preocupações com questões de segurança.

No meu caso, eu vendo meus cursos utilizando o Paypal em minha plataforma própria.

 

Recomendações complementares

Parabéns para você que chegou até aqui! Significa que o artigo está abrindo seus olhos para uma nova oportunidade.

Algumas sugestões para você continuar crescendo nessa área.

1. Faça o curso Fórmula Negócio Online

Dentre esses, o que mais me ensinou a utilizar ferramentas práticas foi o Alex Vargas, veja o video em que ele mostra como faturou R$ 81.548,25 vendendo cursos pela internet. Esse é o único treinamento que realmente indico para quem está começando a trabalhar na internet.

2. Siga o Viver de Blog

3. Siga o Conrado Adolpho

 

Considerações Finais

Bom, este foi um conteúdo introdutório! A partir de agora te convido a entrar mais nesse mundo, tenha certeza que não vai se arrepender.

Lembre-se, assim como eu e outras milhares de pessoas, você também pode criar um negócio online lucrativo e com total flexibilidade.

Espero que as dicas tenham sido úteis…

Divirta-se com seu Mac : )

 

 

 

 

 

Se inscreva!