Como Encontrar e Apagar Arquivos Duplicados no Mac

Como Encontrar e Apagar Arquivos Duplicados no Mac

Dependendo a forma como você utiliza o Mac, pode ser que tenha um cenário com uma grande variedade de arquivos duplicados no Seu Mac, o que é um baita problema. Não só pelo espaço duplicado que ocupa no disco de armazenamento do Mac, mas pela terrível sensação de ter perdido o controle.

 

Às vezes, alguns poucos arquivos duplicados no Mac acabam passando despercebidos, entretanto com o tempo, conforme vai acumulando dados duplicados o computador ficará com pouco espaço de armazenamento, isso é inevitável. Felizmente, encontrar arquivos duplicados no macOS não é tão difícil como você pode estar pensando.

 

👉 Veja também: 5 Dicas Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento; Garantido!

 

Para quem preparamos este material

Este material foi preparado para pessoas que usam o computador da Apple , mas que estão com dificuldades de encontrar e apagar arquivos duplicados no Mac. Aqui vamos mostrar como resolver o problema com os recursos do sistema e com recursos de terceiros.

 

Se você já usa o mesmo Mac há algum tempo, é possível que ele pode ter acumulado uma grande quantidade de arquivos que podem estar duplicados. De fato, estes arquivos duplicados acabam ocupando um espaço precioso no seu computador. Este problema pode ser potencializado se os dados em questão forem arquivos muito grandes, ja que geralmente os usuários duplicam um arquivo de vídeo, projeto de CAD ou arquivo PSD antes de fazer mais ajustes, sempre necessários.

 

Como encontrar arquivos duplicados no Mac

Independentemente de você possuir um MacBook, iMac ou Mac Pro, encontrar arquivos duplicados é, na verdade, um procedimento bastante simples e direto no macOS. Para isso basta seguir as etapas abaixo:

 

1. Com o Finder aberto, clique no menu “Arquivo” depois “Nova Pasta Inteligente”

 

2. Isso abrirá uma nova janela na tela. Note que, em relação a uma janela do Finder ela é um pouco diferente. Com esta janela aberta clique no ícone “+” localizado próximo à opção “Salvar” conforme mostrado na imagem abaixo.

 

3. No menu suspenso escolha “Tipo” depois selecione um tipo de arquivo que deseja limitar na pesquisa. No nosso caso, escolhemos “Filme”, um formato de arquivo que costuma ocupar muito espaço!

 

 

Agora, você poderá navegar por todos os arquivos armazenados em seu Mac, com base no tipo de arquivo, sejam eles documentos, aplicativos, arquivos de música, etc. Percorra esta visualização em grade para encontrar os arquivos duplicados que deseja excluir, ajuda a ordenar a lista de arquivos por ‘nome’ para que você possa identificar facilmente os arquivos duplicados.

 

4. Confirme se os arquivos são mesmo duplicados, para isso abra-os e compare com os outros documentos com o mesmo nome.  Você também pode usar aopção “Obter informações” no menu Arquivo do Finder para se certificar de que os documentos são do mesmo tamanho.

 

5. Depois de se certificar que os arquivos são os mesmos, você pode clicar com o botão direito do mouse > “Mover Para o Lixo”. Se não souber como usar o botão direito do direito do mouse veja nosso tutorial completo: Como Clicar com o Botão Direito do Mouse no Mac

 

 

Isso é praticamente tudo que você precisa fazer para apagar arquivos duplicados no Mac. Agora você aprendeu com fazer isso utilizando o recurso integrado da pasta inteligente, que tal conhecer um app que pode te ajudar a fazer isso em GRANDE escala, ou seja, muitos arquivos ao mesmo tempo!

 

Como encontrar arquivos duplicados no Mac – Apps Terceiros!

Embora a técnica que acabamos de trazer seja uma maneira rápida de encontrar e remover arquivos duplicados em seu dispositivo macOS, existem vários aplicativos de terceiros disponíveis na App Store, o que torna esse processo ainda mais fácil (e simples), pois são desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

 

Esses aplicativos podem pesquisar automaticamente em seu sistema e mostrar arquivos duplicados que podem ser removidos, mesmo que os arquivos duplicados sejam idênticos, mac com localização e nomes diferentes. Você pode experimentar aplicativos como DupeGuru ou Gemini ambos são gratuitos, mas oferecem atualizações pagas com recursos completos, que você pode considerá-los úteis para rastreando a redundância de dados no Mac.

 

Clique aqui para baixar a versão free do Gemini 

Se você tiver alguma experiência particular com apps localizadores de arquivos duplicados no MacOS, compartilhe conosco nos comentários, ok?

 

Precisar Liberar Espaço de Armazenamento no Mac? 

Além de excluir os arquivos duplicados, que já ajuda muito,  você também pode liberar espaço no HD do Seu Mac. Para facilitar sua vida, nós publicamos um material muito útil e completo. Para acessa-lo clique aqui: 7 Formas de Liberar espaço no HD do Macbook e iMac

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.