3 Passos Para Organizar Suas Fotos no Mac – Passo a passo

3 Passos para Organizar Suas Fotos no Mac

Aprenda como você pode organizar fotos no Mac…

Tirar fotos e registrar seus momentos preferidos é tudo de bom. Mas como os aparelhos de smartphones estão cada vez mais completos em termos de ferramentas, a captação de fotos é tanta que nem sempre conseguimos organizá-las.

 

E organizar suas fotos no Mac não precisa ser um desafio. Bastam algumas dicas para transferir as imagens do seu iPhone ou smartphone com segurança e rapidez, sem perder aqueles cliques mais memoráveis.

 

No tutorial de hoje, vamos te ensinar como organizar as suas fotos no Mac de uma vez por todas, de forma simples e intuitiva. Confira só!

 

 

Para quem preparamos este  material

Preparamos este material para ajudar pessoas que amam tirar fotos com o iPhone ou smartphone, sobretudo aqueles que precisar organizar fotos no Mac. Se você se identificou, leia até o final, com certeza isso fará muita diferença em sua vida : )

 

 

1.  Pré-importação

Antes de começar a organizar fotos no Mac é muito importante criar um processo de pré-importação. Você pode estar se perguntando: o que é pré-importação? Após tirar as suas fotos ou acessá-las no seu iPhone ou outro smartphone, apague todas as fotos que não vai precisar. Veja bem, este processo é fundamental para a “boa saúde” da sua base de fotos.

 

Veja na imagem abaixo um exemplo: foram tiradas 6 fotos, destas escolhemos apenas 1. Depois apagamos as outras 5, desta forma vamos facilitando nosso trabalho na organização de fotos do iPhone no Mac.

 

 

Importante: Se você já tem muitas fotos salvas no seu iPhone, recomendo que você instale o app Gemini Photos, que vai fazer a leitura e higienização da suas fotos. Abra esta página no seu iPhone, depois clique aqui para ser direcionado(a) para o app correto. Baixe a versão de teste, que pode te ajudar em 7 dias.

 

Depois de verificar através app “Gemini” instalado no seu aparelho quais são as imagens vá para o passo 2. Elas não precisam estar organizadas inicialmente. Caso por algum motivo não tenha o aplicativo instalado no aparelho, baixe-o através deste link. Saiba mais sobre o aplicativo nesta página.

 

2. Importação

Você pode utilizar o aplicativo Captura de Imagem para importar as suas fotos para o Mac de forma prática, neste tutorial com videoaula mostro como fazer

 

 

Indico que faça este (ou outro procedimento parecido) pelo menos uma vez por semana. Assim, terá mais espaço no seu aparelho para novas imagens e evitará a perda dos seus cliques favoritos.

 

➡️ Veja também: Como retocar fotos com iPhone – Guia Prático

 

3. Como organizar fotos no Mac

A melhor forma de salvar e organizar as suas fotos no Mac é criar pastas e coleções dentro o App Fotos. Crie um álbum para colocar as suas fotos, clipes e vídeos preferidos.

 

O aplicativo Fotos para Mac permite criar álbuns inteligentes e organizara as suas fotos de forma dinâmica, com base em critérios determinados, e tudo automaticamente. Com esse app você poderá organizar fotos no Mac de forma prática e objetiva!

 

Ao abrir o aplicativo, você verá uma barra lateral onde estarão todos os seus álbuns. Basta selecionar um para ver seu conteúdo na janela à direita e navegar nas opções que aparecem entre seus álbuns e pastas, clicando duas vezes para abri-los.

Você pode ainda posicionar o cursor sobre o álbum e rolar ou deslizar para a esquerda ou para a direita para ver tudo o seu conteúdo com mais rapidez.

 

Como criar seus álbuns e organizar as suas fotos no Mac

Você sabia que há diferentes tipos de álbuns a sua disposição para organizar as suas fotos no Mac? Vejamos alguns deles:

 

Álbuns padrão: É a versão mais básica. Basta criar um álbum e nomear como preferir, adicionando nele as fotos e clipes de vídeo que desejar.

 

Lembre-se de que você pode incluir a mesma foto em vários álbuns e fazer a manutenção das suas imagens em qualquer momento.

 

 

Álbuns Inteligentes: É perfeito para quem possui muitas fotos e não quer perder tempo. Este tipo de álbum exibe fotos automaticamente com base no critério que você especificar.

 

Por exemplo, você pode criar um Álbum Inteligente e configurá-lo para incluir todas tiradas por um determinado aparelho ou em um determinado período – como o ano de 2017.

 

O aplicativo incluirá as fotos que atendam a estes critérios no Álbum Inteligente automaticamente sempre que importar novas fotos ou clipes.

 

Pastas: São perfeitas para organizar toda a sua coleção. Comportam os álbuns e podem ser nomeadas conforme o gênero das imagens. Por exemplo, pastas de trabalho, pastas de momentos com a família, pasta de viagem, etc.

 

O aplicativo Fotos possui outras funcionalidades para você organizar as suas do Mac, como o menu Fotos (com todas as fotos transferidas de outros dispositivos iOS), menu Memórias (com memórias criadas para você pelo Fotos, com marcação como favoritas), menu Favoritos (com suas fotos favoritas), menu Lugares (com as suas fotos como miniaturas em um mapa-múndi), menu Importações (fotos organizadas por ordem de importação), menu Itens Ocultos (suas imagens que não aparecem na fototeca), Apagados, Álbuns Compartilhados, Atividades (movimentações recentes em suas pastas), Tipos de Mídias (com albuns com outros tipos de arquivos – vídeos, selfies, longa exposição, etc.), Animados (com GIFs), entre outras opções.

 

Gostou das dicas de como organizar as suas fotos no Mac? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

 

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.