O que é o Perigoso Malspam e Como Você Pode Se Proteger?

Spam é irritante, mas o perigoso Malspam é pior.

O mundo on-line é muito dinâmico, além disso também é preciso falar que ele está em constante mudança. Isso significa que novas ameaças a nossa segurança estão sempre surgindo. Uma dessas ameaças de segurança cibernética potencialmente perigosas e cada vez maiores é o malspam.

O perigoso Malspam é um tipo de spam que usa código malicioso para infectar computadores. É importante entender o que é malspam e como ele funciona para evitar que você seja a próxima vítima.

👉 Veja também: [TOP] 5 Melhores Antivirus Para Mac: Só os Testados!

Ok Super Apple, mas o que é Malspam?

O nome malspam é resultado de uma combinação dos termos “malicioso” e “spam”. É um e-mail não solicitado que contém conteúdo malicioso, como links ou anexos com vírus ou malware. Esses e-mails muitas vezes podem ser difíceis de detectar, pois podem parecer mensagens legítimas de contatos conhecidos.

Além disso, eles são enviados em grandes quantidades, o que pode dificultar a filtragem do tráfego de e-mail. Além disso, eles também são enviados para grandes grupos de pessoas na tentativa de infectar o maior número possível de computadores.

O Malspam pode causar uma variedade de problemas para empresas e indivíduos, incluindo infecção por malware, perda financeira e roubo de dados.

O objetivo do remetente é fazer com que o destinatário clique no link ou abra o anexo, que então instalará software malicioso ou iniciará scripts maliciosos. Essa ação permite que o invasor tenha acesso ao sistema da vítima e realize atividades maliciosas, como roubar dados confidenciais ou segurar o sistema para resgate.

Como o Malspam é criado

O Malspam é criado e enviado por criminosos cibernéticos! Eles usam técnicas automatizadas para gerar um grande número de mensagens maliciosa que podem incluir o uso de botnets, as redes de computadores comprometidos que atuam como drones e enviam grandes quantidades de spam sem o conhecimento ou permissão dos seus proprietários.

Outros métodos incluem coleta de endereços de e-mail (onde os criminosos pesquisam endereços de e-mail expostos na web) e falsificação (onde os criminosos enviam e-mails que parecem ser de fontes legítimas).

Essas ferramentas automatizadas podem segmentar grupos específicos de pessoas ou organizações, fazendo com que as mensagens pareçam ser de uma fonte legítima e segura. Para tornar suas mensagens ainda mais convincentes, os criminosos geralmente usam táticas de engenharia social, como falsificar endereços de e-mail e usar os mesmos logotipos e designs de empresas legítimas.

Por exemplo, os atacantes podem realizar um ataque de phishing para disfarçar suas mensagens como provenientes de um banco legítimo, agência governamental ou varejista on-line para enganar os destinatários a clicar no link e inserir suas informações pessoais.

Como o Malspam funciona

Para lançar o ataque Malspam, os cibercriminosos o planejam com muito cuidado e o executam nas etapas a seguir.

Primeiramente os criminosos enviam e-mails maliciosos com links ou anexos. Esses emails podem parecer legítimos. Em seguida o destinatário, que é a vítima desavisada pode abrir o email sem perceber seu conteúdo malicioso. Isso permite que o invasor tenha acesso ao computador ou à rede do destinatário.

O código malicioso dentro do e-mail será executado como vírus no dispositivo da vítima. Depois que o código malicioso é baixado, os invasores podem ter acesso ao sistema da vítima. É ai que o problema realmente começa, pois eles podem coletar informações, roubar dados ou lançar ataques em outros sistemas.

Quais são as principais maneiras pelas quais o Malspam é espalhado?

O Malspam pode ser espalhado de várias maneiras, inclusive por e-mail, sites de redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e muito mais.

  • E-mail: A maneira mais comum é via e-mail, pois permite que os invasores enviem grandes quantidades de mensagens
  • Mídias sociais: Os atacantes também podem enviar textos maliciosos através de sites de redes sociais, como Facebook e Twitter.
  • Aplicativos de mensagens instantâneas: Os atacantes podem espalhar spam por meio de aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram, que permitem que os usuários enviem mensagens para um grande número de pessoas de uma só vez.
  • Torrents: Outra maneira de o malspam pode se espalhar é através de redes de compartilhamento de arquivos, como torrents. Os atacantes podem fazer upload de arquivos maliciosos para essas redes e disfarçá-los como downloads legítimos, que usuários desavisados baixarão sem perceber que estão infectados com software malicioso.
  • Sites maliciosos: Finalmente, o malspam pode se espalhar através de sites maliciosos, que podem conter código malicioso que pode infectar o computador de um usuário quando ele visita o site.

Quais são as consequências de um ataque de Malspam?

Os ataques de Malspam podem ter sérias consequências tanto para indivíduos quanto para empresas.

Para indivíduos, um ataque de malspam pode levar ao roubo de informações pessoais, como detalhes bancários e senhas, bem como à instalação de software malicioso em seus dispositivos. Isso pode resultar em perdas financeiras e roubo de identidade.

Para as empresas, um ataque de malspam pode levar a violações de dados, o que pode causar danos à reputação e perdas financeiras. Também pode levar à interrupção dos serviços, pois os atacantes podem ter acesso aos sistemas de uma empresa e interromper as operações.

Como você pode se proteger do Malspam?

Embora o malspam possa ser difícil de detectar, existem medidas que você pode tomar para proteger a si mesmo ou à sua corporação de se tornarem vítimas dessa ameaça à segurança cibernética.

  • Reconheça os sinais de malspam: Esteja ciente dos indicadores comuns de que uma mensagem é maliciosa, como anexos ou links inesperados, erros de digitação e gramática, linhas de assunto suspeitas e avisos sobre ação “urgente”.
  • Tenha cuidado ao abrir anexos: Tenha cuidado ao abrir anexos de e-mails desconhecidos ou suspeitos, mesmo que pareçam ser de uma fonte legítima.
  • Use filtros de spam: Instale filtros de spam para ajudar a identificar e bloquear e-mails maliciosos antes que eles cheguem à sua caixa de entrada.
  • Procure malware: Use um aplicativo antivírus para verificar regularmente o malware no seu computador e atualizá-lo com frequência para garantir que ele possa detectar as ameaças mais recentes.
  • Mantenha-se atualizado sobre as notícias de segurança: Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e tendências de segurança, para que você possa ficar à frente dos atacantes. Isso pode ser feito através de vários recursos, como blogs, podcasts e boletins informativos.

Tenha cuidado!

O Malspam é uma ameaça de segurança cibernética que pode ser difícil de detectar e ter consequências devastadoras para empresas e indivíduos. Mas ao estar ciente dos sinais de malspam, você pode ajudar a manter seus sistemas seguros de ataques maliciosos.

As organizações também devem considerar investir em uma solução de segurança abrangente que forneça proteção avançada contra ameaças. A solução deve detectar e prevenir atividades maliciosas antes que tenha a chance de causar danos.

Além disso, as organizações devem garantir que seus funcionários sejam treinados em melhores práticas de segurança cibernética para ajudar a manter seus sistemas seguros.

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.