Fora da China Apple quer Aumentar Sua Cadeia de Suprimentos

 

Fora da China Apple quer Aumentar Sua Cadeia de Suprimentos

O Wall Street Journal neste fim de semana informou que recentemente  a Apple”acelerou” os planos de expansão das suas fábricas fora da China. Um dos principais motivos foi a paralisação da linha de montagem do iPhone, que aconteceu devido a disseminação do COVID-19 na China. Embora este seja a noticia oficialmente divulgada, ainda há controvérsias. Por outro lado, o motivo da queda na produção de iPhones pode ser os atos acontecidos em novembro, que mostram protestos em massa dos trabalhadores chineses, conforme informamos deste artigo.

Sabe-se que os principais locais de interesse para a expansão são a Índia e o Vietnã, onde a Apple já tem base de produção. A Apple já produz alguns modelos mais antigos de iPhone em instalações na Índia e no Brasil. O Vietnã é o lar de instalações executadas pela Luxshare e Inventec, os principais parceiros de montagem da Apple para produtos AirPods e HomePods.

Fora da China Apple perderia a maior fábrica de iPhones do mundo

Mas as instalações da Foxconn na China responsáveis pela montagem do iPhone superam todo o resto em uma ordem de magnitude. Por isso mover a produção do iPhone para fora da China é um processo complicado que pode levar muito tempo.

A infraestrutura de fabricação e a grande força de trabalho barata que a China oferece são difíceis de encontrar em outros lugares e precisarão ser construídas gradualmente ao longo do tempo para atender às demandas da escala do iPhone.

Fora da China Apple
@RedUsers

Eventualmente, espera-se que a Apple mude até 40% da produção do iPhone para outros países.

O WS Journal diz que a Apple quer que seus fornecedores façam mais trabalho de NPI (introdução de novos produtos) fora da China, para construir ecossistemas de fabricação avançados em países como a Índia. No entanto, é mais fácil falar do que fazer. O relatório diz que a fraqueza econômica global e a desaceleração das contratações da Apple não estão ajudando.

A dependência da China foi tensa como resultado das guerras comerciais EUA-China por volta de 2016, mas a Apple conseguiu navegar nessa geopolítica relativamente ilesa. Tem sido menos bem-sucedido em evitar interrupções pós-pandemia. A China continua a impor bloqueios rigorosos de tolerância zero para conter surtos de COVID-19. Essas medidas pararam as fábricas de iPhone várias vezes nos últimos dois anos.

E você o que acha disso? Deixe sua opinião nos comentários!

Via

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.