Como Instalar o MacOS Monterey no Mac

MacOS Monterey no Mac? Sim ele chegou, e com vários recursos novos e úteis.

Alguns novos recursos interessantes, como Live Text, que permite selecionar texto em imagens, a inclusão do aplicativo Atalhos no Mac, melhorias no Safari, modo Foco, a capacidade de usar um Mac como receptor AirPlay e uma variedade de recursos gerais no sistema operacional MacOS.

Se você estiver pronto para instalar e atualizar seu computador Apple para o macOS Monterey, basta seguir as etapas abaixo!

⚠️ Importante: Lembre-se de fazer um backup antes de fazer a instalação do MacOs no seu Mac. Se quiser saber como fazer o backup, veja este tutorial!

Quais Macs são compatíveis com o MacOS Monterey?

Você também deve garantir que o Mac seja compatível com o macOS Monterey, que é basicamente qualquer modelo de MacBook Pro, iMac, MacBook ou MacBook Air de 2015 ou posterior e Mac Pro de 2013 e posterior. Veja a lista completa abaixo:

  • iMac (2015 ou mais recente)
  • Mac Pro (final 2013 and later)
  • iMac Pro (2017 ou mais recente)
  • Mac mini (Final 2015 ou mais recente)
  • MacBook (2016 ou mais recente)
  • MacBook Air (2015 ou mais recente)
  • MacBook Pro (2015 ou mais recente)

 

Como instalar o MacOS Monterey no Mac?

Antes de começar, certifique-se de ter pelo menos 25 GB de armazenamento disponível no seu Mac, isso por que o MacOS Monterey requer no mínimo este espaço para baixar o instalador e concluir a instalação.

O instalador será excluido logo depois da instalação ser concluída, de modo que liberará algum armazenamento ao final.

Se você ainda não fez isso, certifique-se de atualizar seus aplicativos e fazer backup do Mac, tudo parte do processo geral de preparação para uma nova e importante atualização de software do sistema, como Monterey.

Instalando o MacOS Monterey no Mac – Mão na massa!

Siga os passos abaixo para fazer a instalação do Monterey no Seu Mac.

  1. Conclua um backup completo do seu Mac com o Time Machine ou seu sistema de backup preferido – não pule isso, os backups garantem que seus dados estejam protegidos caso algo dê errado
  2. Clique noo menu da Apple e escolha “Preferências do Sistema”
  3. Selecione o painel de “Preferências do Sistema” > “Atualização de Software” e escolha “Atualizar Agora” quando o macOS Monterey aparecer como disponível (se não aparecer como disponível por algum motivo, você pode obtê-lo na App Store ou fazer o download aqui)
  4. Deixe rolar o download do macOS Monterey, quando terminar de baixar, o instalador será iniciado automaticamente
  5. Escolha Continuar e, em seguida, concorde com os termos de serviço (tenho certeza de que você lerá tudo com atenção, como todos nós)
  6. Selecione “Macintosh HD” ou a unidade de destino desejada para macOS Monterey e escolha “Continuar” novamente
  7. O MacOS Monterey começará a instalar, a instalação demorará um pouco nesta tela de progresso – não interrompa este processo
  8. O Mac eventualmente inicializará em uma tela preta com um logotipo branco da Apple e uma barra de progresso, novamente deixará esse processo concluído, e pode demorar um pouco
  9. Quando terminar, o Mac inicializará normalmente e voltará para a área de trabalho do Mac, agora executando o macOS Monterey
  10. Pronto, agora você está executando o macOS Monterey!

    E se você ainda não está pronto para o macOS Monterey, lembre-se de que você pode continuar instalando as atualizações do macOS Big Sur e Catalina sem instalar o macOS Monterey, mas elas serão limitadas principalmente a correções de segurança a partir de agora.

    Você instalou o macOS Monterey? Como foi? Conte-nos suas experiências nos comentários.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.