6 Motivos Para Trocar o Safari pelo Chrome no Mac

 

O Safari pode ser o navegador padrão da Apple, mas achamos que há boas razões para mudar para o Chrome no Mac.

Há uma variedade de navegadores diferentes que você pode usar no seu Mac. Como exemplo temos o Firefox, Edge, Safari e Chrome. Com tantas opções, pode ser difícil escolher qual melhor se adapta às suas necessidades cotidianas.

O Safari está entre os navegadores mais usados no Mac, isso por vários motivos, mas principalmente por sua conveniência. No entanto, se você der um passo a mais e baixar o Google Chrome no Mac, descobrirá que sua experiência de usuário e personalização têm mais a oferecer do que o Safari. Então, se você está dividido entre o Safari e o Chrome, aqui estão todos os motivos para escolher o Chrome.

👉 Veja também: Como Tirar Print Completo de um Site no Google Chrome do Mac

1. O Chrome Tem Mais Extensões Do Que O Safari

Simplificando, as extensões são pequenos apps que você pode instalar no seu navegador da web, permitindo recursos extras e personalizações que, de outra forma, estariam indisponíveis. O Google Tradutor é um ótimo exemplo de como são muitas extensões. Ele permite que você traduza rapidamente o que lê na web, o que pode ser útil caso precise ler um conteúdo em outro idioma.

Não há absolutamente nenhuma disputa quando se trata de extensões, isso por que o Google Chrome oferece uma infinidade de opções na Chrome Web Store.

Com 12 categorias para escolher, há uma variedade de caminhos que você pode seguir para refinar seu navegador. Se você precisar de extensões mais focadas em profissionais, o Chrome oferece categorias que vão desde Ferramentas de Desenvolvedor até Produtividade. Além disso, se você quiser extensões casuais menos voltadas para o trabalho, Esportes, Diversão e Compras podem ser por onde começar.

Além disso, o Chrome oferece mais extensões gratuitas do que o número total de extensões oferecidas pelo Safari.

Atualmente, o Safari suporta apenas 66 extensões de aplicativos na Mac App Store. No entanto, apenas 27 deles são realmente gratuitos, com a maioria das extensões disponíveis sendo de US$ 2 ou mais. Embora isso seja relativamente barato, ele começa a se somar quando você instala mais de uma extensão.

 

2. É mais fácil adicionar extensões no Chrome

No Safari, instalar extensões é meio confuso e complicado. Depois de selecionar a extensão que deseja instalar na App Store, você precisará verificar sua identidade fazendo login na sua conta do ID Apple. Em seguida, você precisará abrir as Preferências do Sistema do seu Mac, ir para Extensões e ativar manualmente os vários recursos da extensão.

Este processo é muito mais fácil no Chrome. Depois de encontrar a extensão perfeita na Chrome Web Store, basta clicar em Adicionar ao Chrome e, em seguida, em Adicionar Extensão. A extensão começará imediatamente a ser instalada e você terá acesso instantâneo aos seus recursos.

 

3. O Chrome Atualiza De Forma Mais Consistente Do Que o Safari

Considerando que o Chrome é o navegador mais rápido de usar em um Mac, as atualizações de bugs são uma parte fundamental do quão bem o seu navegador funciona. Se houver bugs que precisam ser corrigidos, mas a frequência com que os reparos ocorrem é lenta, então você ficará preso a esses bugs por muito tempo, impactando sua experiência de navegação diária.

Nos últimos anos, o Safari foi atualizado cerca de nove vezes por ano. Isso deixa entre cinco e seis semanas por atualização. Ao limitar o número de atualizações por ano, o Safari limita sua capacidade de corrigir bugs. Isso geralmente serve para dificultar a capacidade do Safari de fornecer a melhor experiência de navegação possível, especialmente se houver bugs significativos que surgem no período entre as atualizações.

Por outro lado, o Chrome atualiza aproximadamente a cada duas a quatro semanas, com uma média de muito mais atualizações do que o Safari nos últimos anos. Lançar mais atualizações permite que o Chrome corrija bugs mais cedo, além de introduzir recursos e melhorias com mais frequência.

Quanto mais vezes o Chrome é atualizado, mesmo que uma atualização individual seja bastante pequena, permite que mais coisas sejam corrigidas ou adicionadas ao longo do ano.

4. Atalhos do Chrome são mais fáceis de salvar

Os atalhos são a maneira do Google Chrome de simplificar como você acessa os sites que mais usa. Quando adicionados, os atalhos aparecerão na página Nova Guia. O Safari oferece um recurso semelhante em seus Favoritos.

Tanto o Safari quanto o Chrome exigem que tenha a URL do site que deseja acessar. Entretanto os atalhos são mais simples de adicionar e remover no Chrome do que Favoritos no Safari. O Chrome exibe um botão de atalho Adicionar claro diretamente abaixo do campo de pesquisa em uma nova janela. No entanto, o Safari requer que você saiba em qual botão não rotulado clicar, o que pode ser um obstáculo no início.

Para adicionar um atalho no Chrome, primeiramente abra uma nova janela, clique no botão Adicionar atalho e cole a URL do site desejado no campo de texto inferior. Opcionalmente, você pode adicionar um nome ao seu atalho no campo de texto superior.

 

5. Os Temas Do Chrome Oferecem Mais Personalização

Os temas são um recurso no Chrome que você pode usar para alterar a aparência e o plano de fundo do navegador. Ou seja, isso permite que você personalize como novas guias aparecem no seu Mac. No Safari, você também pode personalizar seus novos fundos de guia. No entanto, o Safari oferece apenas nove imagens de fundo, todas bastante genéricas. O Chrome oferece centenas de temas, que vão desde belas paisagens até fotos de carros de corrida de Fórmula 1.

Os temas são extremamente fáceis de adicionar. Para instalar um tema, abra a Chrome Web Store, clique em Temas e selecione o tema que deseja adicionar.

 

6. O Safari é limitado a dispositivos Apple

O Safari está disponível apenas em dispositivos Apple com iOS, iPadOS ou macOS. Em contraste, o Chrome está disponível em qualquer plataforma, então o número de dispositivos por aí que são capazes de executar o Chrome é muito maior do que o Safari.

Por mais dominante que a Apple seja em algumas áreas, muitas pessoas também usam telefones Android ou computadores Windows, que não podem usar com o Safari. Então, se você precisar usar um dispositivo que não seja da Apple, o Google Chrome é um navegador muito melhor para escolher, já que você pode ficar com o mesmo navegador em todos os lugares.

 

Faça Mais Com O Chrome

O Chrome oferece mais extensões e correções de bugs frequentes em comparação com o Safari. Dado que o Safari está disponível apenas com dispositivos Apple, você também pode desfrutar de uma experiência de navegação mais perfeita em vários dispositivos se usar o Chrome.

Claro, há outras razões pelas quais você pode querer usar o Safari—especialmente porque ele está pré-instalado em todos os Macs—mas achamos que o Chrome é definitivamente a melhor opção se você quiser mais flexibilidade.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.