fbpx

Se Você Usa AirPods Precisa Conhecer Esse Recurso

Se Você Usa AirPods Precisa Conhecer Esse Recurso

Os fones de ouvido são excelentes para curtir música, podcasts e audiolivros em paz, mas podem fazer com que você perca sons importantes, como alarmes ou campainhas. No entanto, se você é um usuário de iPhone ou iPad, não precisa se preocupar. A Apple tem uma solução: o Reconhecimento de Som.

O Reconhecimento de Som da Apple permite que seu dispositivo iOS reconheça sons essenciais e o notifique quando o microfone os detectar. Com esse recurso ativado, você pode continuar aproveitando sua música ou atendendo chamadas sem perder alertas importantes. É uma ferramenta extremamente útil, especialmente para aqueles com dificuldades auditivas ou que usam fones de ouvido com frequência.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Reconhecimento de Som da Apple, como funciona e como você pode ativá-lo em seu iPhone ou iPad. Se você deseja ficar mais conectado com seu ambiente enquanto usa fones de ouvido, esse recurso de acessibilidade pode ser uma opção valiosa para você. Continue lendo para saber mais!

Como funciona o reconhecimento de Som da Apple?

O Reconhecimento de Som da Apple é uma função que permite ao seu iPhone ou iPad identificar e alertá-lo sobre sons importantes em seu ambiente. Ele utiliza algoritmos de aprendizado de máquina da Análise de Som da Apple para analisar o áudio captado pelo microfone do seu dispositivo e reconhecer sons específicos, como alarmes de incêndio, latidos de cachorro, batidas na porta, choro de bebê ou campainhas. Essa tecnologia permite que você esteja ciente desses sons relevantes, mesmo quando estiver usando fones de ouvido ou em um ambiente barulhento. Quer saber como ativar e usar esse recurso?

O recurso de Reconhecimento de Som está integrado ao iOS e pode ser ativado nas configurações de Acessibilidade. Uma vez ativado, seu dispositivo ouvirá continuamente os sons em segundo plano, mesmo quando seu dispositivo estiver bloqueado ou você estiver usando outros aplicativos. Se o recurso detectar um som que ele reconhece, ele enviará uma notificação, como “Alarme de fumaça detectado” ou “Dog Barking Detectado”.

Para proteger sua privacidade, a entrada de áudio é processada no seu dispositivo e não enviada para os servidores da Apple. Além disso, o recurso reconhece apenas um conjunto limitado de sons e não identifica palavras ou conversas específicas (embora com o iOS 16, você possa usá-lo para detectar certos sons eletrônicos personalizados; mais sobre isso na próxima seção).

Observe que quando o Reconhecimento de Som está ativado, você não pode usar o comando verbal “Ei, Siri” para ativar seu ajudante inteligente do iOS. Ambos exigem que o microfone esteja ouvindo sons, então apenas um pode estar ativo de cada vez.

Como ativar o Reconhecimento de Som

O Reconhecimento de Som é realmente incorporado ao firmware do iOS (foi introduzido pela primeira vez no iOS 14) e funciona usando o microfone do seu dispositivo para ouvir sons em seu ambiente. Essa é uma boa notícia, pois significa que está disponível para qualquer pessoa com um iPhone ou iPad moderno executando o iOS 14 ou firmware mais recente.

Contanto que você tenha o Reconhecimento de Som ativado no seu dispositivo iOS, ele funcionará com qualquer dispositivo de áudio conectado, que, é claro, inclui AirPods. No entanto, não se limita aos AirPods e funcionará bem com fones de ouvido e fones de ouvido de terceiros. Quando um som reconhecido é detectado, seu dispositivo enviará uma notificação imediata, que você pode ouvir através de seus fones de ouvido se eles estiverem conectados.

Mão na massa

Curiosamente, apesar de ser um recurso tão útil, é um dos hacks mais ocultos do iPhone. A Apple o tem escondido no aplicativo Configurações e você tem que procurar um pouco para encontrá-lo. Para ativar o Reconhecimento de Som no seu dispositivo iOS:

  1. Abra o aplicativo Configurações no seu iPhone ou iPad.
  2. Role para baixo e toque em “Acessibilidade”.
  3. Role para baixo e selecione “Reconhecimento de Som”. Será no grupo de menu “Ouvimento”.
  4. Ative o “Reconhecimento de Som” na parte superior da tela. Se ainda não estiver instalado, seu dispositivo pode levar alguns segundos para fazê-lo.
  5. A opção “Sons” deve aparecer. Toque nele.
  6. Selecione quais sons você deseja que seu dispositivo reconheça.
  7. Opcional: No aplicativo Configurações, role até “Centro de Controle” e toque nele. Em seguida, adicione o Reconhecimento de Som ao Centro de Controle. Isso coloca um atalho para o Reconhecimento de Som na sua Tela de Bloqueio, permitindo que você o acesse mais facilmente quando quiser acender ou desligar rapidamente.

O Reconhecimento de Som pode detectar uma variedade de sons de animais, ruídos domésticos, alarmes e sons humanos. Além disso com o iOS 16, você também pode treinar seu iPhone ou iPad para reconhecer sons eletrônicos personalizados, como alarmes, sons de aparelhos e campainhas.

Assim que o Reconhecimento de Som estiver ativado, seu dispositivo ouvirá continuamente os ruídos que você selecionou e enviará uma notificação quando detectar um. Por fim se seus AirPods ou outros fones de ouvido estiverem conectados ao seu dispositivo, você ouvirá a notificação através deles.

Via

Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.