fbpx

3 Formas de Limpar o Cache DNS no Mac – Passo a Passo!

 

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é fundamental para acessar a internet. Ele transforma os nomes de sites que você digita na barra de endereços em endereços IP, permitindo que você navegue pelos sites que deseja visitar. Assim como qualquer outro sistema, o DNS armazena dados em cache, funcionando como uma memória que o seu Mac consulta para carregar os sites.

No entanto, às vezes, esses dados em cache podem causar problemas e impedir que você acesse certos sites. Se isso acontecer, uma solução simples é limpar o cache DNS. Não se preocupe, é um processo fácil e vamos guiar você pelos passos necessários para redefinir o DNS em diferentes versões do macOS.

O que é Cache DNS?

O cache DNS é uma lista de nomes de domínio atribuídos aos últimos sites que você visitou. Diferente do histórico de navegação, o cache DNS armazena informações de nomes de domínio convertidas em números, como 111.111.192.111.

👉 Quando um site muda de domínio, seu endereço DNS também muda. Isso pode tornar o site inacessível temporariamente, pois seu Mac ainda está utilizando o registro DNS antigo e desatualizado.

Basicamente, o cache DNS é um diário de bordo que traduz essas informações numéricas em nomes de sites legíveis. Após limpar o cache DNS, você pode perceber que alguns sites carregam mais lentamente — isso é normal. Seu Mac “esqueceu” esses sites e está tentando acessá-los novamente do zero.

Por que Você Deve Limpar o Cache DNS?

De fato, existem várias razões para limpar o cache DNS, mas a principal é melhorar sua experiência de navegação. Por isso limpar o cache pode acelerar o navegador que você usa, além de melhorar o desempenho geral devido à remoção dos arquivos de cache armazenados.

O Que Acontece Quando Você Limpa o Cache DNS?

Ao limpar o cache DNS, você remove as informações de cache armazenadas localmente no seu computador. Isso força o seu dispositivo a recuperar essas informações novamente do servidor DNS na próxima vez que uma nova solicitação DNS for feita. Isso pode resolver problemas de acesso a sites que mudaram de domínio ou atualizar registros DNS desatualizados.

Como liberar o cache DNS manualmente e automaticamente

Existem várias maneiras diferentes de limpar o cache DNS no Mac. Primeiro, mostraremos o mais fácil — remoção automática com a ajuda de um aplicativo mais limpo para Mac. Em seguida, prosseguiremos com as etapas manuais.

1. Como liberar o DNS em um clique

Como explicamos acima, você pode remover esses arquivos de cache desatualizados manualmente. No entanto, há uma maneira mais fácil — com um aplicativo. Até onde sabemos, o único aplicativo que faz isso é o CleanMyMac. Este é um conhecido aplicativo de manutenção para Mac que também é autenticado pela Apple.

Limpar o cache DNS está em seu arsenal de recursos para ajudá-lo a fazer isso. Para liberar o cache DNS com o CleanMyMac, tudo o que você precisa fazer é baixá-lo — você pode fazer isso aqui gratuitamente.

Como Limpar o Cache DNS e Melhorar o Desempenho do Seu Navegador

Você pode limpar o cache DNS facilmente usando o CleanMyMac X. Isso pode resolver problemas de acesso a sites e otimizar suas configurações de internet. Siga os passos abaixo para fazer isso.

Passo a Passo para Limpar o Cache DNS com CleanMyMac X

  1. Abra o CleanMyMac X: Primeiramente certifique-se de ter o CleanMyMac X instalado no seu Mac. Se ainda não tiver, você pode baixá-lo do site oficial.
  2. Acesse a Guia Manutenção: Em seguida na barra lateral do CleanMyMac X, clique em “Manutenção”.
  3. Executar Limpeza de Cache DNS: Por fim, procure pela opção de limpar o cache DNS na lista de tarefas de manutenção. Em seguida clique em “Executar” para iniciar a limpeza automática do cache DNS.

Isso deve melhorar a velocidade do seu navegador e resolver possíveis problemas de acesso a sites.

Como limpar o Cache do Navegador

Outra ação que pode ajudar a resolver pequenos problemas de navegação e liberar espaço é limpar o cache do próprio navegador. Isso é diferente de limpar a lista DNS e pode ser feito automaticamente com o CleanMyMac X.

  1. Abra o CleanMyMac X: Se ainda não estiver aberto, inicie o CleanMyMac X.
  2. Clique na Guia Lixo do Sistema: Na barra lateral, selecione “Lixo do Sistema”.
  3. Limpar Itens Encontrados: Após o escaneamento, olhe na lista de itens encontrados e clique em “Limpar”.

Seguindo esses passos, você deve corrigir pequenos problemas relacionados ao acesso a sites e melhorar o desempenho geral do seu navegador.

Deve ser bem fácil — tudo deve voltar ao normal. Ou você pode tentar um ou mais dos seguintes métodos.

2. Como limpar o cache DNS no Terminal

Você está familiarizado com o Terminal? Se não, não há problema. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo Terminal e colar alguns comandos.

    1. Abra o Launchpad no Dock e digite Terminal na barra de pesquisa.
    2. Digite a seguinte sintaxe na linha de comando:

sudo dscacheutil -flushcache; sudo killall -HUP mDNSResponder

  1. Pressione Return, digite sua senha e pressione Return novamente.
  2. Saia do Terminal.

3. Como limpar o cache DNS em versões mais antigas do macOS

O algoritmo é o mesmo; apenas o comando copiar/colar no Terminal será diferente, sobretudo para cada sistema operacional.

Versão do macOS ou Mac OS XComando do terminal
  • macOS Ventura
  • macOS Monterey
  • macOS Big Sur
  • macOS Catalina
sudo dscacheutil -flushcache; sudo killall -HUP mDNSResponder
  • macOS Mojave
  • macOS High Sierra
  • macOS Sierra
  • OS X Mountain Lion
  • Mac OS X Lion
sudo killall -HUP mDNSResponder
  • Mac OS X El Capitan
  • OS X Mavericks
sudo dscacheutil -flushcache;
sudo killall -HUP mDNSResponder
  • OS X Yosemite
sudo discoveryutil mdnsflushcache;
sudo discoveryutil udnsflushcaches
  • Mac OS X Snow Leopard
  • Mac OS X Leopard
sudo dscacheutil -flushcache
  • Mac OS X Tiger
lookupd -flushcache

Dica bônus: Como Limpar o Cache DNS no Linux

Antes de mais nada, limpar o cache DNS no Linux, certifique-se de que o systemd-resolved esteja ativo. Por isso, abra uma janela de terminal e execute o seguinte comando:

sudo systemctl is-active systemd-resolved

Se a resposta for “ativo”, prossiga com o comando para limpar o cache DNS:

sudo systemd-resolve --flush-caches

Não haverá uma mensagem de sucesso imediata, mas você pode confirmar se a limpeza foi bem-sucedida executando o seguinte comando:

sudo systemd-resolve --statistics 

Mas se o “Tamanho do Cache Atual” estiver em 0, significa que você limpou o cache DNS com sucesso.

Por fim… Embora não seja necessário limpar o cache DNS no Mac frequentemente, essa é uma boa prática para resolver erros de servidor de nomes. Por fim utilize o comando apropriado para o seu sistema operacional e solucione problemas rapidamente.

Perguntas Frequentes

Preciso de privilégios de administrador para limpar o cache DNS no Mac?

Sim. É necessário ter privilégios de administrador porque você precisa usar o comando sudo, que não pode ser executado sem permissões de administrador.

A limpeza do cache DNS apaga o histórico de navegação, cookies ou senhas salvas?

Não, a limpeza do cache DNS não afeta nenhum dado, sobretudo relacionado ao navegador. Ou seja, ela apenas remove o registro DNS.

Quais são as alternativas para limpar o cache DNS no Mac?

Por fim, se os métodos descritos parecerem muito técnicos, você pode tentar realizar uma atualização forçada no seu navegador. Outra maneira de atualizar as entradas DNS desatualizadas é limpar os caches do navegador.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.