3 Motivos Para Comprar um Mac e NÃO um PC com Windows

3 Motivos Para Comprar um Mac e NÃO um PC com Windows

Você gosta da aparência de um MacBook, mas não tem certeza se é uma compra certa para você? Um iMac ou Mac mini se encaixaria perfeitamente no seu Home office, mas você não tem certeza se pode se vale a pena? Vamos dar uma olhada em alguns dos argumentos para escolher um Mac em vez de um PC com Windows.

Veja também: 7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

1. Você já usa um iPhone, iPad ou outro produto Apple

Se você já usa um iPhone, encontrará familiaridade com muitos dos princípios de software e design com os quais já está acostumado quando pega o macOS pela primeira vez. A principal diferença é que o macOS não é tão restritivo quanto o iOS, já que é um sistema operacional “desktop” adequado.

O iOS e o macOS acompanham perfeitamente um ao outro. Você pode fazer coisas como definir os modos de Foco no seu iPhone e fazê-los funcionar automaticamente no seu Mac. Além disso, também pode responder a mensagens de texto no seu iPhone usando o aplicativo Mensagens no seu Mac. Pode usar o Handoff para atender ou enviar chamadas para o seu Mac, e recursos como Continuidade permitem que você copie em uma plataforma e depois cole na outra.

As tecnologias sem fio da Apple, como AirPlay e AirDrop, permitem que você use seu Mac como uma tela sem fio ou envie arquivos para o seu iPhone usando o menu de contexto do mouse. Além disso conecte seu iPhone ao seu Mac e use o aplicativo explorador de arquivos Finder da Apple para criar backups locais e transferir arquivos.

Muitos dos princípios de design do iOS da Apple chegaram ao Mac na última década. Isso inclui ajustes simples como o Night Shift para reduzir a luz azul, sem mencionar controles muito maiores sobre privacidade com um sistema de permissões que requer seu consentimento para que os aplicativos acessem pastas, seu microfone ou webcam, dados de localização e muito mais.

2. Há um “Mac Certo” Para Você

Como você não pode construir seu próprio Mac, precisará se encaixar na configuração de hardware existente. Isso significa que é preciso ter um modelo de Mac que atenda às suas necessidades, orçamento e expectativas. Este pode ser um MacBook Air leve para a faculdade, um MacBook Pro de topo de linha para suas necessidades de estação de trabalho ou algo robusto como o Mac Studio (o Mac mais poderoso que a Apple lançou até agora).

O orçamento também é importante. O Mac de melhor valor é sem dúvida o Mac mini. Além disso é uma boa opção para àqueles que querem seguir aderir a plataforma Apple e que já possuem um monitor e periféricos. O iMac não é o desktop tudo-em-um mais barato por aí, mas quando você orça o custo de uma tela equivalente, ele começa a parecer muito mais competitivo.

Muitos dos aplicativos que você usa no seu iPhone, como Mail, Mensagens, Calendário, Notas e Lembretes, têm contrapartes do Mac imediatamente reconhecíveis. O iCloud é o gel que une grande parte desse ecossistema, sincronizando tudo, desde suas fotos e vídeos até grupos de guias do Safari, invisivelmente em segundo plano.

Os processadores mais recentes ótimos

Por outro lado a mudança da arquitetura x86 deixa você com menos liberdade para instalar o Windows ou o Linux usando o Boot Camp, então um Mac não é ideal se você esperava esse uso.

Felizmente, a Apple Silicon oferece melhorias, em relação aos chips Intel. Estes apresentam um desempenho impressionante de vários threads, maior eficiência de energia para maior duração da bateria e menor consumo de energia, e mecanismos dedicados de codificação e decodificação de vídeo. Eles funcionam mais frios e alguns modelos nem usam um ventilador (embora tenha cuidado com a limitação térmica sob carga).

A Apple sempre projetou o hardware juntamente com o software e a mudança para a Apple Silicon deu à empresa ainda mais controle sobre isso. Embora isso remova a liberdade de construir seu próprio Mac ou escolher componentes de hardware, também significa que você não precisa se preocupar com problemas de driver ou atualizações do macOS que causam incompatibilidade de hardware.

Infelizmente, você também não pode atualizar seu Mac. Novas máquinas usam memória unificada, oferecendo grandes ganhos de desempenho ao custo dos caminhos de atualização tradicionais que você encontraria em um PC.

3. Jogos não são sua principal prioridade

Você pode jogar no seu Mac, e o Mac como plataforma de jogos pode realmente estar em melhor forma do que nunca. Há muitos jogos no Steam, GOG, na Mac App Store e itch.io que funcionam nativamente ou via Rosetta 2. Até os jogos do Apple Arcade funcionam bem em um Mac.

A maioria dos melhores gamepads sem fio funciona muito bem no seu Mac. O macOS 13 Ventura até tem um painel dedicado nas Configurações do Sistema para configurar seu controle de jogo, o que fala do foco renovado da Apple em jogos para o Mac.

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.