Como Personalizar o Dock no Mac

Como Personalizar o Dock no Mac

Quer aprender como personalizar o Dock no seu Mac? Talvez você queira adicionar ou remover alguns aplicativos ou mesmo alterar a aparência do Dock, tornando-o maior ou menor, tudo conforme suas necessidades. Seja qual for a sua necessidade, você pode personalizar o Dock no Mac, de acordo com sua preferência em questão de minutos.

 

Se você é novo no ecossistema da Apple e não tem a mínima idéia do que estamos falando, o Dock é a barra de atalhos com fileira de ícones localizados na parte inferior da sua área de trabalho no Mac.

A principal função organiza vários aplicativos no lado esquerdo e arquivos, pastas e pastas minimizadas no lado direito, tudo para acesso rápido. O Dock no Mac é bem semelhante ao Dock em dispositivos iOS e iPadOS, isso por efeito de comparação : )

 

Pra quem preparamos este material

Este material foi cuidadosamente preparado para ajudar pessoas que querem explorar mais a tecnologia do Mac, configurando-o da melhor forma. Se você quiser melhorar a aparência do Dock no Mac, pode fazer várias alterações, como movê-lo para uma posição diferente, reduzir o tamanho, adicionar aplicativos usados ​​com frequência, remover aplicativos não usados ​​e assim por diante.

 

Como personalizar o Dock no Mac

O Dock é parte integrante do macOS desde a introdução do Mac OS X em 2000. Portanto, independentemente da versão em que o seu Mac está sendo executado, as etapas a seguir para personalizar o Dock do Mac permanecem as mesmas. Pronto para personalizar o Dock de acordo com suas necessidades? Veja como fazer:

 

1. Acesse o Painel Preferências do Sistema

A primeira coisa a fazer é acessar o painel “Preferências do Sistema”, que é equivalente ao “Painel de Controle” no Windows. Em seguida, você deve clicar no “Menu Apple > Preferências do Sistema”

 

2. Na tela inicial do aplicativo, escolha “Dock e Barra de Menus”

 

3. Aqui, você poderá usar o tamanho do seu Dock movendo o controle deslizante para a esquerda ou direita. Você também pode habilitar ou desabilitar “Ampliação”, um recurso que amplia os ícones do aplicativo no Dock quando você passa o cursor sobre eles. Use o controle deslizante para ajustar a intensidade da ampliação.

 

 

4. Se preferir, você pode mover seu Dock para a esquerda ou direita. Além disso, existem outras opções de animação para abrir e minimizar janelas para aplicativos em seu Dock. Basta configurá-los de acordo com sua preferência.

 

 

5. Em seguida, se você deseja remover um aplicativo ou pasta do Dock, clique com o botão direito do mouse no respectivo ícone e escolha Opções -> Remover do Dock, conforme mostrado abaixo. (existem outras maneiras também)

 

 

6. Para adicionar um novo aplicativo ao Dock, abra o Launchpad e simplesmente arraste o aplicativo para o Dock.

 

 

Ai está. Você finalmente aprendeu como personalizar o Dock em seu Mac. Muito fácil, certo?

Existem muitas mudanças que você pode fazer no Dock para garantir que ele atenda às suas necessidades. Por exemplo, você pode remover os aplicativos que raramente usa para uma aparência mais minimalista ou optar por ocultar os aplicativos recentes de aparecer no Dock. Ou ative a ocultação automática do Dock para que você tenha mais espaço na tela para o que está trabalhando e janelas ativas.

Algumas personalizações mais avançadas do Dock também estão disponíveis, incluindo tornar os ícones de aplicativos ocultos translúcidos e adicionar espaços entre os ícones do Dock, entre uma miríade de outros truques mais avançados usando comandos padrão. Você sempre pode navegar por nossos arquivos do Dock aqui para todos os tipos de dicas sobre o assunto.

 

👉 Veja também:

  1. Como mudar a cor do Dock
  2. Como ocultar itens recentes do Dock Mac
  3. Como mudar ícones de apps no Mac
  4. Dock do Mac – Configurações Iniciais
  5. Desative (ou ative) as notificações do Dock Mac
  6. Configure o Dock do seu Mac e tenha mais produtividade!
  7. Como inserir o ícone do AirDrop no Dock do Mac
  8. Como adicionar um atalho de site no Dock do Mac
  9. Coloque atalhos das suas melhores pastas no Dock do Mac
  10. 3 Dicas para organizar a Mesa do Mac

 

Veja a videoaula completa

 

 

Se você usa outros dispositivos da Apple, como iPhone, iPad ou iPod Touch, poderá reorganizar os aplicativos no Dock do iOS mantendo o ícone pressionado e entrando no menu “Editar tela inicial”. Embora você esteja limitado a apenas quatro aplicativos no dock do iPhone, você pode adicionar pastas de aplicativos ao dock para expandir a capacidade do app do Dock.

Esperamos que você tenha conseguido personalizar o Dock no seu Mac para melhor atender às suas preferências. Qual é sua opinião geral sobre o Dock no macOS? Você tem alguma personalização ou alteração específica que considera essencial? Compartilhe seus pensamentos, opiniões e experiências nos comentários!

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.