iPhone Desativado, Saiba Como Resolver?
Corrigir seu iPhone desativado é relativamente fácil, especialmente se suas informações tiverem backup no iTunes ou no iCloud
A proteção por senha do Phone parece um bom recurso de segurança. Entretanto, essa certeza se desfaz quando ele fica bloqueado e exibe a temia mensagem “iPhone desativado”. A ideia de um iPhone com problema faz com que muitas pessoas entrem em pânico, reduzindo-nos a medos primordiais: E se alguém precisar de mim e não puder entrar em contato? E se eu tiver que pedir ajuda?
O fato é que a cada dia nos tornamos mais dependentes do iPhone. Seja para organizar passeios, nos comunicar com amigos e familiares, responder e-mails o iPhone sempre está presente.
Por que seu iPhone está desativado?
Um iPhone desativada somente após várias tentativas fracassadas de senha, e isso não é apenas porque as pessoas esquecem suas senhas. (Embora você também possa desbloquear um iPhone sem uma senha.) O login com falha pode acontecer quando crianças brincam com o telefone ou mesmo quando seu dispositivo está no seu bolso ou bolsa.
Ok, mas quantas vezes preciso digitar a senha incorreta para o iPhone ficar desativado?
- 6 tentativas: 1 minuto;
- Na 7ª tentativa: 5 minutos;
- Na 8ª tentativa: 15 minutos;
- Na 10ª tentativa: o iPhone será desativado permanentemente.
Algumas pessoas configuram seus iPhones para serem apagados após dez tentativas, o que é um recurso útil em caso de roubo, mas não é uma ótima ideia se você não fizer backup do seu telefone regularmente.
O que fazer se o seu iPhone estiver desativado
Você acabou de receber a mensagem preocupante “iPhone desativado”. E agora, fazer o quê? Você provavelmente precisará redefinir seu iPhone para as configurações de fábrica. Se você fez backup do seu dispositivo, pode recuperar suas informações através do iTunes ou iCloud.
Se você não fez backup, ainda pode seguir as etapas abaixo para colocar seu telefone em funcionamento, embora provavelmente perca seus dados. Ainda assim, um iPhone funcional é melhor do que um desativado! Para ambos os métodos, você precisa de um computador e um cabo USB.
Como restaurar seu iPhone via iTunes
Primeiramente é preciso falar que você pode restaurar suas informações utilizando um computador Mac ou PC. Se você estiver usando um PC, verifique se ele está executando o Windows 8 ou posterior, além disso verifique se o iTunes está instalado.
Passo 1
Abra o iTunes no seu computador e prepare-se para conectar seu iPhone—mas não se conecte ainda!
Desligue seu iPhone. Veja como fazer isso, com base no modelo que você tem:
- iPhone 8, 8 Plus, X e posterior, bem como iPhone SE (segunda e terceira gerações): Pressione e segure o botão lateral e o botão de diminuir o volume até que uma barra informando “deslize para desligar” apareça na parte superior da tela.
- iPhone 7, 7 Plus, 6s e 6: Pressione e segure o botão lateral até que o controle deslizante “desligar” apareça.
- iPhone SE (primeira geração), iPhone 5s e anterior: Mantenha pressionado o botão superior até que o controle deslizante “desligar” apareça.
Arraste o controle deslizante para desligar seu iPhone.
Passo 3
Coloque seu telefone no modo de recuperação. Comece pressionando o botão direito para o seu modelo de iPhone:
- iPhone 8, 8 Plus, X e posterior, bem como iPhone SE (segunda e terceira geração): Mantenha pressionado o botão lateral.
- iPhone 7 e 7 Plus: Mantenha pressionado o botão de diminuir o volume.
- iPhone SE (primeira geração), 6s e anterior: Mantenha pressionado o botão Home.
Enquanto mantém pressionado o botão correto para desligar seu iPhone, conecte imediatamente seu dispositivo ao computador. Não deixe o botão ir!
Passo 4
Além disso continue segurando o botão até ver a tela do modo de recuperação no seu iPhone. Só então você deve soltar o botão. Entretanto, se você vir a tela de senha, desligue seu iPhone e comece novamente.
Localize seu iPhone no computador ao qual ele está conectado. Você o detectará na barra lateral do Finder ou no iTunes.
Quando solicitado, selecione “Atualizar” na janela pop-up. Seu computador baixará automaticamente um novo software para o seu iPhone e iniciará o processo de restauração sem excluir seus dados.
Passo 7
Primeiramente é preciso falar que esta etapa tem tudo a ver com paciência. Então, basta esperar que o processo seja concluído. Se você passou da marca de 15 minutos e seu telefone saiu da tela do modo de recuperação, é hora de refazer. Entretanto espere até que o download termine primeiro. Depois disso, desligue o telefone e comece novamente a partir da primeira etapa.
Passo 8
Se a atualização for bem-sucedida, seu iPhone não deve mais ser desativado. No entanto, a atualização nem sempre resolve o problema. Por outro lado, se várias tentativas de atualização não resolverem o problema, comece de novo e selecione “Restaurar” quando chegar à tela do modo de recuperação. Isso apagará tudo armazenado no seu iPhone e o retornará às configurações de fábrica.
Quando a redefinição de fábrica estiver concluída, desconecte seu telefone do computador e siga as instruções na tela para configurá-lo. Então vá em frente e use seu iPhone recém-restaurado.
Como recuperar seu iPhone via iCloud
Se você teve que redefinir seu iPhone para as configurações de fábrica, seus dados não são necessariamente perdidos: você pode restaurar seu iPhone usando o iCloud. Depois de concluir uma redefinição de fábrica seguindo as etapas descritas acima, sua tela mostrará o mesmo iOS bem-vindo que um novo iPhone. Agora você está pronto para recuperar suas informações.
Passo 1
Siga as etapas de configuração na tela até chegar à tela Aplicativos e Dados e, em seguida, toque em Restaurar do Backup do iCloud.
Passo 2
Digite seu ID Apple para restaurar seus aplicativos e compras. Você verá uma barra de progresso, que indica que o backup está em andamento e fornece uma estimativa de tempo. Fique conectado ao Wi-Fi e seja paciente, afinal o processo pode levar até uma hora.
Passo 3
Por último, quando solicitado, termine o processo de configuração. Dependendo da quantidade de informações que você tem, alguns conteúdos – como fotos, músicas e até mesmo alguns de seus aplicativos – podem continuar a ser restaurados nas próximas horas ou dias. Você precisará estar conectado ao Wi-Fi para que o processo seja concluído.
Por fim, com essas duas soluções, você pode restaurar suas configurações e informações na próxima vez que vir a mensagem “iPhone desativado”.