O Que Fazer Quando o TrackPad do Mac NÃO Funciona?

 

Solucionando Problemas do Trackpad no Mac Não Funciona: Dicas para Recuperar o Controle

O trackpad é uma das características icônicas dos Macs, fornecendo uma experiência de navegação intuitiva e eficiente. No entanto, às vezes, você pode se deparar com a frustrante situação em que o trackpad do seu Mac não está funcionando corretamente. Neste post, compartilharemos algumas soluções práticas e fáceis de seguir, sobretudo para ajudar a recuperar o controle do seu trackpad. Portanto, se você está enfrentando esse problema, continue lendo e coloque as mãos na massa para resolver essa questão.

Para Quem Preparamos Este Material

Este material foi elaborado para usuários de Macs que estão enfrentando problemas com o trackpad. Por isso se você está experimentando uma falta de resposta, movimentos imprecisos ou até mesmo a ausência completa de funcionamento do seu trackpad, este guia foi feito para você. Então vamos explorar as soluções passo a passo para que você possa retomar a navegação suave e precisa em seu Mac o mais rápido possível.

Mão na Massa

Agora vamos sugerir algumas dicas que podem te ajudar na solução do problema. Considere aplicá-las uma a uma, e por fim se nada der certo recomendamos a dica 10.

1. Reinicie o Mac

Antes de começar a investigar possíveis problemas, tente reiniciar o seu Mac. Às vezes, um simples reinício pode resolver problemas temporários e restaurar o funcionamento normal do trackpad.

2. Verifique as Configurações do Trackpad

Acesse as “Preferências do Sistema” no seu Mac e clique em “Trackpad“. Verifique se todas as opções de configuração estão como você deseja. Talvez você tenha acidentalmente alterado alguma configuração que esteja afetando o desempenho do trackpad.

👉 Veja também: Videoaula sobre o TrackPad

3. Limpeza do Trackpad

O acúmulo de sujeira ou detritos na superfície do trackpad pode interferir em seu desempenho. Use um pano macio e limpo levemente umedecido com água para limpar suavemente o trackpad. Evite o uso de produtos químicos agressivos ou abrasivos, pois eles podem danificar o revestimento protetor do trackpad.

4. Verifique as Atualizações do Sistema

Certifique-se de que o seu Mac esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional. As atualizações muitas vezes trazem correções para problemas conhecidos, incluindo problemas com o trackpad.

👉 Veja também: [TOP] Aprenda AGORA DUAS Formas de Atualizar Seu iPad e iPhone

5. Reinicie o Trackpad

Se o seu trackpad estiver conectado sem fio ao Mac, desligue-o e ligue-o novamente. Às vezes, uma simples reinicialização do dispositivo pode resolver problemas de conexão ou sincronização.

6. Verifique as Baterias

Se você estiver usando um trackpad sem fio, verifique se as baterias estão com carga suficiente. Baterias fracas ou descarregadas podem causar problemas de conectividade ou resposta inadequada.

7. Redefina o Controlador de Gerenciamento do Sistema (SMC)

Se as etapas anteriores não resolverem o problema, pode ser necessário redefinir o SMC do seu Mac. O SMC controla várias funções de hardware, incluindo o trackpad. As instruções para redefinir o SMC variam dependendo do modelo do Mac que você está usando. Portanto consulte a documentação oficial da Apple ou o site de suporte para obter instruções específicas sobre como redefinir o SMC do seu Mac.

8. Teste com Outro Usuário

Crie uma nova conta de usuário no seu Mac e faça login nessa conta. Verifique se o trackpad funciona corretamente na nova conta. Isso ajudará a determinar se o problema está relacionado às configurações do usuário ou se é um problema mais amplo do sistema.

👉 Veja também: 3 Dificuldades de Todo Novo Usuário de Mac e Como Superá-las

9. Verifique Hardware Adicional

Se você estiver usando um Mac desktop com um trackpad externo, verifique as conexões do cabo e certifique-se de que o trackpad esteja corretamente conectado ao Mac. Além disso, verifique se há problemas com o cabo em si. Se possível, teste o trackpad em outro dispositivo para descartar problemas de hardware.

10. Entre em Contato com o Suporte Apple

Se você tentou todas as soluções acima e o trackpad ainda não está funcionando corretamente, é hora de entrar em contato com o suporte técnico da Apple. Eles têm recursos especializados para ajudar a diagnosticar e resolver problemas mais complexos do trackpad.

Conclusão

Um trackpad não funcionando pode ser uma experiência frustrante para qualquer usuário de Mac. Entretanto, muitas vezes é possível resolver esses problemas seguindo algumas etapas simples. Neste post, exploramos uma série de soluções passo a passo que você pode seguir para recuperar o controle do seu trackpad. Lembre-se de reiniciar o seu Mac, verificar as configurações do trackpad, limpar a superfície e verificar as atualizações do sistema. Se necessário, reinicie o trackpad, verifique as baterias, redefina o SMC, teste com outro usuário e verifique o hardware adicional. Se todas as etapas falharem, não hesite em entrar em contato com o suporte Apple para obter assistência adicional. Por fim esperamos que essas dicas ajudem você a resolver o problema e retornar à navegação tranquila em seu Mac.

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.