Como Limpar Seu Macbook da Forma Correta

 

Neste tutorial vamos te mostrar como limpar seu MacBook da forma correta. Siga o passo a passo e mantenha-o em boas condições para o dia a dia.

A Apple trabalhou muito no hardware, mas a verdadeira força da linha Mac é a dedicação da Apple em oferecer suporte a dispositivos mais antigos com frequentes atualizações de software. Tudo nos leva a crer que o Macbook tende a durar muito tempo.

Novos sistemas operacionais geralmente exigem hardware mais atuais. É por isso que novas variantes do macOS, como Monterrey, funcionam melhor nos Macs mais recentes. Por outro lado, os Macs mais antigos podem funcionar muito bem, desde que recebam os devidos cuidados.

 

Aprenda como limpar seu Macbook

Saber como organizar arquivos não só ajuda você a encontrar as coisas rapidamente, mas também mantém seu sistema de arquivos Mac simplificado. O melhor aplicativo de limpeza para o seu Mac é capaz de lidar com isso com facilidade. Felizmente, sabemos exatamente qual aplicativo de limpeza para Mac é melhor para você!

Também mostraremos como excluir vários arquivos, como monitorar as métricas de desempenho e discutir quais aplicativos mantêm seu computador funcionando melhor.

 

Por que a limpeza do Mac é tão importante?

Muitas pessoas tendem a se concentrar no hardware, ao considerar o desempenho do Mac. Os processadores mais recentes e as maiores capacidades de memória RAM definitivamente ajudam demais, porém o hardware não é tudo.

Em primeiro lugar, pense no seu Mac como uma casa. Se você tem uma casa enorme, deixa-la cheia de coisas não a torna uma casa em que você queira morar, certo? É ainda pior quando todos os pertences que você adquiriu estão espalhados pela chão.

Macs com sistemas de arquivos organizados e sem arquivos inúteis serão mais rápidos e confiáveis por anos. Além disso, você também pode pensar na sua pasta de lixo da mesma maneira. Quando você apaga arquivos no seu Mac, eles simplesmente vão para o lixo. Entretanto você não está realmente excluindo-os. Os aplicativos excluídos também acabam na pasta de lixo – e os aplicativos podem deixar para trás arquivos e pastas que você nem conhecia!

É provável que você também saiba da existência de arquivos duplicados no seu Mac. Às vezes, você duplica um arquivo para fazer alterações sem comprometer o original e esquece totalmente que agora tem duas versões de um mesmo arquivo.

Tudo isso contribui para que você não precise ocupar espaço no seu Mac. É um problema que todos nós enfrentamos, mas existem alguns ótimos aplicativos que ajudam você a resolver o problema de forma rápida e fácil.

Como excluir arquivos duplicados

O Gemini para Mac faz uma coisa – e faz melhor do que qualquer outro aplicativo por aí. O Gemini foi feito para excluir arquivos duplicados no Mac; ele pesquisa profundamente em seu sistema de arquivos para encontrar arquivos, pastas e imagens duplicados.

👉 Clique aqui para baixar sua cópia

Quando a verificação estiver concluída, o Gemini fornece um resumo completo do que foi encontrado e oferece a opção de manter arquivos ou excluí-los todos. Todo o processo leva segundos e pode economizar toneladas de gigabytes no seu Mac.

Como limpar seu disco com o CleanMyMac

Ao pensar em como limpar meu Mac cheio de arquivos que eu não precisava mais, descobri o excelente CleanMyMac. Por exemplo, e ele tem um ótimo recurso chamado Space Lens, que cria um mapa visual completo do armazenamento integrado do seu Mac. Ou seja, isso me ajudou a entender exatamente quais pastas estavam ocupando mais espaço na minha máquina.

👉 Clique aqui para baixar sua cópia

A principal característica do CleanMyMac é verificar o seu Mac em busca de coisas como lixo eletrônico do sistema, anexos de e-mail desnecessários, aplicativos antigos que você não usa e configurações do sistema que podem ser redefinidas. Enfim, isso ajuda seu sistema a funcionar sem problemas e seu sistema de arquivos limitado apenas aos arquivos que você precisa.

Como organizar seus novos arquivos

Em vez de tentar organizar seus arquivos manualmente, baixe Spotless e organize seu sistema de arquivos automaticamente!

Impecável torna a organização de seus arquivos uma experiência totalmente prática. Basta dizer ao Spotless onde seus arquivos devem ser categorizados, escolher um cronograma para o aplicativo limpar seu Mac e pronto. Você pode continuar salvando arquivos em qualquer lugar que quiser com confiança que a Spotless os organizará para você.

Você pode mover, enviar ou copiar arquivos a seu critério, ou arrastar e soltar qualquer arquivo ou pasta no destino de queda impecável em sua área de trabalho para executar regras e organizar sua vida digital sempre que quiser.

Como monitorar o desempenho do computador

O cooler do seu Mac ligou quando você não está usando nenhum aplicativo importante e você se perguntando por quê? O iStat monitora todo o seu sistema e fornece informações sobre o que está acontecendo em tempo real. Além disso, você pode monitorar CPU, GPU, desempenho da bateria e muito mais.

Um grande problema com Mac lento é o mau gerenciamento de armazenamento e memória. Com os menus do iStat, você poderá ver os ganhos reais de desempenho que obtém ao gerenciar seus arquivos e pastas corretamente, especialmente se você der o passo extra e remover arquivos duplicados e desnecessários.

Conclusão

Limpar o sistema de arquivos do seu Mac pode parecer uma limpeza simples para a sua vida digital, mas tem um grande efeito no desempenho do seu Mac. Quando você remove arquivos e pastas indesejados do seu Mac, isso dá ao seu sistema mais espaço para processar informações.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.