TOP 10 Melhores Atalhos de Teclado no Mac ((Muito Útil))

10 Melhores Atalhos de Teclado no Mac

Atalhos de teclado no Mac são combinações de teclas que substituem vários cliques do mouse. Em poucas palavras, ao utilizar comandos temos mais resultado em economia de tempo, melhorando a rotina e produtividade.

Aqui no blog já ensinamos como mostrar a Mesa do Mac com um atalho de teclado, desta vez vamos ensinar os Melhores (e mais utilizados) atalhos de teclado no Mac.

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este material para pessoas que usam o Mac como computador pessoal, iniciante ou não. Se você se identificou, veja este material até o fim aprenda como ter mais produtividade através dos atalhos de teclado no Mac abaixo apresentados!

 

O que você precisa saber antes de prosseguir

Quase todos os materiais que disponibilizamos aqui no blog partimos do principio básico, ou seja, mesmo que você seja absolutamente iniciantes. Por outro lado, esses materiais também são úteis para pessoas que estão no nível intermediário!

Outra coisa que você precisa saber é que a tecla command (ou Cmd) é representado pela tecla ⌘ no teclado do seu Mac. Quando você pressiona e segura a tecla command juntamente com outras teclas o Mac te oferece uma função.

Note que seu Mac tem duas teclas command, por não se preocupe, qualquer uma delas vai funcionar : )

 

Mão na Massa!

Veja abaixo como você vai aprender como utilizar os atalhos de teclado no Mac.

 

1. Command + Barras de Espaço

Este é meu atalho favorito no Mac. Ao pressionar o Command + Barra de espaço você acessa o Spotlight, que funciona como uma espécie de Google pessoal em seu computador.

Suponha que você precise encontrar um documento do Word, mas não sabe onde ele está nem qual seu nome. A única informação que você tem é que no meu do texto tem a palavra “Meu Mac”. Pronto! Seu problema está resolvido.

Ao digitar a palavra “Meu Mac” o Spotlight se encarregará de fazer uma busca completa no seu computador com o objetivo de encontrar a palavra desejada no meio do texto, legal hein!

Outras coisas legais que este atalho pode te oferecer é a abertura de apps e uma super calculadora : )

 

2. Command + X, Command + C e Command + V

Todo dono de Mac precisa conhecer essas três principais ferramentas de texto. Com elas é possível Recortar (Command + X), Copiar (Command + C) e Colar (Command + V).

Se você veio do Windows, você pode utilizar o que chamamos de associação. Neste caso, torque a tecla Control do PC pela Command do Mac. Vale lembrar que isso não é regra, mas muitas vezes funciona : )

 

3. Command + Q

O Mac trabalha com o conceito de janelas flutuantes, ou seja, todos os aplicativos que você abre tem seu menu principal disponível na parte superior da tela.

O problema acontece quando achamos que fechamos o app pressionando a pequena bolinha vermelha no canto superior esquerdo. Isso fecha a janela do aplicativo, mas o mesmo continua em execução, causando lentidão em alguns casos.

A melhor forma de encerrar um aplicativo corretamente no Mac é pressionando as teclas Command + Q

 

4. Command + W

Diferente do command + Q, o Command + W fecha somente a janela do aplicativo, permitindo que o mesmo fique funcionando em segundo plano.

Aqui você também pode (e deve) utilizar o Command + H, que oculta as janelas do aplicativo que você está utilizando sem encerrá-lo! Você ainda pode utilizar o Command + Option + H para ocultar todas as janelas abertas de todos os aplicativos, exceto o que está utilizando : )

 

5. Command + TAB

Se você ainda não o conhece, com certeza vai gostar muito desse atalho. Ele é conhecido como Application Switcher, e permite que os ícones dos aplicativos abertos apareçam no meio da tela, facilitando o acesso a qualquer um deles.

A principal dica aqui é pressionar e segurar a tecla Command, em seguida pressione a tecla Tab até chegar no aplicativo que deseja utilizar.

 

 

6. Command + T

Depois que a Apple introduziu o recurso de ABAS na maioria dos seus aplicativos esse recurso de tornou indispensável. Com ele você pode abrir novas abas sem precisar clicar 2 ou 3 vezes para isso.

 

 

7. Command + Z

Escreveu alguma coisa errada? Colocou um arquivo em pasta errada? Excluiu um arquivo sem querer? Este atalho vai desfazer tudo isso!

A dica aqui é sempre utilizar o Command + Z antes de fazer qualquer outra ação, isso por que este atalho desfaz a última ação que você fez no Mac. O contrário do Command + Z é o Command + Y que refaz o que foi desfeito!

 

 

8. Command + , (vírgula)

Além das funções que você vê na janela, o aplicativo oferece várias outros recursos que te permitem ter mais produtividade com o ele. Isso só é possível acessando o painel Preferências de cada aplicativo.

Essa é a função do atalho command + , (vírgula ou <), abrir o painel com os ajustes principais de cada aplicativo!

 

9. Command + Número

Esse atalho é muito útil quando você está na janela do Finder. Ele permite que você visualize os ícones de formas diferentes, que acaba tornando mais fácil você encontrar seus arquivos e conteúdos pessoais.

Este atalho também pode ser útil se você estiver utilizando outros aplicativos, como o Safari por exemplo. Isso te permitirá navegar pelas abas sem grandes dificuldades : )

10. Command + Shift + A (ou U, ou D ou H)

Se assim como eu, você também navega muito pelo Finder com certeza vai gostar desses atalhos.

  • Command + Shift + A: para abrir a pasta Aplicativos
  • Command + Shift+ U: para abrir a pasta Utilitários
  • Command+ Shift + D: para abrir a pasta Mesa
  • Command + Shift + H: para abrir a pasta Home/iCloud

 

Considerações Finais 

Estes são os melhores atalhos de teclado no Mac segundo a meu uso. Se você sentiu falta de algum atalho ou gostaria de recomendar os seus preferidos, deixe seu comentário abaixo!

Lembre-se que aqui temos uma comunidade de pessoas que utilizam o Mac e que trocamos idéias e sugestões sempre que possível!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.