Como Limpar Arquivos de Cache no Mac – Guia Completo

 

Caches, são dados armazenados por aplicativos, navegadores e sistemas durante a execução de tarefas. Esses arquivos desempenham um papel importante, agindo como atalhos para tarefas, permitindo uma execução mais rápida em futuras necessidades.

Por que você deveria limpar o cache no Mac?

O cache visa acelerar o carregamento de sites no seu Mac, mas pode isso pode ser contraditório. Por exemplo, se um site atualizou desde a última vez que seu Mac salvou o cache, o navegador pode exibir uma versão desatualizada. Isso pode desacelerar alguns sites. Além disso, o acúmulo de cache antigo pode desordenar o sistema e até causar conflitos, afetando diretamente o desempenho do Mac. Surpreendentemente, o cache pode ocupar muito de armazenamento.

3 Tipos de cache no Mac

Quando se trata de arquivos de cache, existem três categorias principais a serem consideradas:

1. Cache do Navegador

Independentemente do navegador que você esteja utilizando em seu Mac, todos eles geram arquivos de cache para otimizar o carregamento de páginas e melhorar sua experiência de navegação. Esses caches contêm elementos essenciais, como imagens, HTML, JavaScript, cookies e CSS, necessários para renderizar os sites de forma mais rápida. Informações de login e o conteúdo do carrinho de compras são exemplos comuns de dados armazenados no cache do navegador.

2. Cache do Sistema

Os arquivos de cache do sistema são gerados pelo macOS para agilizar o acesso aos dados necessários. Esses caches ajudam os serviços do sistema a funcionarem de maneira mais eficiente, garantindo uma resposta rápida às suas solicitações.

3. Cache do Aplicativo

Também conhecido como cache do usuário, esses arquivos são gerados pelos aplicativos instalados em seu Mac, sejam eles pré-instalados ou de terceiros. Eles armazenam uma variedade de informações, como imagens, histórico de pesquisa e outros dados relevantes para garantir o funcionamento suave do aplicativo.

Esses caches são projetados para melhorar a experiência do usuário, permitindo que os aplicativos funcionem de forma mais eficiente e sem interrupções.

Como limpar todos os tipos de cache no Mac passo a passo

Agora, se você estiver pronto para finalmente começar a trabalhar, vamos orientá-lo sobre as soluções manuais e automáticas para limpar seu cache. Antes de mais nada, é muito importante fazer o backup das pastas mencionadas nas etapas abaixo. Se tudo funcionar como deveria, você pode excluir esses backups mais tarde. Sugerimos começar com a maneira mais fácil de limpar o cache no Mac — remoção automática de cache com a ajuda de um aplicativo de limpeza dedicado ao Mac. Mas você pode ignorá-lo e pular para a remoção manual se estiver a fim de algum trabalho de detetive.

 

Aqui está como limpar todos os tipos de cache de uma só vez usando o CleanMyMac X:

  • Primeiramente baixe o CleanMyMac X (disponível gratuitamente para download).
  • Abra o aplicativo e navegue até a opção “System Junk” na barra lateral.
  • Clique no grande botão “Scan“.
  • Após a conclusão da digitalização, clique em “Review Details” para visualizar o que foi encontrado.

Baixe a versão gratuita

Os arquivos de cache do usuário contêm o cache do aplicativo e do navegador. Se você usa muitos aplicativos, o cache pode se acumular rapidamente e ocupar muito espaço no seu disco.

Quando a verificação estiver concluída, clique no botão Limpar para limpar o cache e outro lixo.

Como limpar manualmente o cache do sistema no Mac

O cache do sistema não costuma ocupar muito espaço, pois geralmente são arquivos gerados pelo macOS. No entanto, você precisa ter especial cuidado ao limpar o cache do sistema manualmente, para evitar apagar arquivos vitais do sistema.

Para remover completamente o cache do sistema, siga estas etapas:

  • Abra o Finder e clique em Ir > Ir para Pasta na barra de menus.
  • Cole o seguinte caminho /Biblioteca/Caches e pressione Return.
  • Não exclua pastas: você só pode limpar o que está dentro delas. Quando terminar, basta esvaziar o Lixo para terminar o trabalho.

Como remover o cache do aplicativo no Mac

Para excluir o cache do aplicativo (que também é chamado de cache do usuário) manualmente, siga estas etapas:

  • Primeiramente abra o Finder e selecione Ir > Ir para a Pasta.
  • Em seguida digite ~/Biblioteca/Caches (observe o ~) e pressione Return.
  • Passo opcional: copie os arquivos em outro lugar caso algo dê errado.
  • Mantenha as pastas, mas entre em cada uma e exclua os arquivos dentro.
  • Por fim esvazie o lixo.

Como excluir o cache do navegador no Mac

Limpar o cache do navegador tem duas coisas boas: libera espaço para o seu Mac funcionar mais rápido e remove seu histórico de navegação, garantindo que ninguém encontre sua trilha digital. Como cada navegador lida com caches de forma diferente, dividimos as soluções de limpeza de cache em três navegadores mais populares: Chrome, Safari e Firefox.

Se você se sentir desconfortável em excluir o cache manualmente e preferir uma abordagem menos demorada, pode pular para “Como limpar todo o cache do navegador facilmente” para remover todos os caches do seu navegador de uma só vez.

Como esvaziar o cache no Safari

No Safari, limpar o cache é o mais fácil que pode ser. Basta ir para Histórico e clicar em Limpar Histórico na barra de menus. Seu cache e histórico do site serão apagados imediatamente. Se você preferir saber exatamente o que está limpando, pode fazer isso com mais algumas etapas.

Para esvaziar o cache no Safari com métodos manuais:

  • Vá para Safari em seguida clique em Ajustes
  • Navegue até a guia Avançado.
  • Ative os recursos de exibição para desenvolvedores da web (Mostrar menu desenvolver em versões mais antigas do macOS).

  • Em seguida clique no menu Desenvolvedor na barra de menus.
  • Por fim clique em Esvaziar Caches em todos os perfis

Como limpar o cache do navegador no Chrome

Quando se trata do Chrome, limpar o cache no Mac requer as seguintes etapas:

  • Abra as Configurações do Chrome (clique em três pontos verticais no canto superior direito e escolha Configurações).
  • Vá para Privacidade e Segurança na barra lateral e clique em Limpar dados de navegação.
  • Certifique-se de que a opção Imagens e arquivos em cache esteja selecionada.
  • Escolha Todos os tempos no intervalo de tempo para limpar todo o seu cache.
  • Clique no botão Limpar dados para terminar.

Como excluir o cache no Firefox

E aqui está para usuários do Firefox (é ainda mais simples do que com os dois anteriores). Basta prosseguir com o seguinte:

  • Navegue até Histórico na barra de menus > Limpar Histórico Recente.
  • Selecione Tudo no menu de intervalo de tempo.
  • Selecione Cache em Histórico.
  • Clique em Limpar Agora.

Como limpar todo o cache do navegador facilmente

Então, você decidiu abandonar o caminho manual e pular para o método automático? Parabéns! Esta é a maneira mais rápida e segura de remover o cache do navegador. Em vez de fazer isso manualmente através das configurações do seu navegador, você pode obter controle total sobre todos os seus dados de cache e histórico com o CleanMyMac X. É um limpador de cache fácil que fará o trabalho como um encanto. Siga estas etapas para limpar todos os caches do seu navegador:

  • Abra o CleanMyMac e vá para o módulo Privacidade.
  • Veja seus navegadores listados, selecione qualquer um deles.
  • Selecione os itens que você deseja limpar.
  • Por fim, clique em Remover para limpar os dados do seu navegador.

Uma última razão para limpar o cache no Mac

Os dados em cache fazem maravilhas para o seu Mac e sistema, mas com o tempo, eles podem se acumular e diminuir o desempenho do seu Mac, ocupando quantidades crescentes de espaço.

Espero que nosso guia seja tudo o que você precisa e muito mais para liberar gigabytes de espaço valioso e recuperá-lo limpando o cache.

O melhor de tudo, também revelamos como um limpador automático de cache como o CleanMyMac X torna a remoção de cache tão fácil quanto a brincadeira de uma criança. Baixe a versão gratuita do aplicativo aqui.

Deixe-nos saber como foi!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.